A área de quase dez mil metros quadrados, onde ficava o Hotel Maria do Mar, abriga a CASACOR/SC 2023, em Florianópolis. A mostra, inaugurada em 17 de setembro, permanece encantando os visitantes até 29 de outubro, no icônico endereço do bairro João Paulo.
Como em edições anteriores, a Contti Home Design apresenta toda a elegância e funcionalidade de suas peças e mobiliário em quatro espaços-chave da CASACOR: ‘Sinais do Tempo’, projetado por Taiza Santos; ‘Que Seja Casa’, de autoria de Bruna Tuon Sposito; ‘Terraço Floema’, assinado pelo grupo Le Nôtre; e Essenza, concebido pelo Progetta Studio.
O Sinais do Tempo foi estrategicamente posicionado no hall de entrada como uma instalação artística. Neste espaço, composto por quatro mini-ambientes, a arquiteta Taiza Santos assume a responsabilidade de receber os visitantes e explorar o tema da mostra deste ano: Corpo & Morada. “Há uma dualidade intrigante entre o corpo ser nossa morada e, ao mesmo tempo, nossa morada ser onde residimos,” explica a arquiteta. As poltronas orgânicas Kattu, Jaíba, Colo e Caipora, projetadas por Mauricio Bomfim, fazem parte dos quatro atos reflexivos que provocam questionamentos existenciais e incentivam os visitantes a reconectarem-se com seu eu interior.
O living Que Seja Casa, assinado pela arquiteta Bruna Sposito do Sum + Studio, é um ambiente de 94 m² dividido em cozinha, sala de jantar e sala de TV. Com tons neutros, mas contrastantes, o espaço harmoniza o sofá modular off-white Igarapé à mesa lateral órbita, de Lucas Azevedo, a poltrona Bella Dona desenhada por Giacomo Tomazzi, o conjunto de mesas de apoio Tauari e a poltrona Haus, de Bruno Faucz e a mesa Fases, assinada pela arquiteta e produzida pela madeira Nativa. A mescla de texturas é evidente no piso, composto por tacos de peroba e canela, reutilizados de uma obra anterior de Bruna. O resultado é um padrão “espinha de peixe” belíssimo e verdadeiramente especial.
O Terraço Floema, criado pelo grupo Le Nôtre, concentra-se na conexão com a natureza. Neste ambiente externo os profissionais criaram um paisagismo deslumbrante, um conforto ao corpo e a alma de quem passa por ali. Logo na entrada do jardim, encontram-se as poltronas Bendita e, aqui e ali, as poltronas modulares Maré, de Marta Manente. Este espaço de 400 m² foi inteiramente mobiliado em colaboração com a Modalle, parceira da Contti. A mesa Faros, com design de Maurício Bomfim, foi estrategicamente posicionada com vista para o mar, enquanto o sofá Perlage, assinado por Manente, encontra-se cercado por jabuticabeiras e ladeado pelas mesas Azzure. A iluminação noturna é otimizada pelas nove luminárias Sulla, de Ibanez Razzera. Razzera também assina a chaise Oca e a mesa Marselle, rodeada pelas cadeiras Samambaia. É ou não é um convite a sentar e apreciar a paisagem deslumbrante combinada ao melhor do design nacional?
Por fim, o espaço Essenza, do Progetta Studio, celebra a arte de receber, combinando um generoso living gourmet com toques industriais no décor. Uma adega em forma de biblioteca de vinhos exibe uma coleção de aproximadamente 90 rótulos da bebida. Recepcionar com estilo e degustar vinhos refinados torna-se ainda mais agradável com a presença da cadeira Stalk e dos sofás Fragmento, de Maurício Bomfim. O mobiliário contemporâneo e mezzo tecnológico inclui as mesas Safira, além da mesa de centro Float, da Ye Design, e a lateral Bend Flat, criada por Everton Visentini.