Artefacto e Artefacto Beach & Country inauguram Mostra 2024

Meu lugar é o tema das Mostras Artefacto 2024, apresentando ambientes capazes de promover um real encontro entre talentos criativos: arquitetos – e/ou designers de interiores -, e seus homenageados. Assim, as Mostras Artefacto e Artefacto Beach & Country, D&D, deste ano, se propõem a investigar esses dois mundos, convocando cada criador a se inspirar em uma personalidade para projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seus convidados – mas também eles -, pudessem chamar de seus.

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda. O contato direto com a natureza, mas, também, a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 14 ambientes que compõem a mostra deste ano. Espaços em condições de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas pelos profissionais: Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?

Em paralelo, nosso showroom apresenta a coleção Vér – Edition 2024. A sétima desenvolvida pela diretora – criativa Patricia Anastassiadis para a Artefacto, que dialoga com a leveza, com o movimento e com o resplendor da natureza, por meio de peças que desvelam um design contemporâneo, de caráter intemporal. Cara “Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural”, explica Patricia.


“Minha ideia foi encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. As peças têm um caráter escultórico, mas são também extremamente funcionais e confortáveis”. Para atingir tal efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada, em um trabalho muito cuidadoso, que une a indústria e o artesanal.

“Nossas coleções são apresentadas, anualmente, antes da temporada internacional do design, o que reforça nosso compromisso com a integridade do nosso desenho”, pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto.”Quase cinco décadas depois da nossa fundação, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias”, afirma. Segundo Bacchi, somente a partir de processos avançados – que permitem dobra, curvatura e usinagem sofisticadas – foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. “Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade”, resume ele.  

Líder de mercado no sul dos Estados Unidos. Presente em edifícios projetados por Antonio Citterio, Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a Artefacto se prepara para alçar vôos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural.

MOSTRA ARTEFACTO 2024

Bc Arquitetos, Bruna Mokfa, Debora Valente, Gabriela Angonese Arquitetura, Hayasaki Arquitetura, Lethicia Panossian, Luciana Almeida e Rocha Andrade Arquitetura participam desta edição da Mostra Artefacto 2024.

Bc Arquitetos / @bcarquitetos

Despojado, repleto de elementos naturais e livre de qualquer excesso, o living com jantar integrado, projetado pelo BC Arquitetos, em sua terceira participação da Mostra Artefacto, reproduz uma atmosfera leve, quase cenográfica, onde a suavidade da composição é tomada com recurso de estilo paraevidenciar os poucos, e bons, móveis e objetos.

O minimalismo etéreo é endossado por coleções de caixas, castiçais e obras de arte de peso,cuidadosamente selecionados pelo homenageado, o consultor de estilo Aldi Flosi, que incluiu peças do seu acervo na ambientação. Com cerca de 46m², estar e jantar, o espaço tem na funcionalidade sua principal premissa, condição expressa por móveis como o módulo Meteóra, as mesas de centro Boyang, as poltronas Mentha, a mesa de jantar Eclipse e a caixa bar Pietra, compondo um lounge de convívioelegante e acolhedor. 

Perceptível em cada detalhe, a delicadeza, elemento que se faz sempre presente nas criações do escritório, é perceptível na escolha dos tecidos, dos revestimentos e até na vegetação,Em resumo, um ambiente no qual nada parece excessivo ou acessório. E onde a estética clean se revela na rigorosa curadoria dos móveis e objetos.

Bruna Mokfa / @bruna.mokfa

Um home-office funcional, mas sem deixar de lado a originalidade. Foi essa a proposta da arquiteta Bruna Mokfa, em sua terceira participação na Mostra Artefacto. Um ambiente de 61m², inspirado narotina da artista Laís Demarchi, designer de joias, que se destaca pela abordagem artesanal e pela preocupação com práticas sustentáveis.

