Há 15 anos sem reforma, a Clínica Noe, voltada ao segmento da ortodontia, passou por uma mudança radical nas mãos do arquiteto Walter Schimmelpfeng.
Com 40 m², a clínica foi totalmente revitalizada em uma obra ágil e enxuta que contou, basicamente, com os finais de semana para execução do projeto.
Recepção, lavabo, sala de esterilização e dois consultórios entraram na mira do arquiteto que buscou unir conforto e funcionalidade aliados à estética, com o objetivo maior de proporcionar bem estar ao paciente.
A iluminação confortável e o uso de materiais funcionais, que atendem as normas da vigilância sanitária, além, é claro da acústica, são alguns dos destaques do projeto. De acordo com o arquiteto, uma das inspirações para o projeto foi o movimento atual da ortodontia como estética. Essa concepção ajudou a traçar a proposta elegante dos ambientes.
Madeira para aquecer
Os painéis de madeira que revestem as paredes dos consultórios deixam o paciente mais a vontade e aconchegado. O tom quente da madeira combinado com a iluminação garante a
atmosfera elegante, mas sem perder a neutralidade e a serenidade que uma clinica precisa ter.
Sustentabilidade nos detalhes
O projeto não deixou a sustentabilidade escapar. A redução de resíduos durante a obra foi uma das primeiras ações relacionadas ao tema. O uso de materiais duráveis também se relaciona com a proposta sustentável do projeto. Isso sem contar a energia solar já existente no
consultório e que foi valorizada na arquitetura.
Uma nova marca
Além da reforma, a clínica também ganhou uma nova definição de marca, incluindo o desenvolvimento de uma nova identidade visual, realizado pela própria assessoria do escritório de arquitetura.