O espaço exclusivo batizado de Terrae Brasilis traz lançamentos da Hunter Douglas para compor um grande lounge que fala de Brasil – e consagra o retorno da arquiteta à mostra após um hiato de onze anos.
A Hunter Douglas, segmento de decoração de janelas e produtos arquitetônicos, participa da 37ª edição da CASACOR São Paulo, mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina, que acontece entre 21 de maio e 28 de julho, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Nesta edição, a marca contará com ambiente exclusivo de 160m², assinado pela premiada arquiteta e designer Fernanda Marques, que retorna à mostra após um hiato de 11 anos.
“Retorno à CASACOR de mãos dadas com a Hunter Douglas, em uma parceria que me fez reforçar o prazer por criar, em um espaço que ecoa as raízes brasileiras do meu trabalho.”, salienta Fernanda.
Para a concepção do projeto, Fernanda se inspirou principalmente nas impressões sobre o Brasil ancestral. Segundo a versão oficial, o nome Brasil deriva da abundância da madeira de caesalpinia echinata, popularmente conhecida como pau-brasil, no território recém-descoberto. Da casca dessa árvore era extraída uma resina avermelhada, utilizada pelos indígenas em suas pinturas corporais e pelos portugueses para tingir tecidos. Assim, a cor vermelha brasa da madeira deu origem não apenas ao nome oficial do País – Terrae Brasilis, até 1506, e Brasil, que permanece desde 1527 –, mas também ao seu próprio povo, os brasileiros.
“Retomar as nossas origens me pareceu um caminho natural diante do desafio proposto por CASACOR 2024 de desviar um pouco o nosso olhar para um novo eixo criativo, menos eurocêntrico e mais original”, afirma Fernanda Marques. No amplo lounge do Terrae Brasilis, onde uma sala de estar e um bar se entrelaçam numa atmosfera acolhedora com a otimização de diversos ambientes, a promoção do bem-estar integral e a aplicação da sustentabilidade nos espaços.
A madeira, material primordial, se faz presente no mobiliário e sobretudo na gigantesca abóbada, que recobre o espaço, construída a partir do forro U25 Woodlines da Hunter Douglas, que reproduz, com grande fidelidade, e de maneira sustentável, a matéria-prima. Revestido com lâminas de madeira natural, o produto, normalmente usado em projetos corporativos, foi adaptado de forma inédita por Fernanda em um ambiente residencial especialmente para a mostra.
O imaginário nacional é habilmente evocado, transformando o Brasil em uma fonte tanto poética quanto tangível. Ele se manifesta como uma expressão inspiradora, refletida no design de móveis, como a coleção de mesas Serras, desenhada com exclusividade por Fernanda para a Breton e, que integra tanto uma mesa alta quanto uma mesa de centro, ambas com a sua assinatura marcante. Além disso, transparece na cuidadosa seleção de obras de arte, destacando artistas de diversas correntes artísticas brasileiras, como Caetano de Almeida, Marcos Amato e Túlio Pinto. Esses elementos convergem para criar um ambiente que não apenas encanta visualmente, mas também evoca a rica tapeçaria cultural do Brasil. O revestimento metálico ‘Quadroline’, da Hunter Douglas, na cor branca, reveste todas as paredes do lounge e serve de requadro para as obras de arte.
“O desenho do ambiente é centrado em uma peça emblemática de um dos meus projetos mais recentes: o sofá Landscape, fabricado pela Breton. Livre e solto, ele evoca a sensação de uma grande ilha, conectando-se à ideia de conceber o Brasil como uma extensão territorial vasta, particular e única em meio à geografia global”, explica Fernanda. É ao redor dessas peças que os demais móveis se articulam, proporcionando vislumbres de outras ‘terras’, referindo-se às áreas do bar, do lounge e do espaço externo.
Para a parte externa do ambiente, a arquiteta criou um jardim de inverno com acesso livre para os visitantes e usou a Cobertura Romana FP500 S, da Hunter Douglas, para proteção contra o sol. Em uma das extremidades do lounge, criou-se 3 molduras generosas para receberem as linhas de cortinas da Hunter Douglas, Silhouette® Halo™, Pirouette® e Duette®, produtos exclusivos e patenteados pelamarca, que contam com a motorização PowerView®, tecnologia que permite o acionamento por controle remoto, celular ou tablet. O sistema permitirá que os visitantes descubram imagens que também remetem a paisagens do Brasil.
“Herança bem-vinda do período pandêmico, por diversas razões, percebo que o espaço doméstico se tornou o grande centro de entretenimento da família. Se na cozinha muitos se desdobram na produção de seus pratos favoritos, outros querem fazer do bar, o seu grande palco cênico”, observa a arquiteta. As portas do mobiliário da área do bar são revestidas com material metálico perfurado. No interior, o painel Translúcido 3Form Chroma, também da Hunter Douglas, cria um fundo iluminado e traz ainda mais destaque para o ambiente, além do lançamento da mesa alta em mármore que reforça a ideia de bar e contrasta com os elementos metálicos do entorno.
Para Fernanda, a CASACOR São Paulo, além de principal mostra de design de interiores nacional, é um espaço privilegiado para o debate de questões relevantes na área. “Em última instância, ela reflete nossas dinâmicas de vida. E, a partir do compartilhamento de diferentes visões dos nossos espaços comuns, podemos dar visibilidade a conhecimentos e práticas que fazem parte do nosso cotidiano profissional, mas que podem contribuir para a elaboração coletiva do morar”, conclui a profissional.
Sobre Fernanda Marques
Formanda da prestigiada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, a FAU USP, a carreira de Fernanda Marques segue a mesma linha conceitual que caracterizou seus anos de formação: o exercício integrado das várias disciplinas. Arquitetura, Interiores e Design de Produto estão entre as áreas de atuação de seu escritório situado na Vila Olímpia, em São Paulo. Em todas elas, a manutenção de um único estilo: limpo e contemporâneo, sintonizado com o melhor da arte e do design internacionais. Uma realidade atestada nas residências de Malibu e Barbizon, São Paulo, Nova York, Miami e Lisboa. De casas paradisíacas à beira-mar a grandes empreendimentos imobiliários. De showrooms para conceituadas grifes–tais como os de Ermenegildo Zegna, John John e L’Occitane–à bem-sucedidas participações nas principais mostras de design de interiores brasileiras.
Apenas na última década, o escritório conquistou dezenas de prêmios, entre eles, DesignAwards, Americas PropertyAwards, IFAwards, IDA Design, RDI–Retail Design, AcquisitionInternational Awards (global excellence awards), Acquisition International Awards (the voice ofmodern business), Latin and South America Business, Master Real State EstateAward, NewWord Report 2020Awards-SouthAmericaBusiness e Design & BuildAwards.
https://fernandamarques.com.br/
Sobre Hunter Douglas
Fundada em 1919, multinacional holandesa no segmento de cortinas, persianas e toldos, a Hunter Douglas disponibiliza ao mercado nacional grande variedade de cortinas, persianas e toldos. Atua também no segmento de Produtos Arquitetônicos com um vasto portfólio de materiais como forros, brises, fachadas metálicas, fachadas ventiladas e aderidas, pisos extrudados, pisos elevados e painéis translúcidos. Presente em mais de 100 países – Europa, Ásia, Oceania e nas Américas – a marca tem como principal foco o investimento permanente no desenvolvimento de produtos de alta durabilidade e performance, linkados ao design de alto padrão.