Arquiteta da Construtora Patriani lista alguns itens que são econômicos e simples, mas que ajudam a deixar a decoração do cômodo ainda mais interessante e agradável
Em meio a correria do cotidiano, a sala de estar da casa emerge como um refúgio de conforto e convívio para muitas famílias. É nesse espaço que risos são compartilhados, histórias são contadas e momentos preciosos são vividos. Por ser um dos lugares mais especiais, trazer novidades ocasionalmente é sempre bom. Mas, por onde começar na hora de dar um upgrade na sala sem gastar muito?
A arquiteta da Construtora Patriani, Verônica Montagnini, explica que para decorar esse espaço basta pensar de forma inteligente e assertiva. “Trabalhar com itens de tapeçaria que tragam a sensação de aconchego é uma excelente maneira de dar o pontapé inicial”, afirma a especialista.
Muitas vezes, um detalhe pode fazer toda a diferença. Confira abaixo cinco dicas da arquiteta para transformar esse ambiente.
Aposte nos acessórios e na iluminação:
Na hora de repaginar a sala, o que não pode faltar é personalidade. Por isso, é interessante investir sempre em itens como: adornos, vasos com plantas bonitas, luminárias para mais sofisticação na iluminação do ambiente.
Além disso, para quem deseja mais conforto, tapetes, pufes, almofadas e mantas são itens indispensáveis. Mas, para dar cara nova ao ambiente, também é legal integrar quadros decorativos e uma mesinha lateral de apoio. São itens fáceis de modificar e modernizar com o passar do tempo.
Harmonize as cores:
Uma dica legal é combinar cores entre os quadros e as almofadas, apostar em um tapete com mais personalidade e entender como cada layout funciona. Para ter um ambiente ainda mais aconchegante, não renuncie a uma boa pintura das paredes da sala.
Por se tratar de um ambiente de conexão, a arquiteta indica tons neutros, como: off-white, cinzas, e tons claros, para ampliar e dar destaque aos itens decorativos, que fazem toda a diferença na composição.
Invista em itens acolhedores:
Para quem adora receber muitos amigos em casa, é bacana deixar esse ambiente adequado para esses momentos. Por exemplo, ter uma mesa de centro para apoiar copos, ou taças, é interessante para socialização, faz com que os visitantes se sintam confortáveis e acolhidos.
Integrar os ambientes:
Ainda pensando nas celebrações, uma boa alternativa é integrar o ambiente da sala com uma área de barzinho, onde as taças e o vinho podem funcionar também como decoração. Essa é uma estratégia para criar um espaço de entretenimento mais versátil e convidativo.
Sessão de filmes:
Quem deseja criar um ambiente “estilo cinema”, precisa de conforto físico e sensorial. Neste caso, uma cortina que interrompa a entrada de luz no momento do filme é bem-vinda, além disso, é bom apostar numa manta, principalmente, nos dias mais gelados.
Transformar a sala de estar não precisa ser uma tarefa custosa. Com criatividade e algumas mudanças bem pensadas, é possível dar um upgrade notável ao ambiente sem comprometer o orçamento. Aproveite o processo e faça da sua sala um espaço verdadeiramente acolhedor e convidativo.