“O Espaço Origem Minas 2023 inova mais uma vez, sem perder sua identidade e características marcantes da mineiridade. Uma iniciativa do Sebrae Minas de apoio a pequenos produtores e artesãos mineiros, presente há 5 anos na CASACOR, sempre em espaços icônicos e já aguardados pelo público.
Este ano, o espaço novamente assinado pela arquiteta Cynthia Silva teve como ponto de partida a fachada da casa Hera, com arquitetura Art Decó da década de 40, que faz parte do conjunto de casas que abriga a CASACOR Minas em 2023. O Espaço Origem Minas surge como uma extensão harmônica dessa arquitetura, trazendo uma proposta retrofit ao anexo, que possui estrutura metálica e vidro em seu volume, trazendo leveza, permeabilidade visual e integração entre o interior e exterior.
Os materiais escolhidos para compor o espaço também contam histórias. O piso e parede são em granito rústico mineiro, da região de São João Del Rei, e as bancadas, também em granito, tem sua origem em terras mineiras e batizado de Café Cerrado, devido a semelhança visual com grãos de café. As luminárias também são assinadas pela arquiteta e foram desenvolvidas pela artesã de Carangola – MG, Simone Oliveira. O jardim foi assinado pela paisagista Nana Guimarães, e também propõe essa extensão da casa, que é coberta por Heras, levando em sua composição arbustos de folhagem densa e escura.
Como acontece nos últimos 5 anos, o espaço conta com produtos mineiros premiados como queijo, café e cachaça, além de uma seleção campeã de artistas vencedores do prêmio Top 100 de Artesanato promovido pelo Sebrae Nacional, onde 24 são artistas mineiros e estão com seus trabalhos expostos no espaço.”