Arquitetura funcional: transformando ambientes com otimização de espaços

Por
Melina Maciel

Projeto assinado pela arquiteta Esther Rosemberg

Este projeto de reforma, situado em uma casa de 163 m², no condomínio Esmeralda Leste Residencial, no Corredor dos Araçás, em Feira de Santana, nasceu do desejo de criar um espaço que fosse, ao mesmo tempo, aconchegante e funcional. “Desde o início, pensei em evitar ao máximo o desperdício de materiais, otimizando cada etapa da obra”, contou a arquiteta Esther Rosemberg.

Através de um layout inteligente, os ambientes foram transformados com apenas duas intervenções estruturais: a demolição de duas paredes e a ampliação de uma laje no terreno excedente. “Isso permitiu a criação de uma área gourmet incrível, com elementos naturais, como a pedra portuguesa, que traz sofisticação. No andar superior, esse ajuste permitiu a criação de um closet super espaçoso, tornando o projeto ainda mais prático”, completou.

A otimização dos espaços foi uma prioridade, resultando na inclusão de um louceiro encantador, estrategicamente posicionado: “Buscamos aproveitar todos os espaços, e conseguimos trazer um louceiro incrível para o vão abaixo da escada que, no dia a dia, fica camuflado por um painel, que veste toda a parede”, explicou.

O uso da madeira em diferentes áreas da casa trouxe uma sensação de unidade e acolhimento, aquecendo o espaço com sua textura e cor. A iluminação indireta complementa essa sensação, criando um ambiente convidativo e harmonioso: “Para trazer um pouco de descontração, pontuei toques de cor, como na poltrona ponto, que é uma peça com um super design”, comentou Esther Rosemberg. “Cada detalhe foi pensado, para tornar esse projeto único”, concluiu. Um projeto que não apenas atenda às necessidades dos moradores, mas também reflita um estilo de vida contemporâneo e acolhedor. O resultado final é uma casa que harmoniza conforto, estética e funcionalidade, tornando-se um verdadeiro lar.

Leia também

Em destaque