Arquitetura brasileira: uma influência global em empreendimentos

Em visita ao litoral norte de Santa Catarina, Amanda Ferber, fundadora e CEO do Architecture Hunter, destacou o retorno da arquitetura brasileira autoral ao cenário internacional. Ferber comparou o atual momento ao período do movimento modernista, que revelou nomes icônicos como Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer. Ela mencionou projetos inovadores como o Infinitá Treehouse, da construtora Blue Heaven, que se destacam tanto no mercado nacional quanto internacional. Exemplos dessa ousadia são os apartamentos com piscinas particulares nas sacadas, demonstrando a singularidade e a criatividade da arquitetura brasileira contemporânea.

A arquiteta Amanda Ferber, fundadora e CEO do Architecture Hunter, um veículo internacional de arquitetura com uma audiência de mais de 3.3 milhões, visitou recentemente o Infinitá Treehouse em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina. Ferber comentou que o projeto é um exemplo do fortalecimento da arquitetura brasileira nos últimos cinco anos, destacando a valorização do trabalho autoral e inovador dos arquitetos pelas construtoras e incorporadoras do país.

“Este movimento traz a arquitetura do Brasil de volta ao cenário internacional, como nos tempos do modernismo brasileiro, marcado pela tropicalização e que revelou nomes icônicos como Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado. Esses arquitetos não apenas moldaram a paisagem urbana com suas obras únicas, mas também estabeleceram o Brasil como uma referência mundial em arquitetura. Hoje, a população voltou a ser mais exigente em relação aos seus imóveis, na busca por inovação e originalidade. E, ao analisar isso, algumas incorporadoras encontraram espaço para adotar uma arquitetura autoral”, afirma a especialista.

Ferber, atual brand voice da construtora, destacou que a nova geração de arquitetos brasileiros tem se destacado pelo uso de materiais locais e pela integração da natureza nos projetos arquitetônicos, exemplificado pelo Infinitá. Essa abordagem traz uma nova identidade à arquitetura contemporânea brasileira, inspirando empreendimentos em várias partes do mundo, como a ‘Concrete House’ em Melbourne, na Austrália.

O CEO da Blue Heaven, Fabrício Bellini, anunciou uma série de vídeos intitulada ‘Heaven Sculpted’, que destacará a importância da inovação nos empreendimentos, incluindo o Infinitá Treehouse e o Monolyt. “Vamos transformar nossos projetos em obras de arte e compartilhar isso com o mundo, mostrando o potencial arquitetônico da nossa região”, disse Bellini.

O Infinitá Treehouse se diferencia com elementos únicos, como pisos de pedras vulcânicas e fachadas com piscinas suspensas em varandas de vidro ‘extra clear’, altamente translúcido e que evita a ‘deformação’ da imagem das pessoas quando em contato com a água. Possui também soluções personalizadas oferecidas pela construtora, como a integração de automação de alta tecnologia, até mesmo na área do churrasco. Além disso, o empreendimento conecta os moradores com a natureza, cercado pela Mata Atlântica e com vista para o mar.

Desenvolvido pelos escritórios de arquitetura Triptyque e Architects Office, liderados por Greg Bousquet e Sávio Jobim, os apartamentos do Infinitá Treehouse variam de R$ 7 milhões a R$ 22 milhões, com a cobertura triplex oferecendo mais de 760 m² de área privativa.

Sobre a Blue Heaven Empreendimentos

Liderada por Fabricio Bellini, com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário, a Blue Heaven Empreendimentos busca oferecer um jeito de morar inovador e confortável em harmonia com o meio ambiente. Com a filosofia “Building With Nature”, a empresa utiliza inteligência construtiva e tecnologia para promover o equilíbrio entre vida e natureza, contribuindo com a sustentabilidade e trazendo arte às regiões onde está presente.

Leia também

Em destaque