18ª Feira da Mandioca de Imbituba revela a riqueza cultural e gastronômica presente nos Areais da Ribanceira

A mandioca é um dos alimentos mais importantes do mundo. Valorizada por sua versatilidade e resistência, sendo considerada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) como uma das culturas estratégicas do século 21. Em Imbituba, a mandioca e os engenhos de farinha, especialmente nos Areais da Ribanceira, fazem parte da identidade local, embora a redução das áreas de cultivo tenha impactado a produção e ameaçado práticas culturais tradicionais.

Para preservar esse patrimônio, a Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI) realiza desde 2004 a Feira da Mandioca de Imbituba, um evento que celebra a cultura, a gastronomia e os saberes associados aos engenhos de farinha. Em 2025, a feira chega à sua 18ª edição, de 28 a 30 de novembro, reforçando seu papel na valorização do Sistema Agrícola e Pesqueiro Tradicional dos Areais da Ribanceira (SAPTAR).

“Realizar a Feira da Mandioca de Imbituba é sempre um grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, também é revigorante. É um momento de auto afirmação da comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira, que se une em prol de um objetivo comum – manutenção dos saberes e fazeres associados aos engenhos de farinha de mandioca de Santa Catarina”, depoimento da presidente da ACORDI, Marlene Borges.

A programação reunirá gastronomia típica de engenho, artesanato, apresentações culturais como o boi de mamão, oficinas, palestras, exposições, roteiros guiados e atividades para todas as idades. O evento também fomenta a economia local, gera renda para centenas de famílias, estimula o turismo cultural.

Neste ano a feira traz inovação no uso de materiais para o evento, tais como copos, cumbucas e pazinhas, que são biodegradáveis à base de fécula de mandioca. O Lab Lugar de Imbituba, uma das entidades apoiadoras desta edição, articulou parceria com empresa de pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia. “Essa ponte entre tradição e inovação é um primeiro passo, a intenção real é que num futuro próximo essas embalagens à base de mandioca sejam produzidas pela associação. Esta edição será uma ótima oportunidade para possíveis parcerias”, comenta Bella Torquato, fundadora do Lab Lugar. 

Leia também

Em destaque