Biofilia na arquitetura: NEOBAMBU aposta em produtos tecnológicos, sustentáveis e conectados à natureza

A biofilia se baseia no conceito de uma afinidade inata do ser humano com a natureza, premissa que vem ganhando significativa popularidade na arquitetura. Projetos que adotam essa abordagem criam espaços que estimulam os sentidos e melhoram a qualidade de vida, alinhando estética e funcionalidade a princípios ecológicos. Há mais de 20 anos, a NEOBAMBU atua no mercado propondo alternativas sustentáveis para materiais naturais, como a LUNAWOOD, marca finlandesa que é referência mundial em acabamentos de madeira natural termotratada.

Como a madeira contribui para o conceito de biofilia? O aconchego de um projeto só é verdadeiro quando as pessoas podem interagir com ele, e a imperfeição natural traz consigo a beleza da oxidação da madeira e o surgimento de veios ao longo do tempo, ou seja, envelhece de forma autêntica. A LUNAWOOD não utiliza componentes químicos para manter a durabilidade de sua madeira; mesmo assim, ela apresenta alta resistência devido à tecnologia moderna aplicada.

“Procuramos promover o bem-estar e uma conexão profunda com o ambiente natural, sempre alinhados ao uso de materiais sustentáveis. Projetos que adotam essa metodologia criam espaços que estimulam os sentidos e melhoram a qualidade de vida, unindo estética e funcionalidade a princípios ecológicos”, explica Francine Ferrari, cofundadora da marca.

Para se ter ideia da dimensão, a LUNAWOOD traz com exclusividade para o Brasil, a madeira natural com alta durabilidade para áreas externas. Ensaios indicam durabilidade de até 30 anos sem manutenção, pois há 20 anos a empresa trata a madeira de forma natural. 

Entre as opções de produtos do portfólio, a Pinus finlandês termotratado pode ser adquirido no Brasil, na opção de deck, ripas modulares e revestimento ripado, podendo ser utilizados em forros, painéis, fachadas, pergolados e brises.  A tecnologia de termotratamento consiste em aquecer a madeira a uma temperatura de pelo menos 250 graus Celsius enquanto o material é protegido com vapor de água para não perder as suas caraterísticas, além de fornecer proteção. Como resultado do processo a madeira se torna com algumas outras propriedades físicas e químicas e continua sendo um produto amigo do ambiente agora com múltiplas utilidades. Esta técnica ainda deixa a madeira mais estável e adaptável em climas quentes e frios, sendo perfeita para um país continental como o Brasil que possui diversas variedades de clima.

Entre as opções de produtos do portfólio, a Pinus finlandês termotratado pode ser adquirido no Brasil, na opção de deck, ripas modulares e revestimento ripado, podendo ser utilizados em forros, painéis, fachadas, pergolados e brises. A tecnologia de termotratamento consiste em aquecer a madeira a uma temperatura de pelo menos 250 graus Celsius enquanto o material é protegido com vapor de água para não perder as suas caraterísticas, além de fornecer proteção. Como resultado do processo a madeira se torna com algumas outras propriedades físicas e químicas e continua sendo um produto amigo do ambiente agora com múltiplas utilidades. Esta técnica ainda deixa a madeira mais estável e adaptável em climas quentes e frios, sendo perfeita para um país continental como o Brasil que possui diversas variedades de clima.

Sobre NEOBAMBU

Fundada em 2006, a empresa nasceu propondo alternativas sustentáveis para materiais naturais. Nesses 18 anos, a empresa trabalha para unir diversas dessas fontes em um único portfólio. Hoje, posicionada como uma curadoria de produtos mundiais, possui duas marcas próprias – NEOBAMBU, WOODPARQUET e SOUL EXOTIC HARDWOOD e três representadas – PARKY, TIMBERTECH e LUNAWOO. Todas em sinergia com o seu DNA que é trazer de cada continente o maior potencial em material natural que una tecnologia, design, garantia e baixo impacto ao meio ambiente. 

Instagram: @neobambu

Site: http://www.neobambu.eco.br/

Leia também

Em destaque