A economia circular faz parte do DNA do projeto e acontece em todas as suas fases: montagem, exibição e desmontagem
A CASACOR, reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, segue fazendo a diferença mesmo após o encerramento das atividades do evento em São Paulo. Recentemente tornou pública, na divulgação do Relatório de Sustentabilidade 2022, suas conquistas e contribuições diretas para minimizar o impacto de suas ações.
O relatório de sustentabilidade é um documento público elaborado pela CASACOR que tem como objetivo comunicar suas ações, impactos e resultados relacionados às questões ambientais e sociais. Ele fornece informações detalhadas sobre as práticas sustentáveis e serve para demonstrar o desempenho da empresa em sustentabilidade. Por meio dessas práticas é possível atingir os melhores números com transparência e responsabilidade.
Conheça algumas das ações acontecendo agora:
Nas últimas semanas, o principal parceiro social da CASACOR São Paulo, o Instituto Fazendinhando, virou notícia ao entregar a reforma da casa de 4m² de Francisco da Silva, o Tiquinho, como é conhecido na região do Jardim Colombo, em Paraisópolis. Utilizando materiais retirados diretamente do seu ambiente – Espaço Motirõ – na mostra desse ano para realizar as melhorias no lar de Tiquinho, a arquiteta Ster Carro, idealizadora da ONG, reiterou a importância da criação de projetos reais com qualidade estética, conforto e dignidade.
Já a equipe da ArqTab, Audrey e Tamires, responsável pelo espaço pautado pela inteligência artificial em prol da acessibilidade, também conhecida como “Casa do ser”, retirou revestimentos, cobogós, fiação, acabamentos elétricos e bancadas em caráter de doação. Boa parte dos produtos usados no espaço também tiveram como destino as casas dos colaboradores da equipe civil que auxiliou a construção do ambiente dentro da mostra.
Além disso, outras ações de impacto social aconteceram durante o evento deste ano, começando com a venda de ingressos para a avant-première em parceria com o Diversa, Arte e Cultura (DAC), organização social voltada para a promoção da diversidade humana, e doações para o Instituto Fazendinhando na quantia de R$1,00 a cada ingresso vendido.
De maio a agosto foram realizadas palestras, cursos de capacitação e encontros com os principais patrocinadores para debater temas relacionados a sustentabilidade e promover melhorias, assim como visitas acessíveis e gratuitas aos estudantes da rede pública de São Paulo: mais de 1.600 alunos das ETEC’s conferiram a mostra.
Por fim, é importante ressaltar que a mostra conquistou o Certificado Lixo Zero pelo terceiro ano consecutivo e o inédito Selo de Acessibilidade em um evento totalmente Carbono Zero.
*Os dados oficiais sobre a mostra 2023 serão publicados no ano subsequente.
Sobre o Relatório de Sustentabilidade CASACOR
O relatório se baseia na metodologia GRI – Global Reporting Initiative, que desenvolve diretrizes e indicadores para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Além disso, também se baseou nas diretrizes da ISO 14.001, ISO 20.121 e princípios de sustentabilidade da CASACOR.