Para imprimir exclusividade ao espaço, a arquiteta e designer de interiores, optou por tons neutros para evidenciar os elementos mais imponentes, como o mobiliário. “Usei a mesa Lena para a sala de reunião, o que trouxe a sensação de um lugar muito privado, quase de refúgio, para ser usado tanto em reuniões, como nos momentos de criação”, explica ela. Já a poltrona Wiggins foi alocada em um confortávelcanto de leitura, assim como elegante módulo Discovery, posicionado na sala de espera.

A diversidade de texturas é um elemento que ganha destaque. Tecidos nas paredes, veludo na poltrona e linho nos detalhes, ajudam a criar uma estética acolhedora e refinada, que fica ainda mais realçada pelos acabamentos originais no piso. Arrematando a composição, boisseries nas paredes e uma curadoria primorosa das obras de arte e objetos.

Débora Valente / @deboravalentedv

Com 52m², o living-lounge da designer de interiores Débora Valente seduz por sua atmosfera instigante, criada sob medida para Daniela Gontijo, CEO da Louis Vuitton. O universo luxuoso da grife francesa, assim como o estilo da homenageada – a primeira mulher a assumir o comando das operações da marca no Brasil -, aparecem refletidos em um ambiente de estar, e em um lounge com jantar, contemporâneos e originais.

Uma base de cores neutra, com destaque para os tons terrosos, evidencia as texturas bem marcadas e os móveis, escolhidos a dedo, para compor os diferentes setores do espaço. “Essas cores nos ajudam adesacelerar o ritmo agitado do dia a dia, colaborando para que possamos aproveitar melhor o ladoenvolvente do lar”, reflete a designer.

A harmonia evocada pela designer se faz presente no desenho de móveis como o aparador Emile, a coluna de jantar Alderaan, as mesas laterais Croma e Shade. Peças não apenas funcionais, mas que a partir deseu design livre de excessos, se colocam em fina sintonia com os dias de hoje. Por fim, o módulo Orfei, os puffs Nick e Dorset, assim como a caixa bar Pietra respondem pela atmosfera convidativa e agradável do ambiente.

Gabriela Angonese Arquitetura / @gabiangonese

Em sua primeira participação na Mostra Artefacto, a gaúcha Gabriela Angonese projetou este living com jantar integrado, de 65m², para homenagear a empresária Esther Schattan. Inspirada pelo estilo de vida da empresária, a arquiteta criou um espaço generoso para receber a família com todo o conforto a elegância.

Principal elemento da composição, o sofá Eos – que aparece acompanhado das modernas e leves mesas laterais Boyang – colabora para tornar o living ainda mais funcional e convidativo. Interligando as áreas de estar e jantar está o buffet Greta, que ainda serve de apoio para a mesa Lena. Por fim, a impactante moldura Aka surge em uma inspirada composição que ocupa uma das paredes centrais do ambiente.

A sensação de harmonia e de equilíbrio que emana do espaço advém, segundo a arquiteta, do uso de revestimentos em tonalidades neutras, texturas e estampas originais. Assim como dos bouclês, couros elâminas de madeira naturais, além dos muitos pontos de cor, presentes nos acessórios Artefacto Home, que ajudam a imprimir uma atmosfera ainda mais contemporânea e intimista à composição.

Hayasaki Arquitetura / @fabianohayasakiarquiteto / @taniahayasaki

Em sua quinta participação na Mostra Artefacto, o casal Fabiano e Tania Hayasaki apresenta um lofl com cerca de 80m², cheio de referências contemporâneas para um tema que é paixão nacional: o futebol. Como homenageado, o jogador Edmílson Moraes, pentacampeão mundial com a seleção brasileira, e, atualmente, à frente da Fundação Edmílson, instituição que, desde 2005, auxilia crianças carentes.

Ao todo, são três ambientes que evocam a afetividade, a carreira vitoriosa e o prazer do jogador em compartilhar a vida em família. Na base da composição, revestimentos em tonalidades rebaixadas, móveis em tons terrosos, além de ferragens metalizadas em dourado. Uma mistura equilibrada de materiais que, somada à iluminação cuidadosa e lúdica, resultou em um estar, conjugado com jantar,moderno e convidativo.

