Fabricação de cada metro quadrado do Zyklus consome 3 kg de garrafas PET; ao final da vida útil o carpete pode ser reciclado
Apenas 15% de todas as garrafas PET produzidas no mundo são recicladas. Boa parte do material, que demora cerca de 400 anos para se decompor, vai parar nos aterros sanitários e nos oceanos. Esse cenário levou o empresário Franklin Delgado, que há mais de 30 anos atua no segmento de carpetes e tapetes, e a indústria Tapetes São Carlos a desenvolverem o primeiro carpete fabricado a partir do plástico de garrafas PET recicladas. “Cada metro quadrado do Zyklus consome, em média, três quilos de embalagens. Mais que produzir um carpete com material reciclado, nosso objetivo era desenvolver um produto que, ao final da vida útil, pudesse retornar à cadeira produtiva, fosse 100% reciclado. A sustentabilidade foi o ponto de partida do projeto”, explica o CEO da A Pérola dos Tapetes, Franklin Delgado.
O Zyklus é fabricado com polipropileno reciclável na base e com fibras de poliéster pós-consumo na superfície. Ao fim da vida útil do produto, A Pérola dos Tapetes fornece um novo carpete e recolhe o usado, que é encaminhado para a Tapetes São Carlos. “A fabricante utiliza o carpete usado como matéria-prima para confecção de outros produtos, como autopeças e isolantes térmicos. Nós assumimos todo o processo de transformação. O impacto ambiental de quem consome o Zyklus é mínimo”, comenta.
Mercado sustentável
Carpetes convencionais causam grandes impactos ambientais, já que necessitam de muitos recursos para sua produção e, ao final da vida útil, são descartados em aterros sanitários. “Desenvolver um produto 100% reciclável é um grande passo para a indústria têxtil. Se quisermos garantir nossa participação no mercado nos próximos anos, precisamos, inevitavelmente, nos comprometer com a sustentabilidade”, completa Delgado.
Conexão com a natureza
A linha Zyklus vem em quatro padrões com cores e tonalidades distintas inspiradas na natureza. A Nacht, termo alemão que significa noite, vem em tons escuros e neutros, utilizando mesclas de grafite e cinza. A Tag (dia) possui tons de bege e cinza claros; Erde, representando a terra, traz tons de bege médios e escuros; e por fim, a Wasser (água) é feita em tons azuis e branco.
Antialérgico
Independentemente do padrão escolhido, o Zyklus é 100% sustentável. “Além disso, é completamente livre de PVC e betume e recebe todo um tratamento antialérgico contra ácaros e fungos”, completa Delgado