Vai reformar a casa? Veja dicas importantes

Planejamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e o temido atraso na obra

Antes de reformar, planejamento é fundamental. | Crédito: hanohiki / Thinkstock/Getty Images

Com todos passando mais tempo em casa, muitas pessoas têm aproveitado para fazer transformações em casa. Se você também está pensando em realizar uma reforma, saiba dicas importantes para reduzir a chance de imprevistos e alcançar um resultado satisfatório na sua obra.

A vontade de reformar é grande e você tem várias ideias e inspirações? Muita calma nessa hora. Se mal empregadas, essas ideias podem gerar transtornos. A primeira e principal orientação é o planejamento. Calcule seus custos e defina um orçamento. Sem um plano, você pode acabar gastando mais e comprando mais itens e serviços do que necessita. Se for fazer uma grande reforma, ter um projeto é muito importante – pesquise com antecedência e contrate um bom profissional para que ele monte um cronograma de obra da melhor forma como serão feitas as intervenções.

Pesquise materiais e preços antes da obra. Lembre-se que o barato pode sair caro, então, analise custo-benefício, invista em produtos de qualidade e não tenha vergonha de pechinchar para barganhar descontos, já que gastos secundários sempre podem surgir e você deve estar financeiramente confortável para assumí-los.

Antes de construir ou reformar, é preciso ficar atento ao tamanho definido para cada cômodo e possibilidades futuras de ampliação, por exemplo, se a família crescer. Lembre-se que espaços muito pequenos podem ser desconfortáveis e atrapalhar a etapa da mobília na passagem dos móveis.

Acompanhe o trabalho, mantenha-se atualizado pelo arquiteto e fique por dentro do que está sendo feito – nesse sentido, inclusive, é fundamental ter uma obra limpa e organizada. Assim, o trabalho ficará mais seguro e eficiente.

Muito cuidado ao interferir no projeto quando este já tiver sido aprovado e a obra já em andamento. Modificar detalhes nessa etapa pode gerar novos custos, atrasar a reforma e ainda interferir no resultado, frustrando suas expectativas. No entanto, toda obra está suscetível a surpresas e imprevistos. Esteja preparado para as adversidades, isso vai reduzir o seu stress.

Se possível, evite se mudar para o local que está sendo reformado antes da conclusão da obra. E, se você já mora no local, opte por reformar um cômodo por vez, isso vai permitir uma obra mais organizada e menos dor de cabeça.

Contratou profissionais especializados para as diversas fases da reforma? Não coloque vários fornecedores trabalhando ao mesmo tempo. Marcenaria, equipe de obra (que atua a demolição, pintura, gesso, aplicação de revestimentos e piso), marmoraria (responsável pelas bancadas, soleiras) e tapaceiro (que faz a parte de sofás, almofadas e cabeceiras) são os custos principais, representando aproximadamente 80% no total do orçamento de uma obra. Por isso, a atenção deve ser redobrada e se trabalharem em etapas isoladas você poderá empregar mais atenção ao avaliar o trabalho.

Quando chegar à etapa do design de interiores, evite comprar objetos de decoração que não estavam previstos. Esse excedente pode sair caro, já que eles podem ficar encaixotados ou esquecidos, sem um espaço de destaque no resultado final.

Se deseja economizar, uma dica pode ser simplificar a iluminação, mantendo o teto original e optando por painéis de embutir, pendentes ou trilhos. O efeito visual ficará bonito e elegante. Atente-se também à iluminação natural, pois janelas bem instaladas podem gerar bastante economia no consumo de energia. Outra ideia é aproveitar as portas que já tem, apenas lixando e pintando com outra cor para dar uma nova cara a elas.

Leia também

Em destaque