Como materiais naturais transformam o bem-estar dentro de casa

Muito além da estética e desempenho, os materiais naturais contribuem com a qualidade de vida no dia a dia

A busca por saúde e bem-estar dentro de casa nunca foi tão relevante. Cada vez mais pessoas estão entendendo que o ambiente em que vivem influencia diretamente seu humor, sua produtividade, sua qualidade do sono e até sua saúde respiratória. Nesse cenário, cresce a escolha por materiais naturais — como madeira, tintas minerais e cerâmicas — que vão muito além da estética: eles contribuem para criar espaços mais saudáveis, acolhedores e equilibrados. O assunto será pauta de conversa entre o radialista Marcelo Martins e a diretora da Morada Eco Tatiana Fingerhut nesta sexta-feira (12), às 8h40, na Jovem Pan News.

– Vivemos um momento em que os profissionais e consumidor final buscam conhecimento sobre os materiais que vão fazer parte dos seus cotidianos. E, ainda mais, cientes dos impactos positivos destas escolhas para o ambiente (planeta) que vivemos – especialmente relacionados à longevidade do material e sua correta procedência – e para a nossa saúde. É uma cultura que começa a ampliar seu entendimento e assim adquirir mais consciência do que influencia sua saúde e vida -, comenta Tatiana Fingerhut, à frente da Morada Eco, um hub de materiais naturais e soluções em arquitetura, construção civil, interiores e paisagismo.

Especialistas em arquitetura e neurociência ambiental apontam que superfícies naturais ajudam a reduzir o estresse, melhorar a qualidade do ar, diminuir a carga química doméstica e aumentar a sensação de conforto. A madeira, por exemplo, possui propriedades higroscópicas que regulam a umidade do ambiente, criando uma atmosfera mais estável e agradável. As tintas naturais e minerais, por sua vez, têm baixíssima emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs), reduzindo alergias, irritações e problemas respiratórios. Já as cerâmicas artesanais trazem durabilidade, atemporalidade e melhoram a sensação tátil e térmica dos espaços, conectando as pessoas ao ambiente de forma mais sensorial.

Com a retomada do interesse por hábitos de vida saudáveis, essa pauta se torna essencial para leitores que buscam melhorar seu bem-estar diário a partir de escolhas simples — como um revestimento, um tipo de tinta ou a presença de mais elementos naturais dentro de casa. Uma abordagem que une design, saúde e comportamento, com apelo crescente entre consumidores, profissionais de arquitetura e apaixonados por qualidade de vida.

Leia também

Em destaque