INDEX Bahia impulsiona debates sobre investimento industrial, empregabilidade e inovação na moda em segundo dia de programação 

Programação diversa marcou o segundo dia do evento, preparando o terreno para discussões sobre infraestrutura, talentos e celebração dos 80 anos do SENAI nesta sexta-feira

Foto: Jefferson Peixoto

O segundo dia da INDEX Bahia seguiu como palco de discussões estratégicas para o desenvolvimento econômico do estado, com uma programação marcada pela diversidade e profundidade dos temas. Ainda pela manhã, um dos pontos altos foi o fórum sobre as oportunidades que a COP30 representa para o setor industrial baiano. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destacou as vantagens competitivas do estado. “A Bahia tem condições únicas para liderar a transição energética e a economia verde, com ciência, tecnologia e uma indústria integrada capaz de gerar soluções competitivas e sustentáveis”, afirmou. O fórum consolidou o posicionamento da Bahia como protagonista da transformação industrial sustentável no país.

O painel contou com a participação do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, além do Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eduardo Sodré, Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Ricardo Mussa, chair da SB COP; Maria Emília Peres, knowledge partner da agenda Sustainable Cities e Green Skills da SB COP, Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, entre outros empresários, gestores públicos e especialistas.

Foto: Valter Pontes

Também nesta quinta-feira (28), o painel “Desafios da Empregabilidade” trouxe à tona discussões fundamentais sobre o mercado de trabalho na era digital. A superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Edneide Lima, destacou a prioridade das empresas por profissionais alinhados à inteligência artificial e novas tecnologias, bem como a importância de harmonizar as diferentes gerações no ambiente corporativo. “A estratégia passa por combinar a inovação tecnológica dos mais jovens com a experiência e conhecimento institucional dos profissionais seniores, criando sinergia entre adequação tecnológica e expertise consolidada”, comentou. O presidente da ABRH-Bahia, Vitor Igdal, que também participou da discussão, ressaltou o associativismo como pilar fundamental para o crescimento econômico, exemplificando com o sucesso do programa Geração SSA, que já resultou na contratação de mais de 500 jovens em 50 empresas associadas.A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, Mila Paes, também compôs a mesa, trazendo informações sobre o programa Treinar para Empregar. 

O evento também celebrou a inovação jovem por meio do Grand Prix SENAI de Inovação, uma maratona que instigou cerca de 40 estudantes de nível técnico a resolver desafios reais do setor empresarial. A equipe campeã, que apresentou uma solução de monitoramento de refinaria para a Dax Oil utilizando AIoT e um sistema supervisório, demonstrou o potencial da nova geração em trazer soluções tecnológicas de ponta para a indústria, garantindo-lhes uma viagem de imersão em novas tecnologias oferecida pelo Sebrae. 

A moda no contexto industrial ganhou destaque com a participação da especialista Phaedra Brasil, do SENAI CIMATEC, na programação da noite. Em seu painel, a especialista abordou a interseção entre moda e uniformes, enfatizando a relevância da tecnologia têxtil para o conforto, adaptabilidade e imagem corporativa. Já o estilista baiano Gefferson Vila Nova, que está expondo na INDEX, por sua vez, compartilhou a inspiradora história da criação do uniforme agênero para a Chandon, que se tornou oficial da marca, provando que o talento local e a moda autoral podem inovar e agregar valor ao ambiente corporativo. 

Foto: Divulgação

Confira destaques da programação desta sexta (29):

Seminário Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia – 9h às 13h

Quem: Mesa de abertura | Ministro da Casa Civil – Rui Costa

II Encontro Baiano do Jovem Industrial – 13h às 20h

O quê: o evento reunirá jovens empresários e líderes do setor industrial baiano, promovendo debates estratégicos sobre inovação, gestão e os novos rumos da indústria no estado.

Prêmio IEL de Talentos – 14h às 18h

O quê: a premiação reconhece empresas que investem em inovação e boas práticas, jovens talentos que transformam oportunidades em resultados e instituições comprometidas com a formação profissional.

Celebração 80 anos Senai – A Partir das 19h

O quê: Em 2025, o SENAI Bahia está comemorando 80 anos de história e, para marcar essas oito décadas transformando vidas. O evento vai reunir autoridades e lideranças do Sistema FIEB e da indústria, num momento festivo para uma trajetória que é orgulho para a Bahia e inspiração para o Brasil.

Leia também

Em destaque