Integrados, os espaços foram setorizados pelo desenho do mobiliário, que valoriza o conforto e realça aslembranças da trajetória profissional do jogador. Caso da estante no quarto, que surge em composiçãocom a cabeceira Maschio, o banco Emile, e a mesa de cabeceira Lou Lou. Ou ainda do módulo Escape, dapoltrona Phili e do pu Dorset, no estar.

Lethicia Panossian / @lethicia_panossian

A sensação de exclusividade e glamour nortearam a designer de interiores Lethicia Panossian, na composição deste lofl, com 67m², projetado para sua estreia na Mostra Artefacto. Ao homenagear o apresentador Amaury Júnior, a profissional investe em uma estética luxuosa, traduzida em espaços cheios de brilhos e revestimentos sofisticados.

Com base em uma paleta de tons o white, o requinte da composição fica evidenciado pela iluminaçãocênica e pela primorosa junção de muranos metalizados, cristais com toques dourados, perolados e bronze. Isso, sem falar das muitas, e diversas, texturas e tramas dos tecidos, carpetes e estofados, além das obras de artes e esculturas.

“O ambiente reflete, coincidentemente, o estilo dos meus interiores, sempre construídos com base em muita exuberância e exclusividade, e com especial cuidado na seleção das cores e texturas, pensadas para dotar os espaços de toda amplitude e grandiosidade” possíveis, conta Letícia. “Trata-se daatmosfera perfeita para realçar um mobiliário como o da Artefacto, que representa um verdadeiroconvite ao acolhimento, tão bem expresso em peças como o módulo Kubrik e a cabeceira Piet”, resumeela.

Luciana Almeida / @lucianaalmeidaarquitetura

Em sua sexta participação na Mostra Artefacto, a arquiteta Luciana Almeida, explora as muitas nuances da feminilidade, em um living com jantar, de aproximadamente 58m². O espaço homenageia ajornalista Mônica Salgado. Segundo ela, uma mulher delicada e, ao mesmo tempo, muito forte. “Sua beleza, seu carisma e, sobretudo, sua determinação em alcançar seus objetivos são inspiradores. Mas também pesou o fato dela trabalhar com moda, que eu amo, e gostar de cor de rosa, que eu também adoro”, diz.

Confortável, o ambiente traz um estar intimista, com dois módulos Austral posicionados de frente, um para o outro, para estimular o convívio e as conversas, assim como as poltronas Liberty e as cadeiras Silhouette e Hara.

Para reforçar ainda mais a estética delicada da composição, os revestimentos exibem tonalidadessuaves, sobretudo o nude, o bege e o rosa. Além de texturas agradáveis ao toque, mas de presença marcante, como a do veludo, do bouclê e da camurça, determinando assim um ambiente harmonioso e muito acolhedor. “Leve e suave, mas nem por isso, menos elegante”, afirma a profissional.

Rocha Andrade Arquitetura / rochaandradearquitetura

A sensação de leveza caracteriza este lofl de 54m², com estar, jantar e quarto, criado pela arquitetaCristina Rocha Andrade e pela designer de interiores, Patricia Rocha, do escritório Rocha Andrade Arquitetura. Homenageada pelo duo, foi a cantora Ana Clara, que inspirou a estética limpa, e semmaiores excessos evidenciada pelo ambiente. “Calmo e acolhedor, trata-se do espaço ideal para a Ana sedesconectar após uma agenda agitada de shows”, conta Cristina.

Móveis protagonistas, a composição dos sofás Geta, complementada pelo conjunto de mesas componíveis Carlo, imprime um toque de contemporaneidade ao living. Uma solução de efeito, que assegura uma flexibilidade ainda maior ao layout, ao permitir ajustes sempre que necessários.

Já a moldura Elie realça ainda mais o painel de quartzo, valorizando ainda mais ainda mais o seu desenho e o do par de poltronas Times. Por fim, no quarto, a cabeceira Harrison, revestida em couro, sealinha, com precisão, ao ideal de contemporaneidade e nobreza perceptível em todo o projeto.

