Studio 92 Arquitetura projeta apartamento integrando e camuflando ambientes com funcionalidade e toques bem femininos para a moradora, uma empresária da moda
Com planta pequena (68m²), apartamento em São Paulo no bairro de Pinheiros, batizado de Camô, foi totalmente repaginado pelo Studio 92 Arquitetura para atender aos desejos da moradora, que possui uma loja de roupa e confecciona suas peças.
A solicitação feita às arquitetas Debora Terra e Jessica Lucas foi integrar os espaços, mantendo apenas a suíte reservada. O maior desejo da cliente era ter um apartamento com toques femininos, espaço para sua prática de yoga e um ambiente que atendesse tanto à hóspedes quanto ao seu momento de processo criativo.
O partido inicial para criação deste projeto foi a elaboração de uma marcenaria funcional, que mantivesse os ambientes bem definidos, organizados e ao mesmo tempo camuflados. Nenhum espaço do apartamento foi desperdiçado pelas arquitetas. Cada metro e cantinho foi utilizado com soluções e marcenaria inteligente.
“É Cor de Rosa Choque” já dizia Rita Lee
A premissa foi usar cores neste projeto com predominância do rosa e suas diversas tonalidades para criar ambientes femininos e delicados. Logo na entrada, o Studio 92 Arquitetura criou um hall color block rosa escuro e criou um móvel em madeira revestido com MDF Carvalho da Arauco (sapateira e aparador), projetado na parede para ser um ponto de destaque no espaço, totalmente, cor de rosa. Na mesma parede, penduradores em diferentes pedras naturais, para pendurar bolsa e casacos. A porta de entrada do apartamento foi laqueada no mesmo tom de rosa das paredes.
Para chocar, a cozinha integrada à área social do apartamento é toda cor de rosa! A marcenaria foi revestida com acabamento em laca cor Salão Rosa, a serralheria e as prateleiras receberam o mesmo tom. Armários suspensos em MDF Carvalho da Arauco têm detalhes com frisos na cor rosa. O piso, com paginação diferente (curvo e em movimento) para delimitar os ambientes. No piso da cozinha, foi usado o microcimento na cor Terracota, o mesmo acabamento usado em uma das paredes do ambiente, criando a sensação de continuidade. O mesmo piso segue em direção à varanda integrada ao espaço e acomodando a mesa de jantar com a mesa, cujo tampo desenhado pelo próprio Studio 92 é em Quartzito Negroni.
O contraponto desta cozinha rosa é a bancada em Silestone Maple na cor branca, a parede do backsplash no Gouache da Portobello também na cor branca e alguns detalhes pontuais da marcenaria em MDF Carvalho da Arauco.
A lavanderia, ao contrário dos projetos tradicionais, foi posicionada na parte interna do apartamento e escondia em um armário com portas revestidas em laca cor Salão Rosa. Dentro deste armário há o tanque embutido, lava e seca e até um varal com sistema funcional. O espaço passa desapercebido e mantém a harmonia e organização na decoração.
Para divisão dos espaços a bancada em balanço, separa a cozinha da sala. O detalhe está no design da peça com cantos arredondados. Para a parte da cozinha a banca possui armários inferiores e nichos para pequenos eletrodomésticos. Para a sala, serve como aparador do sofá, assim funcionalidade, praticidade e estética caminham juntas para manter o equilíbrio e organização na decoração.
Espaços para hospedar, criar e meditar
Ainda na sala, a moradora, adepta ao yoga e outras práticas meditativas e exercícios funcionais, solicitou um espaço especial para seu hobby. O Studio 92 Arquitetura reservou uma parede para instalar o equipamento para os exercícios.
Com dois quartos, um deles foi integrado à sala, ampliando o layout do apartamento, criando um ambiente funcional. Uma das paredes foi derrubada e no lugar, um móvel desenhado pelos Studio 92 Arquitetura serve como bancada e mesa de trabalho, que a moradora usa para colocar a máquina de costura para criar suas coleções. Esta bancada de trabalho é multifuncional, com gavetas, tampo que dá abertura para guardar o notebook e objetos pequenos e todas as tomadas são instaladas e escondidas em compartimentos
Há ainda uma cama de casal para receber hóspedes, porém, fica embutida na parede em um móvel também desenhado pelo escritório de arquitetura com acabamento em MDF Carvalho da Arauco, em um conjunto harmonioso com a bancada de trabalho.
Quando usado como dormitório, há um sistema de portas/painéis em camarão que faz o fechamento mantendo o ambiente privado sem a interferência da área social.
Marcenaria inteligente e customizada na suíte
A suíte foi projetada com um sistema inteligente de marcenaria para otimizar espaço e armazenamento de peças pessoais, calçados e vestimentas.
O ponto alto deste quarto é armário em marcenaria criado pelo Studio 92. Sem portas, as roupas ficam expostas como em araras de loja. Na parede, revestimento da Lepri traz um clima mais aconchegante. A parte da sapateira, com prateleiras móveis possui porta de correr em serralheria com vidro camuflado, que, quando aberta, corre para o lado do armário sem portas. Na outra ponta, penteadeira com iluminação em Led embutida e nichos para guardar bijuterias e maquiagem.
Assim como os demais ambientes deste projeto, todos os espaços foram utilizados. Dando continuidade ao armário que se une à penteadeira, que por sua vez se une a uma bancada baú encostada na cama com gaveteiros na parte inferior. Este recurso de projetar a cama ao lado da bancada possibilitou ampliar a circulação e a instalação de mesa de cabeceira e armário suspenso. A parede da cabeceira foi revestida com o mesmo acabamento da parede do armário com suportes para quadros com iluminação em Led, deixando o espaço mais intimista e para relaxar.
Ao contrário da cozinha e da área social, em que a predominância é da cor rosa, neste quarto o verde pastel e o MDF Carvalho da Arauco da marcenaria prevaleceram e o rosa foi aplicado, pontualmente, em objetos e almofadas.
Banheiros coloridos e luz no box
O banheiro da suíte tem cores variadas, sempre em perfeita harmonia e combinação. A começar pela porta em marcenaria na mesma cor verde usada no armário do quarto e azul Tarde em Veneza da Coral lado de dentro para acompanhar o mesmo tom usado no teto. A bancada em Silestone branca com cuba em concreto rosa queimado, armários inferiores com acabamentos em rosa e moldura em rosa no armário/espelho.
Um detalhe que chama a atenção é o nicho de parede no box. Em vertical feito em serralheria com prateleiras finas e iluminação interna em Led, proporciona chame na hora do banho. Outro ponto de destaque neste banheiro é o revestimento do piso e parede em microcimento.
O lavado deste projeto também merece atenção especial. Cores e texturas se misturam em perfeita harmonia. Piso e meia parede em revestimento cerâmico 10×10 na cor coral, o mesmo tom usado no teto. A outra metade da parede recebeu o revestimento em X. Já a bancada com tampo de Silestone na cor branca, tem pontos com variados tons de azul, como a cuba em concreto azul escuro, armário e prateleira inferior em azul Rio de Cascalho da Coral. O armário/ espelho em serralheria branco e porta em chapa perfurada também branca.












