Em seus empreendimentos, a empresa investe em excelência de produtividade e redução de desperdícios através da qualificação da mão de obra e serviços
por Silma Araújo
A Cepreng é uma empresa feirense que, há 21 anos no mercado de construção civil, realiza obras de infraestrutura e saneamento com o conceito de excelência no acabamento de suas obras. Certificada com os selos PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e o ISO 9001, é uma marca que preza pelo respeito ao meio ambiente e trabalha sempre com produtos de qualidade nas edificações.
Em seus empreendimentos, investe em excelência de produtividade e redução de desperdícios através da qualificação da mão de obra e serviços. Nessa perspectiva, a Cepreng visa conquistar o respeito e o reconhecimento dos clientes participando da realização do sonho da casa própria.
Maria Elvira Pereira Novais, diretora financeira da Cepreng, conta que, a partir dos incentivos nacionais, a empresa vislumbrou novas possibilidades de mercado ao se especializar em empreendimentos residenciais. “Atuamos no mercado desde 1993, contudo nos dedicamos ao setor de construção habitacional em 2003, quando a Caixa reabriu a linha de financiamento com o PAR (Programa de Arrendamento Residencial), e investimos na realização de obras condominiais”, lembra.
Para a diretora, alcançar o padrão de qualidade foi consequência de toda uma trajetória de experiência adquirida. “A partir de cada empreendimento que realizamos, ganhamos know-how e aprimoramos cada vez mais os projetos. Conquistamos o nosso diferencial de trabalho ao baseá-lo na qualidade dos empreendimentos, para isso mantemos vistorias frequentes nas unidades avaliando o transcorrer da obra. Prezamos também pela pontualidade de conclusão, por isso nunca entregamos um residencial com atraso”, considera.
Com a proposta de lançar apenas um empreendimento por ano, Maria Elvira frisa que a dedicação aos pormenores e o cuidar pessoalmente de cada um deles são seus diferenciais. “Apostamos na máxima de que quantidade não é qualidade. Defendemos o posicionamento de cuidar do produto em seus detalhes, como decorar os números das casas de forma artesanal, produzir perfumes especiais para cada empreendimento, personalizar as chaves com a indicação de número, bloco e o nome do condomínio”, evidencia.
Contando com um grupo de aproximadamente 700 colaboradores, Maria Elvira destaca que os registros de solicitação de reparos em residências, feitos por moradores, alcança os níveis mínimos. “Em um universo de cinco mil unidades que produzimos, contabilizamos poucas manutenções, dentre as quais, muitas delas, não são procedentes de problemas na construção, mas sim de má conservação e cuidado”, especifica, relacionando que a dedicação em fornecer produtos de qualidade supera a questão estrutural. “Temos uma consciência ambiental muito criteriosa, pois evitamos ao máximo a derrubada de árvores e, em todos os projetos, pensamos sempre em otimizar os espaços a partir dessa concepção”, destaca.
Antonio Novais, diretor geral da Cepreng, declara que se orgulha do reconhecimento pelo seu trabalho, fruto de muito empenho, desde a concepção até a entrega do empreendimento. “Adotamos o modelo de empresa consciente, que não significa negligenciar a performance econômica, mas, sim, ser uma companhia sintonizada com os novos tempos, no conceito de que lucrar é bom, mas não é tudo”, defende.
Antonio segue afirmando que “é preciso, sobretudo, preservar o meio ambiente através de práticas sustentáveis, agir com transparência nas ações e adotar modelos de negócios que gerem impactos positivos para a sociedade. Entendemos que a melhor forma de aumentar os lucros é não fazer dele o principal objetivo dos nossos negócios, mas, sim, priorizar nossos adquirentes”, posiciona.
Como reconhecimento dessa postura adotada, a Cepreng foi, em 29 de abril deste ano, contemplada com a visita da Presidente da República Dilma Rousseff ao residencial Eco Parque II, localizado no bairro Feira VII. A oportunidade foi possível graças à indicação da Superintendência da Caixa que anualmente destaca empreendimentos de cada região do país.
Segundo Maria Elvira, a receptividade da presidente foi a mais recompensadora possível ao trabalho realizado pela empresa. “A presidente é muito criteriosa e visita somente empreendimentos que tenham qualidade garantida. Vimos que ela realmente aprovou o projeto quando, durante os momentos em que contemplou a área verde, afirmou estar encantada com o Eco Parque II. Ficamos muito lisonjeados com essa declaração”, enfatiza.
Tendo o arquiteto Flavio Monteiro como parceiro de seus projetos, a Cepreng contabiliza cerca de 20 produtos comercializados desde 2003, tanto em linha de produtos populares como os de alto padrão.
Residenciais como Acqua Mater, localizado na Rua Corredor dos Araçás; o Acqua Ville, próximo a Avenida Ayrton Senna; o Allure, no bairro Sim; o Quartier, bairro Sim; Vitória Régia, Alto do Papagaio; o Reserva do Parque, localizado no bairro Feira VII (Minha Casa Minha Vida) são alguns dos recentes produtos construídos.
Em 2014, em comemoração aos 21 anos, a Cepreng realiza o projeto do condomínio Seletto. O residencial que terá 65 unidades compostas de dois pavimentos e três suítes, contabilizando, ao todo, 122,78m² de área construída.
E a grande novidade para 2015 é o residencial Árbol, na Avenida Artêmia Pires, com aproximadamente mil metros de área verde, composto por 201 unidades de dois quartos, sendo uma suíte. Nele, o morador terá a chance de adaptá-lo a sua necessidade, visto que terá a possibilidade de ampliação.
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada.