Cidade cada vez mais verde

Serviços de revitalização foram efetuados em espaços públicos com a melhoria significativa de praças, monumentos e jardins 

Foto: reprodução

O Departamento de Áreas Verdes, que está ligado a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), em pouco mais de um ano e meio de trabalho já apresenta resultado positivo das ações desenvolvidas. Foram realizados serviços de revitalização em 23 espaços públicos com a melhoria significativa de praças, monumentos e jardins.

Outros 13 equipamentos estão sendo beneficiados com a implantação de projetos visando a colocação de grama, a exemplo da Avenida Transnordestina, entre a rotatória do bairro Cidade Nova e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), e da praça dos Floristas, na avenida Olímpio Vital no centro da cidade.
A reforma do canteiro central da Avenida Francisco Fraga Maia trouxe o embelezamento de uma das mais largas e extensas vias da cidade. A Avenida, a cada dia, atrai um número maior de pessoas que praticam exercícios e caminhadas.

O Parque da Cidade Frei José João Monteiro Sobrinho foi totalmente recuperado, valorizando o espaço como área de lazer e local de grandes encontros entre as famílias num ambiente de plena integração com a natureza. Mais qualidade de vida também está sendo garantida com a revitalização do Parque Erivaldo Cerqueira, ao lado da Avenida José Falcão da Silva.

Neste mesmo período o Departamento de Áreas Verdes elaborou o projeto do terceiro Parque Urbano de Feira de Santana, que já está em fase de construção. Trata-se do Parque Vila Olímpia, na região do Feira IV, onde as obras foram iniciadas com a limpeza da área e a retirada de material orgânico. O novo parque vai ser dotado de dois lagos, praça de alimentação, teatro de arena, praça interativa para idosos e academia para a terceira idade, quadra poliesportiva, pista para caminhada e paisagismo com muitas árvores e segurança em tempo integral.

Dois outros projetos executivos foram elaborados: o Parque Morada das Árvores e o Jardim Botânico da Caatinga que, além de se destinar ao uso público, terá uma área mantida como ambiente natural.

Os serviços na área de manutenção já somam 852 espaços em todo o município e mais de 3.000 pontos foram beneficiados com arborização. “Nosso objetivo é inserir Feira de Santana de forma definitiva entre as cidades que possuem entre 12 e 14 metros quadrados de área verde por habitante, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde a fim de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes”, explicou o diretor Deodato Peixinho.

Ele lembra que o trabalho de recuperação, implantação e preservação de áreas verdes também se desenvolve na zona rural, onde já foram beneficiadas as localidades de Mantiba, Candeia Grossa e Jaíba, entre outras.

Fonte: http:// www.feiradesantana.ba.gov.br

Leia também

Em destaque