
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS), realizou nesta terça-feira (11) uma capacitação sobre “Integralidade do Cuidado na APS”. O encontro ocorreu no auditório da Unifacs e reuniu enfermeiros, cirurgiões-dentistas e integrantes das equipes eMulti – são 21 no total.
A capacitação tem como objetivo fortalecer o cuidado colaborativo entre as equipes, ampliando a resolutividade da APS e promovendo maior integração entre os serviços. A segunda etapa da capacitação está prevista para ocorrer no dia 18.
Entre os temas abordados incluem conceitos técnicos, portarias, diretrizes das equipes multiprofissionais, indicadores, metas e estratégias para o enfrentamento das demandas que se apresentam diariamente nas unidades — sejam elas físicas, sociais ou relacionadas à saúde mental.
Os participantes também receberam orientações sobre o uso de ferramentas que contribuem para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da assistência, ampliando a capacidade de resposta diante das necessidades dos usuários.
De acordo com a referência técnica da e-Multi, Jamiley Dias, a capacitação reforça a importância da atuação conjunta entre os profissionais e da compreensão das especificidades de cada território.
“Durante o evento, destacamos a necessidade do trabalho integrado das equipes, a importância do conhecimento do território e o uso de ferramentas que qualificam o cuidado. Tudo isso contribui para melhorar nossa capacidade de resolutividade e proporcionar uma atenção cada vez mais qualificada aos usuários da rede básica”, afirmou.
