Arte, elegância e leveza compõem o Living Sopro criado por Andressa Venturini para a CASACOR Santa Catarina – Florianópolis 2025

Foto: Divulgação

Uma expressão da elegância atemporal que nasce do encontro entre arquitetura, arte e memória afetiva. A partir desta tríade, a arquiteta Andressa Venturini apresenta o Living Sopro em mais uma participação na CASACOR Santa Catarina, desta vez no antigo Parque Gráfico da NSC Comunicação, em Florianópolis. A maior mostra de arquitetura, design, arte e paisagismo das Américas permanece em cartaz até o dia 9 de novembro

Foto: Divulgação

Entre tantos pontos focais ao adentrar o ambiente criado por Andressa e sua equipe, o olhar certeiro da arquiteta para as artes desponta visualmente com a nova coleção da artista Mitushi. Conhecida por sua linguagem visual sensível, leve e profundamente meditativa, a ceramista escolheu o Living Sopro para o pré-lançamento de obras inéditas.

“A presença dessas obras confere ao espaço não apenas valor estético, mas também curatorial, conectando arte contemporânea e arquitetura de interiores de forma autêntica e sofisticada. As peças da Mitushi dialogam diretamente com o conceito do projeto, contribuindo de forma expressiva para a atmosfera contemplativa, fluida e poética do Living Sopro. Mais do que compor o ambiente, elas o expandem”, reflete Andressa.

Foto: Divulgação

O ponto de partida para o living foi criar um espaço que funcionasse como um respiro dentro de casa, um lugar onde o tempo desacelera e a presença se torna prioridade. Assim, a paleta de materiais e texturas traz elementos naturais, como madeira, pedra, tecidos leves e superfícies orgânicas, que dialogam com a ideia de fluidez e acolhimento. 

Foto: Divulgação

Já o latão, usado pontualmente, reforça o caráter refinado do ambiente, refletindo a luz com discrição e colaborando com o cenário de um luxo sutil, silencioso, mas presente. Entre os espaços que compõem o living, a biblioteca destaca-se por carregar uma forte carga emocional inspirada nas memórias da infância da arquiteta. Andressa resgata a nostalgia dos momentos vividos entre livros, traduzida em um canto de introspecção, calma e afeto. Um espaço onde o tempo desacelera.

O living foi concebido a partir da planta original do apartamento do futuro empreendimento que será erguido no mesmo lugar onde a CASACOR está sediada. A proposta respeita fielmente a distribuição dos espaços e circulações previstas no projeto definitivo, valorizando o que já está sendo pensado para os futuros moradores.

Foto: Divulgação

Sem alterar ou mascarar a estrutura base, o ambiente se apoia nela como parte essencial do conceito de um espaço real e possível. A planta foi respeitada em sua essência com escolhas que exploram fluidez, luz e respiro, mantendo a funcionalidade que será exigida no uso cotidiano.

“O Living Sopro é um ambiente para ser vivido, uma pausa na rotina e um convite à contemplação. É sobre o que acreditamos no escritório, uma arquitetura pensada para pessoas, com alma, com arte e com memória”, finaliza Andressa.

Foto: Divulgação

Leia também

Em destaque