Proteja seu imóvel da umidade

Usar produtos impermeabilizantes evita diversos transtornos 

Foto: Divulgação

Manter a residência em perfeito estado de organização não é somente preocupar-se com sua decoração, é também estar atento com a conservação de sua estrutura. Com o tempo, a umidade deixa marcas na parede, forros, lajes, piscinas e tantos outros cantos do imóvel que são prejudiciais.

A infiltração é, definitivamente, um dos problemas que incomodam, não somente esteticamente, mas também na composição física da estrutura com manchas amareladas ou descascamento da pintura.

Para que isso seja solucionado não há segredo e nem mágica, contratar um profissional que trabalhe com impermeabilização é o que se tem a fazer. Ele utilizará materiais específicos para, de uma vez por todas, eliminar esses incidentes desagradáveis.

Rubenilson Ribeiro, que há sete anos trabalha com solução de infiltração, levanta a importância de preservar a estrutura dos imóveis. “Impermeabilização é uma forma de cuidar da saúde da casa e dos moradores, eliminando infiltrações e umidades das paredes, lajes, rufos, calhas, piscinas e vários locais passíveis à umidade, com aplicação de manta polimérica (asfalto oxidado) preta ou em alumínio”, explica.
A aplicação desses produtos é vantajosa, visto que, por ser flexível, quando a estrutura sofre pequenas trincas, continua intacta, evitando maiores danos de infiltração, informa Rubenilson.

Ele também esclarece que, para cada estrutura, há uma forma diferente de aplicação da manta polimérica. “Em lajes, a superfície deve estar completamente seca, para que o produto não corra o risco de descolar. Em paredes, para unidade lateral que vem de fora, o tratamento é descascar o local, e aplicar o produto de impermeabilização”, detalha.

Outro método utilizado quando as pareces estão muito deterioradas, é quebrar a parede, de um lado a outro, e forrar o radier (concreto armado em contato direto com o solo) com a manta, especifica Rubenilson.

O cuidado de manutenção é evitar ao máximo mexer na manta, porque, por mais flexível e resistente que ela seja, quando seca, ela pode despedaçar. Então, mesmo que a estrutura fique úmida por fora, internamente está protegida contra a umidade.

Quanto ao investimento da mão de obra, Rubenilson conta que há formas diferentes de cotação. “Normalmente, o preço cobrado para a aplicação é de acordo com o metro quadrado, em caso de lajes e piscinas, e o metro linear, em paredes e rufos”, exemplifica. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Leia também

Em destaque