Desenvolvimento urbano no entorno da GO-020 completa 25 anos

A transformação acontece a olhos vistos e hoje a região se tornou uma das mais desejadas pelo goianiense

Foto: Fernando Santiago

Na virada do século, o cruzamento da GO-020 com a BR-153 era o fim da cidade. Do outro lado, quando era noite, era preciso faróis altos para enxergar a rodovia de pista simples, sem iluminação e mato em seu entorno. Uma imagem até difícil de visualizar face ao grande desenvolvimento da região que hoje se percebe a olhos vistos e é considerada o endereço mais desejado por quem gosta de morar em casa.  

Bastaram 25 anos – um quarto de século – para que uma transformação urbana acontecesse. A rodovia passou a ter status de avenida: foi duplicada, iluminada, ganhou ciclovia e dá acesso a dezenas de condomínios horizontais que foram desenvolvidos em seu entorno. Atualmente, a GO-020 possui mais de 50 condomínios horizontais ao longo da via, que abrigam mais de 30 mil moradores.

Mas quem começou esta jornada foi alvo de uma natural desconfiança, como tudo que é novo. Se fossem ouvir os pessimistas, os empresários imobiliários Antônio Carlos da Costa, do Grupo Tropical, e Leonardo Rizzo, da Leonardo Rizzo Imóveis, teriam desistido de lançar o Portal do Sol 1, o condomínio horizontal que estreou este desenvolvimento. “Quando começamos esse empreendimento não havia nada aqui, somente o autódromo. Hoje, temos orgulho de perceber que ajudamos a construir a história e o desenvolvimento dessa região”, pontua Leonardo Rizzo.

O Portal do Sol 1 foi o primeiro condomínio horizontal com lotes mais compactos em comparação aos lançamentos da época, e estava em uma localização muito próxima ao Jardim Goiás. “Desde o primeiro momento, a ideia era que fosse um condomínio com foco no custo-benefício para seus moradores. Nossa missão era oferecer muito por um custo mais acessível, com lotes que variavam de 360 a 600 metros quadrados”, lembra Antônio Carlos da Costa, sócio do Grupo Tropical.

O projeto trazia a possibilidade para a classe média morar em casa com segurança, tendo praças, áreas verdes e equipamentos de lazer em seu entorno. A boa aceitação do projeto levou o grupo a lançar o Portal do Sol 2, ao lado do  primeiro, e transformar a proposta em uma linha de produtos que foi para outras regiões e cidades. 

O projeto seguinte nas imediações da GO-020 aconteceu uma década depois, em 2011, e foi novamente um novo marco: o Portal do Sol Golfe. Desenhado para ser uma comunidade planejada de alto padrão, ele  possui área superior a 3,7 milhões de metros quadrados, com quase um milhão de metros quadrados de mata nativa preservada, um inédito campo de golfe oficial  de padrão internacional. 

Com expectativa de receber vários condomínios – atualmente são dois e há previsão de serem lançados outros dois – o primeiro foi o Portal do Sol Green, projeto que conquistou o goianiense mais uma vez. “No dia do lançamento, nos deparamos com mais de  2.200 pessoas na fila para comprar lotes”, relembra o empresário Leonardo Rizzo, que buscou inspiração nos Estados Unidos para desenvolver o projeto. 

“Morei nos Estados Unidos na década de 1970, período em que surgiam condomínios no Texas, em regiões como Dallas, San Antonio e Corpus Christi. Eram condomínios situados fora das cidades, e um dos grandes atrativos era o clube de golfe, que oferecia restaurantes e excelentes instalações, atraindo pessoas que iam até lá apenas para se alimentar e aproveitar a infraestrutura”, salienta.  

Futuro
Atualmente, Goiânia se destaca entre as capitais brasileiras em número de condomínios horizontais por habitante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam um crescimento de 124,5% no número de moradores nesses locais.

O futuro desse tipo de empreendimento tende a ser promissor. Especialistas do setor reforçam a tendência ao dizerem que, a médio prazo, com a ocupação de lotes remanescentes dos atuais condomínios instalados às margens da G0-020, o número de habitantes nessa região se aproxima de 60 mil – sem considerar os novos empreendimentos.  “Daqui a 25 anos vamos comemorar bodas de ouro. Que venham os próximos 25 anos e que sejam de muito sucesso”, finaliza Antônio Carlos.

Leia também

Em destaque