Design, cultura e sustentabilidade no dia a dia – foi criado como um espaço espontâneo, trazendo temas que orbitam a vida ordinária. Além das conversas online, o projeto também realiza cursos presenciais relevantes voltados a pessoas que querem se aprofundar no assunto

A falta de espaços que debatem a sustentabilidade na esfera da vida privada, fez com que a arquiteta Larissa Gransotto – especializada na área ambiental – e a jornalista Tatiana Fingerhut – à frente do hub Morada Eco – criassem um canal de conversa dedicado ao assunto sustentabilidade. Só de que num formato espontâneo e próximo à realidade da rotina.
Assim nasceu o perfil Cotidianos(co_tidianos) no Instagram, inspirado na economia criativa, que projeta uma agenda de conversas, pautas e motivações que atravessam sete segmentos fundamentais: design, arquitetura, arte, moda, gastronomia, turismo, e bem-estar. Cada episódio, entrevista ou publicação parte de um olhar sensível sobre o cotidiano, revelando como a criatividade e a consciência ambiental se conectam às nossas escolhas diárias: do morar ao vestir, do produzir ao consumir.
“Queremos nos aproximar do público, profissionais e marcas que compartilham uma mesma visão: viver com propósito, estética e responsabilidade. Não ficaremos somente no universo online, mas programamos cursos como o primeiro sobre Materiais Sustentáveis, realizado no último dia 09 de outubro, com a participação da Carol Piccinini da Materioteca Lab. A aceitação e interesse do público foram imediatos e logo as vagas se esgotaram”, contam as idealizadoras do projeto.

O curso sobre Materiais Sustentáveis com condução de Carol Piccinini lotou a primeira edição da agenda na última quinta-feira(09) e revelou a necessidade de continuidade desta conversa. A palestrante chacoalhou o público com a pergunta “As pessoas sabem se os recursos usados em suas obras têm licença ambiental?” A resposta aponta para o primeiro passo de consciência ecológica partilhado como princípio pelas idealizadoras do canal. Escolher produtos de procedência ambiental mexe e transforma toda a cadeia produtiva do setor. A agenda de cursos deve ocorrer mensalmente e a divulgação será concentrada no @co_tidianos