Shoppings se multiplicam e oferecem aos feirenses diversas opções de compras e lazer

Construtoras e incorporadoras especializadas em erguer shoppings iniciaram 2014 com uma nova prioridade: disputar as cidades que têm entre 200 mil e 300 mil habitantes 

Foto: Juan Andrade

por Louise Farias

Os números de 2013 demonstram o bom desempenho do mercado de shoppings no Brasil, que oferece aos frequentadores a comodidade de encontrar tudo no mesmo lugar, além de segurança e uma estrutura privilegiada, seja para comprar, seja para se divertir.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers, em 2013, uma média de 415 milhões de visitantes passaram, por mês, pelos centros de compras. O setor teve alta de 8,6% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento estimado em R$ 129,2 bilhões de reais.

A lista de obras mostra uma tendência de crescimento dos empreendimentos comerciais no interior e nas regiões metropolitanas das grandes cidades. Construtoras e incorporadoras especializadas em erguer shoppings iniciaram 2014 com uma nova prioridade: disputar as cidades que têm entre 200 mil e 300 mil habitantes. E Feira de Santana não fica atrás nesse cenário. Os shoppings têm se multiplicado na cidade, oferecendo aos feirenses opções diferenciadas e sofisticadas para compras e lazer.

PÁTIO BURITI – Um espaço pensado para receber as famílias

Inaugurado em novembro de 2013, o Pátio Buriti chegou trazendo um novo conceito de shopping para a cidade. Com um selecionado mix de dez lojas e dois quiosques, o espaço foi pensado para receber as famílias. “Um dos atrativos do local é a brinquedoteca, onde as crianças podem se divertir enquanto os pais fazem compras ou saboreiam um delicioso café”, declarou Larissa Costa, gerente do shopping.
No primeiro piso, um restaurante com cardápio variado e vista para a movimentada Avenida Maria Quitéria atrai os frequentadores. Inspirado nas paisagens brasileiras, o Pátio Buriti foi projetado pela arquiteta Inês Cerqueira e tem como diferencial uma bela área verde. Uma novidade para esse ano vai ser a ampliação do shopping, que ganhará dez novas lojas.

SHOPPING MILLENIUM – Comodidade em uma das avenidas mais promissoras da cidade

Com uma estrutura a céu aberto, o Shopping Millenium foi inaugurado em dezembro de 2013. O centro de compras possui, aproximadamente, 7.500 metros quadrados de área construída. Ao todo, são 41 lojas e uma praça de alimentação. A construção do espaço foi pensada de forma estratégica, por isso a localização na Avenida Fraga Maia, uma das mais prósperas da cidade. Gill Fernandes, que conduz o shopping através da Organiza Administração de Condomínios, destacou outros pontos positivos do empreendimento. “A capacidade de vagas do estacionamento privativo facilita a circulação dos consumidores. Além da concepção da venda de produtos, também oferecemos serviços, como salão de beleza e uma agência bancária, que será inaugurada em breve”, informa.

SHOPPING BOULEVARD – O shopping completa 15 anos de sucesso em 2014

No dia 23 de abril de 1999, o primeiro grande shopping de Feira de Santana foi inaugurado. Em outubro de 2008, deixou de se chamar Shopping Iguatemi e passou a ser Boulevard Shopping. Junto com esta mudança, o empreendimento recebeu uma série de melhorias.
Ao longo de seus 15 anos, o Boulevard Shopping Feira de Santana passou por dez ampliações, a maior delas em 2011, quando sua área comercial cresceu cerca de 30%. Nessa ocasião, 45 novas lojas foram inauguradas.

A praça de alimentação também foi completamente reformada e duas garagens foram construídas, resultando em um estacionamento com capacidade para 464 veículos.
Feira de Santana tem hoje um equipamento funcional e moderno, sendo visto pela cidade e região como um dos principais centros de compras, gastronomia, serviços, lazer e entretenimento. O Boulevard recebeu também o Multiplace, um complexo de serviços de 21 pavimentos. Atualmente, o Shopping possui 176 operações, entre lojas e quiosques.

De acordo com um dos fundadores do Boulevard Feira, Edson Piaggio, a trajetória de sonhos até a construção daquele que seria um marco para o comércio da região é memorável. “No início, tive dificuldade de defender, junto aos meus sócios, a construção de um shopping em Feira de Santana. Isso porque a primeira pesquisa que fizemos sobre o que a população achava de ter um empreendimento como esse na cidade teve um resultado abaixo do que esperávamos, mas não me deixei abater. Esquecemos a pesquisa e inauguramos o primeiro shopping de toda a região, que hoje é um verdadeiro case de sucesso”, declara Piaggio.

Segundo a superintendente do Boulevard Feira, Vivianne Freire, os 15 anos de sucesso do shopping se devem aos empresários da cidade, que apostaram no empreendimento; à população, que escolhe todos os dias o shopping como seu centro de compras e entretenimento; e, principalmente, ao potencial econômico de toda a região. “A gente tem cerca de 50 municípios no entorno da cidade, para os quais Feira de Santana sempre foi a escolha na hora das compras. Acredito que essa questão também tenha sido fundamental para que pudéssemos chegar aqui com tanto sucesso, fortalecidos e plenamente incorporado ao cotidiano do feirense”, avalia.

