O Horto Boulevard é uma iniciativa singular que une 15 empresas do mercado imobiliário
A iniciativa é fruto de um movimento coordenado por empresários de diferentes segmentos da região que comandam as empresas Amorim Barreto Empreendimentos, Capa Concepts, Grupo Civil, Costa Andrade, Dona Empreendimentos, Franisa, GVF Empreendimentos, Inova Empreendimentos, Leão Engenharia, Almacen Pepe, MVL Incorporadora, Pelir Engenharia, Prima Empreendimentos, Acciona, Santa Helena Construção e SBR Empreendimentos. Além disso, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia – Ademi-BA e da Associação dos Moradores, Condomínios, Proprietários de Residências Unifamiliares e dos Comércios do Horto Florestal – Amo Horto.
Conforme explica Marcos Melo, presidente do projeto, “O Horto Boulevard é uma iniciativa singular que une 15 empresas do mercado imobiliário, o Pepe e a Prefeitura Municipal com um mesmo ideal: Transformar e requalificar a cidade, trazendo bem-estar e segurança para os atuais e para os novos moradores do bairro.”
Assim como Salvador continua a evoluir e se transformar, o Horto Florestal também acompanha as novas tendências, buscando soluções urbanísticas que atendam às demandas de um novo estilo de vida. “Esse projeto é a materialização da consciência das empresas do mercado imobiliário quanto ao seu papel transformador do ambiente urbano. Empreendimentos imobiliários vão muito além do produto final em si, pois impactam a vida das pessoas e de todo o seu entorno”, aponta Luciano Carneiro, vice-presidente do projeto.
Ao longo dos anos, o bairro se tornou referência de inovação para o mercado imobiliário e de transformação urbanística de Salvador, sendo palco de moradias exclusivas, de projetos imobiliários diferenciados e de alto padrão. “O Horto Florestal é um bairro que passou por uma grande transformação nos últimos 10 anos, e embora tenha sido um processo orgânico e disperso em termos de iniciativas individuais de diversos empreendedores, sempre evoluiu positivamente em termos de requalificação urbana. Agora esse projeto, que envolve mais de 15 empresas unidas com o mesmo propósito e apoiadas pela prefeitura municipal, consolidará ainda mais esse processo” pontua Luciano Carneiro.
Importantes ruas do Horto Florestal vão receber nova pavimentação, priorizando a boa convivência entre pedestres e carros, a criação de espaços para lazer e praças para atividades culturais. A Avenida Santa Luzia será o portal do Horto Boulevard, onde árvores de floração amarela, como a Chuva de Ouro, vão colorir a praça de boas-vindas para a população. A Rua da Sapucaia terá um túnel verde, compondo um belo cenário para receber moradores e visitantes, que ainda vão contar com novos mobiliários urbanos. A Rua do Cedro vai se transformar em uma moderna rua compartilhada conectando pessoas, carros e natureza em harmonia total, repleta de ipês rosas. Já a Praça da Rua do Cedro vai oferecer espaço para a prática de atividades físicas e uma área para a diversão dos Pets.
Uma das propostas fundamentais que o Horto Boulevard apresenta é o estilo de vida que preza por mais tempo de convivência com a família, mais saudável e sustentável, através do conceito já mundialmente difundido de “Cidade de 15 minutos”. Com base em uma reestruturação para que a maioria das necessidades cotidianas do morador esteja localizada geograficamente a uma distância de tempo de viagem de 15 minutos. As zonas verdes, com ruas arborizadas e hortas, vão gerar melhorias climáticas. Além da melhoria da convivência em comunidade, a iniciativa vai proporcionar um reencontro com o sentimento de pertencimento ao bairro por moradores e visitantes. O Horto Boulevard vai colocar a região em sintonia com os grandes centros urbanos mundiais, como o Parque de Sceaux, Paris e Westminster, em Londres, além de contribuir para a manutenção de características essenciais que fazem do Horto Florestal um dos endereços mais sofisticados e valorizados do país.