Feira de Santana: Senar inaugurou Centro de Excelência em Zootecnia

 Nova unidade tem a meta anual de formar mais de 4 mil alunos em diversas modalidades

O novo Centro de Excelência em Zootecnia, instalado em Feira de Santana (BA) pelo Sistema CNA/Senar, foi inaugurado em 26 de setembro de 2025 e já representa a consolidação de um polo estratégico para a formação de profissionais rurais e para a inovação sustentável na pecuária. A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o presidente da CNA, João Martins; o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; e o presidente do Sistema FAEB/Senar, Humberto Miranda, dentre outros.

Segundo o Senar, a meta anual é formar 4.160 alunos. Afirmando seu carinho por Feira de Santana, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins da Silva Júnior, observou que o equipamento vai atender mais de 50 municípios da região que fazem desta cidade seu polo. “Aqui temos um dos maiores criatórios de cavalos, que agora passa a contar com este centro, instalado em uma área de 21 mil metros quadrados, com 4.400 metros quadrados de área construída, distribuída em oito módulos”, revelou.

Desde a abertura, o espaço vem operando como base para cursos, atividades laboratoriais e ações voltadas ao desenvolvimento profissional, oferecendo formação técnica, qualificação prática e ambientes de pesquisa aplicados ao setor.

Para o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, a nova estrutura será fundamental para proporcionar dignidade e pertencimento às famílias do campo. “Aqui é uma escola, e é na escola que construímos os alicerces de uma sociedade. Hoje falta mão de obra no campo, e não adianta esperar que ela apareça do nada. É preciso formar e preparar as pessoas, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui. Com esse centro, damos condições para que jovens e trabalhadores tenham sustento no campo e permaneçam em suas comunidades, ajudando a fixar as famílias na zona rural.”

Em oito blocos, o centro reúne salas de aula, laboratórios de biologia animal e vegetal (nutrição animal), biblioteca, auditório e áreas de convivência. O local funciona como sede de cursos técnicos e de capacitação, além de oferecer cursos gratuitos das principais atividades produtivas.

As atividades são estruturadas para atender estudantes, trabalhadores rurais e produtores que buscam capacitação em áreas relacionadas à zootecnia e à gestão da produção animal. Ao permitir modos de ensino híbridos (EaD + presencial) e oferecer múltiplos ambientes, o centro foi pensado para responder às demandas contemporâneas do mercado agropecuário, com flexibilidade e visão de longo prazo.

Além disso, a capacitação terá um importante impacto social e territorial. Ao formar mais de 4 mil estudantes por ano, a unidade vai contribuir para a profissionalização de jovens, para o fortalecimento da pecuária local e para a geração de renda em toda a região.

Do ponto de vista estratégico, o Centro surge como uma peça fundamental para integrar produtores, técnicos, estudantes e instituições de pesquisa, além de oferecer cursos gratuitos das principais atividades pecuárias da região e do Brasil, com destaque para a equinocultura.

Um dos destaques do programa é o curso de qualificação em Manejo de Equinos, com carga horária de 240 horas. A formação contempla desde conteúdos fundamentais, como introdução à equinocultura, manejo alimentar, sanitário e reprodutivo, até práticas especializadas, como casqueamento e forrageamento, doma racional, iniciação à equitação, preparação de animais para eventos e organização das instalações.

Na cerimônia de inauguração, o presidente da CNA destacou a importância de Feira de Santana para a equinocultura e revelou futuros investimentos em educação. “Estamos trazendo para Feira de Santana um centro que vai engrandecer a produção rural dessa terra. Desde criança acompanho a importância desta cidade, que já foi o maior ponto de convergência das boiadas da Bahia e hoje é a segunda maior força econômica do estado. Esse é apenas o início de um projeto maior: serão investidos R$ 200 milhões em Centros de Excelência em todo o Brasil. O país vai para frente porque o agro já mostrou que é o grande motor da nossa economia”, afirmou João Martins.

Outros Centros

Com a inauguração da nova unidade, o Brasil passa a contar com quatro Centros de Excelência do Senar em pleno funcionamento. As outras estruturas especializadas estão localizadas em:

Juazeiro (BA) – Centro de Excelência em Fruticultura;

Campo Grande (MS) – Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte;

Varginha (MG) – Centro de Excelência em Cafeicultura.

Cursos técnicos e ensino superior no Centro de Excelência de Feira de Santana:

  • 960 vagas na formação técnica profissionalizante, sendo 480 alunos no Curso Técnico em Zootecnia, com foco na gestão de propriedades rurais;
  • 600 jovens em programas de qualificação;
  • 2.600 vagas em cursos de Formação Profissional Rural (FPR), como doma e equitação, entre outros.

Leia também

Em destaque