A 19ª edição do evento movimenta a indústria global de tintas e consolida protagonismo do Brasil no setorA 19ª edição do evento movimenta a indústria global de tintas e consolida protagonismo do Brasil no setor

O ABRAFATI SHOW começou nesta terça-feira (23) no São Paulo Expo, na capital paulista, e já é considerado histórico. O encontro bienal, realizado pela Abrafati e promovido pela NürnbergMesse Brasil e pela Vincentz Network, está em sua 19ª edição reunindo um número recorde de expositores. Ao todo são 291 empresas que ocupam quase 14 mil m² de área vendida, representando 12% a mais que o evento de 2023.
A Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas foi aberta com um corte de faixa. Na cerimônia estavam presentes: Luiz Cornacchioni, Presidente-Executivo da Abrafati; Marizeth Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Abrafati; Dra. Sonja Schulte, vice-presidente da Divisão de Tintas da Vincentz Network; e João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.
Durante discurso, Cornacchioni agradeceu o apoio de patrocinadores e expositores: “Vocês fazem esse evento acontecer”. Já o CEO da NürnbergMesse Brasil, fez questão de destacar que a edição deste ano já começa seu primeiro dia sendo o maior ABRAFATI SHOW de todos os tempos.
A empolgação era visível também entre as empresas expositoras. Hayla Flores, do marketing do GRUPO OCQ, contou que o estande da companhia estava cheio desde o momento da abertura dos pavilhões. “Nossa expectativa é a melhor possível. É encontrar muitos clientes e mostrar nossas inovações. Trouxemos lançamentos de diversas linhas”, explica. Para esta edição, o grupo apostou também num estande maior. São 286 m². “Como a última edição foi um sucesso, para esta, já planejamos esse espaço mais amplo”, complementa.
Outra veterana que aposta no ABRAFATI SHOW é a BASF. “A gente se prepara muito para esse evento, é o maior da América Latina e de grande importância para nós. A gente sempre espera bastante troca. Estamos no Congresso com cinco trabalhos inscritos”, afirma a analista de marketing, Tatiane Duarte Maia. Entre as novidades apresentadas pela empresa no encontro, está uma nova solução para ser aplicada em pisos drenantes.
A busca por novidades no setor é justamente o que atraiu o visitante Guilherme Kellner. O analista de laboratório, veio ao ABRAFATI SHOW com outras nove pessoas da empresa onde trabalha, em Franca, interior de São Paulo. “Queremos estreitar o laço com fornecedores, buscar agilidade para obter matéria-prima, além de conhecer alguns equipamentos, já que estamos apostando fortemente no setor de tintas para impressão digital”, explica o especialista, que visita o evento pelo segundo ano.
Para o equatoriano Diego Mejia, que representa uma fabricante de tintas de Quito, tudo é novidade. No evento pela primeira vez, ele está em busca de soluções de matéria-prima produzidas no Brasil: “Temos fornecedores da Índia e da China, mas o processo de logística é demorado. Estamos buscando produtores locais, de países próximos”, explica.
“É um evento global líder onde o futuro da indústria de tintas é moldado. Na Vincentz Network, atendemos a comunidade global de tintas há mais de 100 anos. Estamos orgulhosos de trazer essa tradição para o Brasil, apoiando o ABRAFATI SHOW à medida que continua a crescer em escala, qualidade e influência”, diz Dra. Sonja Schulte, vice-presidente da Divisão de Tintas da Vincentz Network.
“Esta edição do Abrafati Show começou em ritmo forte, refletindo o bom momento vivido pela indústria de tintas do Brasil, que se tornou o quarto maior do mundo. Estamos muito animados e percebemos esse mesmo sentimento entre expositores e visitantes.”, afirma Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati. “Ao mesmo tempo, estamos vendo a apresentação de conteúdos altamente inovadores e relevantes no Congresso, o que é extremamente importante para que o nosso setor siga evoluindo”, acrescenta Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Abrafati.
Crescimento que se reflete pelos corredores e negócios fechados. CEO da Forscher, Harry Heise, está otimista com os três dias de exposição. “Muitos clientes confirmaram presença e temos reuniões importantes. Já fechamos o primeiro negócio hoje cedo”, comemorou.
“O ABRAFATI SHOW é mais do que uma vitrine de inovação, é um motor de negócios para a indústria de tintas”, afirma Alexandre Brown, diretor do portfólio de Construção da NürnbergMesse Brasil.