MOSTRA ARTEFACTO BEACH & COUNTRY 2024

André Leite e Bruna Ximenes, Beatriz Siqueira, Bruna Marrucci Arquitetura e Interiores, Camila Amabile, Celine Lupi Arq + Design e Joia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores participam desta edição da Mostra Artefacto 2024.

André Leite e Bruna Ximenes / @ximenesleitearquitetura

Projetado pelos arquitetos André Leite e Bruna Ximenes para a modelo Cássia Ávila, este lofl, com 96m², poderia muito bem estar localizado numa praia paradisíaca, ou em uma paisagem bucólica nocampo. Com base em premissas como conforto, descontração e elegância, os profissionais criaram, defato, um ambiente original, que surpreende pela sua curadoria primorosa e autenticidade.

Com estar e jantar integrados, a escolha dos móveis priorizou peças capazes de criar uma atmosfera, a um só tempo, luxuosa e instigante. Caso, por exemplo, da mesa de jantar Navagio e das cadeiras Batar. Assim como do módulo Noronha, do sofá Direc e das poltronas Mayu e Mios. Entre os revestimentos, obranco, o bege, além de uma pitada de mostarda, serviram de base para a criação de um visual harmônico e equilibrado.

Materiais como mármore, palha, pedra, madeira e tecidos nobres, somados à iluminação cuidadosa e bem marcada, realçaram ainda mais os detalhes e ajudaram a setorizar os diferentes espaços. O toque final ficou por conta de fotos da própria modelo, a maioria delas em poses icônicas, adicionando umtoque pessoal e glamuroso ao ambiente.

Beatriz Siqueira / @beatrizsiqueiraarq 

Ao homenagear Marcos Vieira, galerista com gosto apurado e olhar singular, a designer de interiores Beatriz Siqueira tomou como base a arte e a habilidade de Vieira em transformar sua galeria em umlugar permanentemente em movimento. Como resultado, surgiu este grande lounge, com 113m², que se conecta diretamente a um deck externo, e no qual a bem estudada paleta de cores promove uma integração que salta aos olhos. Imprimindo uma funcionalidade fluída ao ambiente, o mobiliário reforça a estética dinâmica almejada pela profissional. A linha See por exemplo agrega flexibilidade. Já a mesa de jantar Pantar, os puffs Lupion e Kamari, e as poltronas Moh e Kamari, evocam o bem-receber, umacaracterística marcante da personalidade do homenageado.

Dotado de um paisagismo digno de nota, o ambiente, como um todo, foi elaborado a partir de tonalidades suaves, combinadas ao verde alpine e ao sage. Cores capazes de colocar em destaque as muitas obras de arte que, estrategicamente posicionadas, se espalham por suas paredes. “Intimamente ligado à natureza e à arte, trata-se de um espaço que une a generosidade de um lounge ao frescor de um jardim”, resume Beatriz.

Bruna Marrucci Arquitetura e Interiores / @brunamarrucci.arq

Um espaço de convívio moderno e flexível, com contrastes marcantes produzidos pela diversidade demateriais, marca a estreia de Bruna Marrucci na Mostra Artefacto Beach & Country. Com 62m², o estar explora a madeira, o concreto e as cores neutras e atemporais. Em contraponto, mármore, metais, tecidos nobres e obras de arte entram com vigor e requinte, criando uma atmosfera contemporânea e muito convidativa.

Homenageando Luiza Helena Trajano, a arquiteta se inspirou na trajetória empreendedora da empresária e no simbolismo de suas conquistas como mulher. Com isso, o ambiente ganhou toques eminentemente femininos. “A Luiza adora obras de arte, e, o ambiente, conta inclusive com um quadrode Burle Marx, além de muitos arranjos florais, que imprimem suavidade e sofisticação ao espaço”,conta ela.

Em sintonia com a proposta, o mobiliário reforça a função de convívio. O módulo Yar se estende por todo o living, amparado pela poltrona Maros e pela imponente mesa componível Talpe. Com seu tampo de mármore e a coluna de Jantar Tibau, foi pensada para contemplar as mais diversas finalidades, das refeições às reuniões de negócios.

