As obras consistem em novas redes de iluminação pública e modernização da sinalização semafórica
Moderna iluminação instalada na Avenida Contorno: Duas inaugurações de novas redes de iluminação pública acontecerão na próxima semana. A primeira é o trecho da avenida Eduardo Fróes da Motta, entre o Complexo Viário Miraldo Gomes e o Viaduto Wilson Falcão, entre a Cidade Nova e o conjunto Centenário, que vai ser inaugurada no dia 12.
Foram colocados 63 postes no canteiro central da avenida, com braços duplos e lâmpadas de vapor metálico com 400 watts, cada.
A segunda, marcada para o dia 13, será a avenida Fernando Pinto de Queiroz, no bairro SIM, que foi pavimentada recentemente. Lá, foram colocados 25 postes. É uma das avenidas que interliga a rua Artêmia Pires à avenida Noide Cerqueira.
A Prefeitura também colocou 16 braços de luz, instalou novos postes, trocou fiação e a reforçou com novo transformador na rede da rua Lopes Rodrigues, no bairro Irmã Dulce. As lâmpadas foram trocadas. Saíram as menos potentes e entraram as de vapor de sódio de 250 watts.
Novas sinaleiras estão sendo instaladas para sistema inteligente: O projeto de modernização da sinalização semafórica de Feira de Santana prevê que 35 destas esquinas ganhem sinais “inteligentes” – destas, 31 já estão em funcionamento, mas no modelo tradicional, e as outras quatro estão em processo de instalação.
Os novos conjuntos de semáforos estão sendo instalados nos cruzamentos das ruas Castro Alves com a Honorato Bomfim, da Álvaro Simões com a Barão de Cotegipe. Na Boticário Moncorvo funcionarão dois conjuntos: nos cruzamentos com a Barão do Rio Branco e com a Castro Alves.
Os sensores também serão fundamentais para garantir a velocidade considerada ideal para os veículos o BRT (sigla em inglês para Trânsito Rápido de Ônibus). Quando um destes veículos se aproximar do semáforo o motorista vai acionar um controle remoto para que o sinal lhe dê preferência.