Com investimentos na ampliação de suas plantas industriais, inovação e sustentabilidade, empresa deve se tornar uma das cinco indústrias mais relevantes do seu segmento nos próximos anos
A Brasilux, fabricantes de tintas do mercado brasileiro, completou 30 anos. Fundada em 1993 por iniciativa dos sócios, Caio Panegassi, que trabalhava na época como representante comercial e Kelly Diniz, atual presidente da companhia, a Brasilux iniciou suas atividades com uma linha industrial produzindo esmaltes sintéticos, mas rapidamente expandiu sua atuação e hoje possui um dos maiores portfólios do mercado, oferecendo soluções completas para os setores industrial, imobiliário, automotivo e moveleiro.
Atualmente a companhia é um dos dez maiores players nacionais de seu setor, com cinco fábricas, sendo três na cidade de Matão (SP), uma em São Carlos (SP) e outra no Paraguai, que empregam, ao todo, mais de 400 pessoas. Seus produtos, por sua vez, estão presentes em mais de cinco mil pontos de venda de todo o país e são comercializados, também, para países de toda América Latina e parte do continente africano. Apesar disso, seus planos preveem voos ainda mais altos, com sua consolidação como uma das cinco maiores empresas do ramo nacional de tintas nos próximos anos.
Ao longo de seus 30 anos, a empresa enfrentou diversos desafios para alavancar seu crescimento e superar os momentos econômicos desafiadores do país. Hoje, a grande aposta da Brasilux é ampliar e modernizar seu parque fabril, de modo a seguir expandindo seu portfólio de produtos em todos os mercados em que atua. Para isso, a empresa planeja centralizar todas as suas atividades em uma só planta industrial, que será instalada no Distrito Industrial de Matão, em uma área 10 vezes maior. Esta mudança deverá melhorar a logística e produtividade da empresa. Ainda, esta reorganização contribuirá decisivamente para o seu crescimento em segmentos promissores, como o mercado de repintura automotiva, através de sua linha automotiva com vários produtos e uma cartela enorme de cores, o que comparado com a concorrência, é um grande diferencial.
“Inovação sempre fez parte do DNA da Brasilux. Estamos constantemente aprimorando nossos produtos tornando-os cada vez mais competitivos e aumentando sua qualidade. Fabricamos uma variedade imensa de tintas e não é qualquer indústria que tem a capacidade de desenvolver tantas linhas de produtos e atender as exigências de diferentes tipos de clientes e mercados”, afirma Kelly Diniz, presidente da Brasilux.
Expansão da linha de produtos
Para suportar o processo de crescimento a longo prazo, investimentos vultuosos vêm ocorrendo em áreas como tecnologia, inovação e performance. E, para alcançar seus objetivos, uma das principais apostas da Brasilux é a expansão e aperfeiçoamento de sua linha de produtos nas diversas frentes em que atua. A linha imobiliária, por exemplo, surgiu seis anos depois da fundação da empresa. “No começo, fazíamos a venda direta para indústrias, depois, começamos a vender em lojas. Nosso primeiro produto no segmento imobiliário foi o esmalte Brasilar, o sucesso foi tão grande que os próprios lojistas pediram para aumentarmos essa linha que conta hoje com diversos tipos de cores”, conta Kelly Diniz. Mais recentemente, a empresa investiu fortemente em tintas decorativas e lançou vários produtos como Cimento Queimado Perolizado, textura que proporciona efeito de brilho perolizado, Brascorten, um revestimento que imita o efeito ferrugem, Comfortherm, uma tinta que reduz a temperatura dos ambientes e o Verniz Efeito Jateado, para ser aplicado em superfícies de vidro, entre outros.
Sustentabilidade e ESG
Não é segredo para ninguém o quanto aspectos de Sustentabilidade e ESG estão ganhando cada vez mais espaço na agenda das grandes companhias. E para a Brasilux, não tem sido diferente. A empresa é pioneira, por exemplo, no lançamento do esmalte ecológico à base de água, que está no mercado há mais de 15 anos e pode ser usado nas linhas industrial e imobiliária. Seu posicionamento vanguardista com produtos amigos da natureza também pode ser verificado na produção de tintas industriais em pó, onde produz-se um produto em pó livre de TGIC (metais pesados). A Brasilux possui outras linhas base de água, como a linha Epóxi, produtos sem substâncias que agridem a camada de ozônio, a natureza e a saúde humana. Neste ano, implantou as embalagens plásticas para alguns de seus produtos da linha imobiliária, que podem ser reaproveitadas de outras formas, como na forma de baldes de lavar roupa ou vaso de plantas.
Segundo Kelly, a missão da Brasilux é bem-estar, proteção e decoração, por isso durante toda a sua existência a empresa adquiriu uma preocupação com o social, procurando acolher a comunidade. Um de seus projetos de maior destaque neste sentido foi a campanha Verde Esperança, que ocorreu em parceria com o Hospital do Amor, referência no tratamento de câncer localizado em Barretos (SP), para o qual a empresa criou uma embalagem específica de tinta acrílica premium cujas vendas foram revertidas, em parte, para o tratamento de pacientes de todo o Brasil que são tratados nestas instalações de forma gratuita. Além desta iniciativa, a empresa também investe constantemente, por meio das leis de incentivo, em projetos ligados ao esporte e mais recentemente patrocinou o FormArte, projeto que capacita artisticamente crianças carentes da região de Matão (SP), desenvolvendo nelas capacidades que, inclusive, contribuirão para seu crescimento como profissionais no futuro, além de muitos outros projetos sociais.
Mesmo com as incertezas vividas por conta do momento desafiador da economia brasileira, que ocasionam questões como falta de matéria prima, em função de escassez e preços elevados, a Brasilux segue otimista em relação à empresa nos próximos anos. Para isso, vem fazendo um trabalho forte para a agregação de novos representantes de vendas, modernização do maquinário e a criação de novas linhas de produtos.
“Realizamos pesquisas de mercado e observamos constantemente as tendências mundiais. Olhamos para aqueles que estão à nossa frente, como o mercado europeu, que dita a tendência no nosso setor. A questão da inovação passa por isso: olharmos para o futuro e adequarmos os nossos produtos à nova realidade. Também nos preocupamos com o meio-ambiente e com a sustentabilidade e nossa linha de produtos reflete diretamente esta preocupação. Vamos continuar trabalhando dessa maneira, sempre nos atualizando, sempre investindo, nos adaptando ao mercado e seguir nosso propósito e nossos planos”, completa a presidente da Brasilux.