Camila Amabile / @camilaamabilearquitetura

O lofl de 60m² projetado por Camila Amabile, estreante na Mostra Artefacto Beach & Country, estáalinhado à necessidade contemporânea de conceber a casa como um refúgio. No caso, para atender ao dia a dia da jornalista Karin Bravo, que, segundo a arquiteta, por conciliar muitas atividades, precisa, aochegar em casa, simplesmente desacelerar. “Meu espaço foi pensado como um lugar para ela recarregar as baterias, mas, também, para inspirar a jornalista que precisa escrever textos e fazer leituras”, explica.

Nesse sentido, a iluminação recebeu atenção especial. Bem marcada, ela delimita os diversos setores, que exibem uma paleta de tons claros com toques de preto, gerando intensos contrastes. Ao mesmo tempo em que o mobiliário, com apelo contemporâneo, possibilita a criação de diferentes atmosferas noambiente. O sofá Jaen, por exemplo, com seu conforto despretensioso. A poltrona Luisa, acolhendo osmomentos de leitura e estudo. No mais, paredes com texturas variadas, pinturas artísticas em relevo, e pedras naturais evocam uma composição acolhedora, onde o conforto se faz presente em cada detalhe. Sem excessos, mas com afetividade e funcionalidade.

Cilene Lupi Arq + Design / @cilenelupi

A influenciadora e apresentadora Natalia Hamada, personagem de destaque no universo da decoração e do design de interiores, é a homenageada da arquiteta Cilene Lupi neste charmoso lofl, de 72m². Umespaço elegante, com atributos femininos exaltados, que não se prende a um estilo, mas ao bem-estar e ao conforto de quem o visita.

Presente em todo o ambiente, o apelo ao natural fica ainda mais realçado pelo piso de madeira, pela iluminação intimista e pelos tons neutros e terrosos. Enquanto formas orgânicas, além da rica mistura de texturas nos tecidos, evocam leveza, sensualidade e acolhimento. “Nos meus projetos sempre penso emboas condições de circulação, capazes de permitir plena integração entre os moradores e seus convidados.”

Delicado, o mobiliário funciona como elemento de conexão entre os diferentes setores: estar, sala de jantar e dormitório. Caso do módulo Zazah, com suas linhas curvas, da poltrona Tanah e da mesacomponível Paloh. Móveis em direta conexão com as texturas que envolvem o ambiente. Assim como o mural da artista Raquel Gorzalka, que coloca em destaque a cabeceira Trapanni, a mesa de cabeceira Kelor e a mesa lateral Moh.

Joia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores / @joiabergamo

Inspirada por seu amor pela vida à beira mar e pelas paisagens litorâneas, a arquiteta Joia Bergamo criou este living com jantar, que incorpora o frescor das praias à decoração, e preza por uma funcionalidade simples, porém sofisticada e convidativa. “Adoro a vida à beira mar. Um dia, um grande amigo me disse: ‘casa é um aglomerado de edificações, mas lar é um sentimento’. Esta frase ficou na minha memória e resolvi aplicar a este projeto”, conta ela.

Acolhedor, o ambiente explora uma paleta de cores suaves, além de tecidos atraentes, do ponto de vistatátil e visual, que imprimem ao mobiliário uma sofisticação despojada. Caso do módulo Pluma e o doconjunto de mesas laterais Gaivota e Nusa, e ainda da mesa componível Biak, que sugerem um estarharmonioso e equilibrado. 

Enquanto, na área do jantar, a coluna Sabang e as cadeiras Pasu oferecem oconforto necessário aos convidados. Lúdico e funcional, o ambiente ganhou ainda uma bossa especial ao incorporar a seu desenho flores e areia de praia naturais, além de aromas cítricos. “Sempre me sinto realizada quando o cliente entra no seu apartamento, ou casa, fica feliz e quer ficar ali. Sinto que o meuobjetivo foi alcançado. Lar é um lugar que quero chamar de meu”, conclui.

Leia também

Em destaque