Casa Rosemberg: Memórias e Inovação na CASACOR Bahia 2024

A conexão do projeto com o Othon, prédio icônico de Salvador, é profundamente enraizada nas memórias familiares

A CASACOR Bahia 2024 recebe a dupla de arquitetos Paulo Andrade e Rafael Andrade, tio e sobrinho, com o projeto Casa Rosemberg que une lembranças familiares e inovação. Esta edição marca a 16 ª participação de Paulo Andrade no evento, após um hiato de 11 anos, e a estreia de Rafael Andrade ao lado do tio. Inspirada no tema “De Presente, o Agora” e na proposta de ancestralidade da CASACOR, a Casa Rosemberg reflete as memórias e influências de duas gerações, com ênfase nas experiências dos pais e avós, destacando a forte conexão às suas raízes.

Com 120m², a Casa Rosemberg revisita a arquitetura das décadas de 60 e 70, combinando nostalgia com uma abordagem contemporânea. Construída na área verde do Othon, a casa utilizou o sistema Steel Frame para garantir uma construção eficiente e sustentável, reduzindo desperdícios de materiais e impacto ambiental. A fachada é marcada por ladrilhos hidráulicos em tons terrosos, formando um mosaico que contrasta com ripas de concreto preto e a pintura aveludada Valvet da Coral, nas paredes laterais, que remete aos efeitos marmorizados tradicionais.

No projeto de interiores, destacam o uso de materiais reaproveitados, como o assoalho de peroba rosa, e acabamentos que evocam as residências familiares, incluindo móveis em couro e madeira e mármore Bege Bahia. A adega, projetada pela dupla, com perfis de metalon pintados em preto, e o painel de cerâmica de maragopinho, evidenciam a atenção aos detalhes e a busca por peças exclusivas que conferem personalidade ao ambiente. A iluminação LED e as aberturas para ventilação cruzada otimizam a eficiência energética e o conforto. “O objetivo é trazer conforto, levantar suspiros dos visitantes e fazê-los sonhar, pensando alto: ‘eu poderia morar aqui’”, afirmam os arquitetos.

A conexão do projeto com o Othon, prédio icônico de Salvador, é profundamente enraizada nas memórias familiares. “Nossa família já se hospedou lá, tanto para férias quanto para Convenções de Supermercados, eventos que aconteciam anualmente no hotel. Nossos pais e avós eram sócios em uma pequena rede de supermercados em Vitória da Conquista, e o hotel evoca muitas memórias afetivas”, concluem os arquitetos.

Leia também

Em destaque