
O Casarão Fróes da Motta recebeu, neste sábado (16), a primeira edição do IN Connection, congresso voltado para estudantes de arquitetura em Feira de Santana. Reunindo profissionais de diferentes áreas, o evento propôs uma imersão no universo da arquitetura contemporânea.

Ao longo da programação, palestras e experiências interativas discutiram assuntos como tecnologia, imagem profissional, execução de projetos, posicionamento no mercado e relacionamento com clientes, mostrando que, atualmente, projetar espaços vai muito além da estética: envolve estratégia, experiência e conexão.
Os sócios do In Studio, Natália Vieira e Igor Vieira, explicaram que a proposta do congresso surgiu da intenção de aproximar os estudantes da realidade da profissão e reacender o entusiasmo pela arquitetura. “A gente entendeu que tinha alguns compromissos sociais para além de projetos. Todo ano a gente tenta criar um momento que tenha o padrão do In Studio. Dentro disso, para esse ano, a gente planejou esse congresso, que é uma imersão durante o dia inteiro”, destacou Natália.


Igor Vieira também falou sobre a construção do evento e a proposta da imersão. “Levar um pouco do nosso olhar sobre arquitetura, um pouco do entusiasmo que tem se perdido dentro da profissão, que eu vejo que é tão importante”, afirmou.


Um dos palestrantes do evento, o fotógrafo de arquitetura e interiores Alê Jesus falou sobre a importância da fotografia na valorização dos projetos arquitetônicos. “Quando a gente tá fotografando pra escritório, a gente precisa respeitar a linguagem do escritório e unificar isso com o que a gente acredita enquanto olhar sensível pra uma foto. A fotografia pode influenciar e impulsionar ainda mais um projeto”, disse.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Para os estudantes, o congresso também representou uma oportunidade de ampliar conhecimentos e criar conexões com o mercado. A estudante do nono semestre, Maria Vitória Silva, afirmou que “é muito importante estar mais por dentro dos assuntos, entender a realidade por trás da profissão, porque a gente entra num universo muito grande, além de conhecer empresas e fazer network”.


Feira de Santana
Foto: Divulgação

Feira de Santana
Foto: Divulgação
A consultora de imagem e estilo Carol Magalhães também participou do evento e falou sobre a importância da imagem pessoal como ferramenta de comunicação profissional. “As pessoas fazem uma leitura da gente em 3 a 4 segundos. Então, o que você vê, você lê: é uma comunicação não verbal. Hoje, a sua imagem abre portas, comunica com clientes, parceiros e lojistas. Ela precisa estar alinhada com a sua identidade, com o que você deseja transmitir e com o tipo de cliente e fornecedor que quer atrair”, destacou.
Enila Cabral e Elias Carvalho, do estúdio criativo Elleva, que fornece assessoria para profissionais de arquitetura, conduziram a palestra “Comunicação Planejada Além do Digital”. “A gente identificou que arquitetos não tinham assessoria, acompanhamento de rede social, então a gente se uniu pra atender essa fatia de mercado”, explicou Elias. Enila falou sobre a experiência adquirida no contato direto com profissionais da área e a importância de aproximar os estudantes dessa realidade. “Como a gente tem contato com vários profissionais, a gente entendeu várias dores de mercado. Então, direcionar o olhar hoje é trazer uma lupa para esses estudantes”, pontuou.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
No turno da tarde, a programação ganhou um caráter mais técnico, com uma oficina prática e palestras de parceiros de empresas ligadas ao setor de arquitetura e interiores.
Pedro Arthur, CEO da Master Control, falou sobre automação residencial e destacou a relação entre tecnologia, emoção e experiência do cliente. “A experiência, a emoção não têm preço. Quando ele entra na nossa loja, fica impactado com aquilo e acaba levando alguma coisa. Então, eu costumo dizer que hobby e sonho não têm preço”, afirmou. Durante a palestra, Pedro também contou que a Master Control é responsável, atualmente, pelo processo de automação da casa do cantor Léo Santana.
Ary Oliveira, gerente comercial da Ogunjá, escolheu abordar a importância do relacionamento no mercado. “Hoje em dia, os produtos estão muito parecidos. Onde vai estar a diferença? Nas pessoas. Então, as pessoas envolvidas no processo são mais importantes que o produto”, destacou.
Representando a Todeschini em Feira de Santana, a franqueada Patrícia Matos ressaltou a importância dos detalhes no desenvolvimento de projetos. “Somos responsáveis por planejar os cenários de vidas de pessoas e famílias. Por isso, precisamos ir além do projeto bonito que impressiona os olhos, porque esses cenários acolhem histórias, melhoram rotinas e permanecem na memória de cada pessoa que vive nesse lar.”
O arquiteto feirense Hugo Ribeiro, vencedor do concurso nacional Todeschini Por 2025, também participou do evento. O profissional ganhou destaque nacional ao levar um projeto concebido em Feira de Santana à capa da Casa Vogue e compartilhou detalhes sobre sua trajetória na arquitetura.
Ao reunir profissionais, estudantes e empresas do setor em um mesmo espaço, o IN Connection reforçou a importância da troca de experiências e do contato com diferentes áreas da arquitetura contemporânea, aproximando os futuros profissionais das transformações e exigências do mercado atual.
