Investir em arte transforma empresas e fortalece reputação, aponta Casa Cotrim

A aproximação com a arte é uma estratégia consciente que fortalece a identidade institucional, reforça a reputação, atrai talentos e cria legado, visão adotada pela Casa Cotrim, que, no dia 4 de dezembro, a partir das 19h, inaugura uma exposição inédita de Bassano Vaccarini, artista de referência máxima para a cultura de Ribeirão Preto e região.

Para o galerista Marcus Cotrim, o investimento em arte no universo corporativo cumpre um papel estratégico:

“Arte transforma o ambiente de trabalho, inspira e encanta. Empresas que investem em cultura mostram que valorizam criatividade, sensibilidade e pertencimento, elementos que se refletem diretamente em sua reputação e no engajamento interno.”

No ambiente corporativo, a arte se torna expressão de valores e propósito, promove um uso diferenciado do espaço institucional e contribui para que colaboradores e visitantes se sintam integrados à identidade da empresa. Pesquisas apontam que a exposição à arte favorece a criatividade e a motivação. Por exemplo, o artigo How Office Wall Art Shapes Workplace Culture and Productivity destaca que a arte no local de trabalho pode ter impacto mensurável sobre a cultura organizacional e o desempenho.

Outro ponto relevante é que ambientes enriquecidos com arte contribuem significativamente para o bem-estar e para a experiência de quem circula pelo espaço, o que impacta positivamente clientes, parceiros e demais stakeholders. Em estudo realizado nos Estados Unidos, os benefícios medidos de visitas a museus foram estimados em cerca de US$ 905 por pessoa, em termos de valor econômico de bem-estar. Ainda, uma revisão publicada identificou que ver obras de arte, mesmo simples, pode aumentar o bem-estar e gerar efeitos positivos em diferentes ambientes.

No âmbito institucional, a arte também fortalece a reputação corporativa. Coleções, curadorias e ambientes com obras autorais geram diferenciação competitiva, atraem talentos, especialmente das novas gerações, e posicionam a marca como inovadora, sensível e socialmente responsável. Investir em arte é, portanto, uma decisão estratégica, capaz de unir cultura, imagem e propósito.

Mais do que investimento, apoiar a arte é construir patrimônio e legado. Obras incorporadas ao universo corporativo tornam-se parte da memória institucional e da comunidade, atraindo valor humano, artístico e inspirador.

A exposição inédita de Bassano Vaccarini em Ribeirão Preto chega também como uma oportunidade para as empresas incentivarem e adquirirem arte. Inserir obras nos ambientes corporativos agrega valor conceitual, institucional e de pertencimento, reforçando a identidade e o propósito de cada organização.

A organizadora da mostra, Ana Vannucchi, ressalta:

“Trazer Bassano Vaccarini à Casa Cotrim é reconhecer seu legado e reafirmar a importância da arte para a sociedade. A exposição também é um convite às empresas: apoiar cultura é investir em valores, identidade e conexão com o público, além de fortalecer a imagem institucional e deixar um legado duradouro.”

A mostra reúne 25 obras, entre desenhos, telas e esculturas, que percorrem diferentes fases da carreira do artista, reforçando o diálogo entre arte, cidade, cultura e universo corporativo. Para empresas que desejam se associar a esse ecossistema, a parceria se traduz em visibilidade estratégica, vinculação a valores culturais e apelo emocional junto ao público.

Leia também

Em destaque