
O “boom” do Downtown, um empreendimento de compactos “instagramável” da Lotisa em parceria com a Housi (imóveis sob demanda), surpreendeu até mesmo a construtora. Lançado há pouco mais de dois anos, na cidade catarinense de Itajaí, o projeto é sucesso absoluto em vendas, com 75% das 350 unidades já comercializadas, especialmente por parte de investidores que desejam segurança patrimonial, excelente liquidez para locações e grande potencial de rentabilidade.
No Brasil, com aumento de 8,54%% em 12 meses, segundo relatório de julho da FipeZap, compactos são os que tiveram a maior rentabilidade e atingiram um preço médio de venda de R$ 11.311/m². Em termos de locação, essas unidades tiveram alta de 11,08%. No litoral catarinense, Itajaí, que está na quarta colocação no ranking nacional de valorização imobiliária, desponta neste cenário de crescimento com empreendimentos de studios, bem localizados e com serviços agregados, com casos surpreendentes como o empreendimento da Lotisa que, em construção, já acumula uma valorização de 80% em pouco mais de 2 anos.
Além da qualidade do edifício e da solidez de 20 anos da construtora, a cidade portuária, industrial e universitária, próxima a grandes destinos turísticos e belas praias, com sua crescente demanda por moradias para executivos, estudantes e nômades digitais, criou um ambiente fértil para compactos. A carência habitacional para esse perfil específico impulsionou lançamentos como o Downtown, que soube capitalizar essa demanda.
O CEO da Lotisa, Fabio Inthurn, ressalta a visão por trás desse sucesso. “O mercado imobiliário vive uma transformação puxada por novos hábitos de consumo e por mudanças no perfil das famílias brasileiras, que hoje têm menos filhos e pessoas morando juntas, como mostram os dados do último Censo do IBGE”, afirma Inthurn. “Na Lotisa, nosso compromisso é duplo: com quem busca praticidade e conciliar trabalho, estudos e lazer com um lar de qualidade, e com quem deseja investir de forma estratégica. Por isso, desenvolvemos empreendimentos que atendem a essas novas demandas do mercado”.
Além disso, o executivo complementa que viu as vendas do Downtown dispararem especialmente no primeiro semestre deste ano, com cerca de 50 unidades comercializadas apenas neste ano. Com VGV (Valor Geral de Vendas) estimado em R$ 240 milhões e um ticket médio atual de R$ 700 mil por unidade, o “boom” das vendas do Downtown valida a aposta em um modelo de negócio que une praticidade, alta liquidez e forte potencial de rentabilidade.
Mais do que apenas moradia, oferece excelente mobilidade na área central de Itajaí e um conceito de smart living, com serviços agregados e áreas de lazer distribuídas em três pavimentos e quase 2.000 m² de estrutura. O empreendimento conta com um mezanino e um rooftop acima dos 100 metros de altura, onde se destacam uma piscina com borda infinita, sky bar, espaço gourmet panorâmico e um jardim suspenso com vista privilegiada para o mar e a foz do rio Itajaí-Açu.
Os studios, que variam entre 40 m² e 50 m², foram projetados para o novo perfil urbano, com soluções como lavanderia automatizada, adega compartilhada e ambientes que valorizam design e conveniência no dia a dia. A entrega do Lotisa Downtown está prevista para outubro de 2027.
Sobre a Lotisa Empreendimentos
Sob a liderança do empresário Fábio Inthurn, a Lotisa Empreendimentos, se destaca como uma das principais incorporadoras do litoral norte de Santa Catarina. Com uma trajetória de duas décadas a empresa já entregou 25 empreendimentos e possui atualmente sete obras em andamento. Ao todo, são mais de 1.600 imóveis entregues e quase 1.000 unidades em construção. A Lotisa tem uma forte presença em Itajaí e Balneário Camboriú, e está sempre atenta à valorização imobiliária dessas regiões, buscando oferecer lançamentos que combinam inovação, conforto, localização privilegiada e alta qualidade na construção.