ALAMEDA WALDY PITOMBO – Sofisticação no comércio do centro da cidade

O mais novo espaço comercial do centro de Feira de Santana abriga, confortavelmente, 28 lojas de produtos e serviços variados. O empreendimento é mais uma iniciativa da família Pitombo e vem somar forças ao mix de lojas do tradicional Arnold Silva Plaza.

A Alameda Waldy Pitombo segue os padrões modernos de construção a céu aberto e tem projeto assinado pelos arquitetos Juraci Dórea e Everaldo Cerqueira. A decoração foi idealizada por Jucimar Pedreira, administrador do espaço.

O shopping foi montado para atender à grande população circulante do comércio feirense e une dois dos principais logradouros comerciais da cidade: a Avenida Senhor dos Passos e a Rua Carlos Gomes. Na Alameda Waldy Pitombo, é possível encontrar lojas de moda masculina e feminina, de calçados, acessórios e jóias, além de financeiras, uma lanchonete e um restaurante.

Segundo Jucimar Pedreira, o shopping também vem se destacando no comércio local como ponto cultural. “Aqui realizamos exposições, lançamentos de livros e grandes eventos, que fortalecem a cultura Feirense”, ressalta.

VILLA CONTAINER MALL – “O primeiro shopping container da América Latina”

Nada de alicerce e alvenaria. Na estrutura das lojas, foram utilizados containeres, equipamentos comuns no transporte de grandes cargas, cuja reutilização contribui para a sustentabilidade. A ideia do shopping foi inovar no formato para atrair o público.

O Villa Container Mall foi inaugurado em maio de 2014 e está localizado em um ponto estratégico da Avenida Maria Quitéria, por onde passam cerca de 3 mil carros por hora. No shopping, funcionam dois quiosques, além de 12 lojas, todas climatizadas e com cerca de 60 metros quadrados.

No local, é possível encontrar também lojas de roupas masculinas e femininas, acessórios, salão de beleza, além de um bar e de uma cafeteria, sendo todos os empreendimentos de Feira de Santana.

O projeto arquitetônico, que une ambiente agradável, entretenimento e gastronomia, foi criado pela Prime Home, empresa de Engenharia de Salvador. De acordo com Pabliano Cardoso, proprietário do negócio, esse é o primeiro shopping container da América Latina. “No mundo só existem outros dois shoppings containeres, um na Nova Zelândia e outro no México. A ideia de loja container já foi aderida por marcas consagradas e nós reunimos várias lojas com esse perfil em um só espaço. Foi assim que acabou nascendo o projeto desse shopping designer”, arremata.

FEIRA DE SANTANA GANHARÁ NOVO SHOPPING CENTER NA AVENIDA NOIDE CERQUEIRA

O Parque Shopping Feira de Santana será construído numa área de 76 mil metros quadrados, localizada na Avenida Noide Cerqueira, bairro Sim. O empreendimento contará com 150 lojas, sendo oito âncoras e quatro mega lojas. No primeiro piso, funcionará um cinema com oito salas de exibição e praças de alimentação e lazer. O shopping ainda terá 1.300 vagas de estacionamento.

Tudo isso em um moderno projeto voltado para futuras expansões. Em funcionamento, o centro de compras vai gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. 310 milhões de reais serão investidos na construção do novo shopping e as obras serão iniciadas no primeiro trimestre de 2015. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2016.

O anúncio da construção foi feito pelo empresário Edson Piaggio, sócio do empreendimento e presidente regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers, e pelos outros sócios, os empresários Luiz Mercês, das lojas Mersan, e Francisco Cosmo, das lojas Disbal. Edson Piaggio falou sobre a escolha do local para a instalação do shopping. “A Avenida Noide Cerqueira trouxe um novo plano de desenvolvimento para Feira de Santana e criou uma nova entrada e saída para a cidade, o que possibilita que inúmeras pessoas trafeguem pelo local. A autoestima do feirense tem crescido muito nos últimos anos e vamos construir um espaço democrático, onde as pessoas se sintam bem”.

Segundo Francisco Cosmo, o novo shopping deve atrair lojistas de todo o país. “Já temos empresas de grande porte que demonstraram interesse em se instalar no empreendimento. Quem ficar de fora vai perder a oportunidade de estar em um shopping muito promissor”.

Para o empresário Luís Mercês, a cidade tem apresentado muitos vetores de crescimento. “Feira de Santana tem se consolidado como uma metrópole do interior da Bahia e comporta empreendimentos desse porte. Essa realização contará com o que há de mais moderno no conceito de estrutura e diversificação de mercado”.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “O novo shopping é um empreendimento comercial de grande magnitude, que vai gerar emprego e renda, além de trazer receita para o município. Fico muito feliz que esse grupo empresarial de Feira de Santana tenha se unido para apostar na região”.

Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Juan Andrade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Leia também

Em destaque