Para receber o Selo de Acessibilidade, a CASACOR São Paulo passou por uma avaliação criteriosa de um time de engenheiros e arquitetos, pessoas com deficiência e membros da CPA
A CASACOR São Paulo acaba de receber o Selo de Acessibilidade, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) – órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo e à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) – para equipamentos públicos ou privados, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Para receber o Selo de Acessibilidade, a CASACOR São Paulo passou por uma avaliação criteriosa de um time de engenheiros e arquitetos, pessoas com deficiência e membros da CPA – que tem papel consultivo e deliberativo nos assuntos da Acessibilidade e do Desenho Universal.
A aprovação da certificação envolveu Secretarias, entidades de áreas afins e representantes da sociedade civil, a fim de verificar se as necessidades estavam sendo contempladas, focando no desenho universal e nas normas técnicas exigidas.
O Selo foi entregue no dia 19 de julho, por Silvia Grecco, Secretária da SMPED e contou com a participação do CEO da mostra, André Secchin, das diretoras Lívia Pedreira e Cristina Bava, além do arquiteto responsável pela gestão de acessibilidade e sustentabilidade do evento, Darlan Firmato.
Estiveram presentes na cerimônia membros da SMPED, da CPA, sociedade civil, assim como renomados profissionais do setor, como a arquiteta e consultora da mostra Silvana Cambiaghi, da Design Universal Consultoria.
André Secchin deu início à cerimônia reiterando a importância do constante movimento em direção à conscientização: “receber esse selo é emocionante para a equipe CASACOR porque representa muitos anos de trabalho e aprendizado. Reforçamos o exercício de escutar e entender para, então, executar. E nada disso seria possível sem a ajuda e paciência dos nossos pares da CPA, SMPED e, claro, da Silvana Cambiaghi”, finaliza.
Segundo Silvana, “A CASACOR é um multiplicador de tendências, demonstrando a importância que a acessibilidade e o design universal trazem para arquitetura, design e paisagismo. Além, claro, de colocar em evidência a diversidade antropométrica e sensorial dos corpos”, lembrando o público de mais de um milhão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Brasil.
Para Darlan Firmato, “a pauta é urgente e tem como foco o pertencimento. Não há como dissociar a CASACOR, um evento sobre o morar, do acolhimento que faz parte integral desse processo”.
A mostra de São Paulo estará aberta ao público até 06 de agosto no Conjunto Nacional.