Áreas verdes viram ativo desejado nas cidades

Estudos de pesquisadores da USP comprovam o que intuitivamente muita gente já sabia: áreas verdes trazem mais bem-estar e uma melhor qualidade de vida para os usuários. Empreendimentos que oferecem contato com a natureza saem na frente na preferência do consumidor

Foto: Divulgação

O que já era uma percepção intuitiva das pessoas já é comprovado pela ciência: o contato com a natureza, especialmente no contexto dos grandes centros urbanos, traz, sim, bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Essa é conclusão de um estudo feito por  pesquisadores da Escola Superior de Agricultura da USP que analisaram mais de 200 artigos científicos de várias partes do mundo. Segundo a análise dos pesquisadores da USP, 94% dos estudos avaliados reportaram efeitos positivos do contato com a natureza, apenas 8,95% dos artigos científicos relataram efeitos neutros e nenhum efeito negativo foi observado.

Nas grandes cidades, as áreas verdes são hoje um valioso ativo, e não apenas porque não só são bonitas de se ver: elas também contribuem efetivamente para o conforto térmico num contexto de microclimas. “Os lotes e casas mais próximos das matas são os primeiros a se esgotarem”, diz Bruna Prado, coordenadora comercial da FGR Incorporações, que neste momento está neste mês de outubro está recebendo os pedidos de reserva para os lotes e casas próximo lançamento da marca, o Jardins Montreal.

O empreendimento traz entre suas principais atratividades uma área verde preservada de 113 m², bem no meio do condomínio. “Esta posição torna-a uma grande protagonista do projeto, por que permitindo que mais moradores morem perto da mata”, define. No local, será possível fazer trilhas, piquenique e outras atividades em meio às árvores e, ainda, desfrutar de um lago com 3 a 4 mil metros quadrados de espelho d’água integrado à área verde preservada. 

Outra grande atratividade do Jardins Montreal serão as comodidades exclusivas para os futuros moradores: uma escola de inglês, um restaurante, um empório e padaria dentro do condomínio, exclusivo para os moradores. “Por trás dessas  comodidades que estamos trazendo neste projeto não estão empresas qualquer, mas parceiros amplamente consolidados. No caso da escola de inglês, a operação será da rede CNA Escola de Idiomas; e no caso do restaurante, do empório e padaria, a gestão será dos mesmos criadores do Grupo Iz, que atualmente assina e administra os mais renomados restaurantes de Goiânia”, destaca Camila Alcântara, diretora comercial da FGR Incorporações.

Foto: Divulgação


Também integram os itens de lazer e convivência uma academia já equipada e com uma área de 255 m²; quadras de areia, de tênis, de futebol society e uma quadra de pickleball. Incluem ainda entre os equipamentos de lazer: piscina, playground, pet place, espaço para feiras, capela ecumênica, salão de festas, pomar e horas, além de outros itens. 

Casa ou lote?
Outra grande novidade do novo Jardins, é que pela primeira vez a FGR terá um lançamento imobiliário que irá comercializar simultaneamente lotes e casas prontas. Para Camila Alcântara, essa é mais uma estratégia inovadora da incorporadora no segmento de condomínios horizontais.  “Essa foi, inclusive, uma demanda de parte do mercado, pois embora tenhamos muitos clientes que preferem a praticidade da comercialização do lote já com a casa pronta. Ainda é grande aqueles que são mais detalhistas e preferem comprar o terreno e construir a casa planejada e sonhada”, explica Camila.

O Jardins Montreal irá trazer sobrados de 150 metros até 183 metros, sendo quatro quartos e três suítes; já as casas térreas serão de 110 metros, podendo chegar até 153 metros, com tipologias de três quartos, com duas ou três suítes. Já os lotes terão metragens A partir de 250 metros, podendo chegar até 470,5  metros quadrados.

Melhor localização
Segundo Camila Alcântara, o Jardins Montreal terá a melhor localização dentre os condomínios na região da divisa entre Goiânia e Senador Canedo. “A FGR já trouxe a infraestrutura com a construção de um novo acesso ligando a Avenida Progresso, em Senador Canedo, a região dos grandes condomínios em Goiânia. Com isso, esse é um empreendimento que, por meio da GO-020, estará a seis minutos do Alpha Mall e a oito minutos do Shopping Flamboyant. 

Também estará a poucos minutos de duas escolas referenciadas na região, a Maple Bear e a Etos. No entorno do condomínio já temos uma ampla rede de comércio e serviços como verdurão, farmácia, clínica de estética e outras”, explica a diretora da FGR.

O Jardins Montreal tem área total de 404 mil metros quadrados, o projeto urbanístico do empreendimento é assinado pelos arquitetos e urbanistas Luiz Fernando Teixeira, e o projeto arquitetônico pelos arquitetos Juliano Costa e Bruno Veras.

Leia também

Em destaque