Como franqueado, o Grupo 5B detém nove lojas e nasceu em Feira de Santana
A Casa do Construtor é um negócio inovador no setor de locação de equipamentos, oferecendo soluções práticas tanto para o varejo quanto para grandes obras. Desde que a franquia chegou a Feira de Santana, há mais de 10 anos, vem transformando a maneira como os consumidores pensam sobre a posse de bens, com mais de 100 itens para aluguel – de aspiradores e máquinas de cortar grama a betoneiras e plataformas elevatórias.
A proposta é simples: por que ter, se você pode alugar, usar o quanto quiser e devolver? Este conceito disruptivo, tem ganhado espaço no mercado e impactado a vida dos consumidores.
A trajetória começa com o casal Paulo e Iilka Barros, que buscava expandir os negócios da família e
passou a participar de feiras em outros estados. Em uma dessas viagens, conheceram a franquia, oportunidade que despertou interesse.
Na abertura da primeira loja, na Avenida Maria Quitéria, cada um dos filhos seguia seu caminho. Caio já atuava como arquiteto; Ísis cursava psicologia em Salvador; e Gabriel ainda era estudante do ensino médio. Com o tempo, todos se aproximaram do negócio, contribuindo com suas formações.
A estrutura consolidou-se e nasceu o grupo empresarial 5B, referência aos cinco membros da família.
Hoje, Paulo e Iilka integram o Conselho, enquanto os filhos assumem funções estratégicas: Caio como diretor executivo, Ísis na gestão de pessoas e Gabriel à frente do setor comercial e operacional.
O modelo familiar bem definido é um diferencial do grupo. Para Caio, esse formato traz desafios e
aprendizados diários, mas também fortalece o negócio. “A empresa familiar é uma sociedade como
qualquer outra, mas tem um ponto a mais: a sabedoria para distinguir o que é família e o que é empresa,
sendo um exercício diário. Isso, no final das contas, contribui, pois cada um se dedica de forma única, e o sucesso que temos hoje é resultado dessa união”, afirma.
A empresa entendeu cedo a transformação no mercado de locação. “Quando a gente fala de locação,
seja ela do que for, é algo disruptivo. Ninguém imaginava o que era possível alugar há uns 10 anos.
Hoje a gente trabalha com uma linha com mais de 100 itens possíveis de alugar, que vai desde aspirador
de pó, máquina para cortar grama e demais itens para manutenção no dia a dia, até máquinas para
construção. Nosso propósito hoje é ressignificar a posse.
Por que eu vou ter se eu posso alugar, usar o quanto eu quiser e devolver?”, explica. Ele acrescenta ainda que a locação é uma alternativa sustentável e inteligente, especialmente considerando os espaços cada vez menores das construções modernas.
A primeira loja foi um marco. Dois anos depois, veio a segunda unidade, em Alagoinhas. Em seguida,
a terceira, em Santo Antônio de Jesus, foi inaugurada em meio à pandemia, período desafiador que também trouxe reinvenção.
Nesse contexto, nasceu a maior loja do grupo, na Avenida Presidente Dutra, que passou a concentrar manutenção e distribuição. A expansão seguiu firme com novas unidades em bairros de Feira, como Tomba, Sim e Mangabeira, e em cidades próximas como Serrinha e Cruz das Almas.
Hoje, atende tanto o consumidor final, como donas de casa e pequenos reparos, quanto grandes empreendimentos e prestadores de serviço. Ao longo de uma década, a franquia acompanhou e participou da transformação urbana de Feira de Santana. Com a união da família Barros e uma visão empreendedora, o grupo busca fortalecer o conceito de posse na região, oferecendo soluções inteligentes e práticas.




