Decoração e saúde: uso de cortinas pode reduzir o risco de AVC

Estudo feito na China aponta que a iluminação pública e a poluição luminosa do trânsito interferem no ciclo natural do sono, podendo sobrecarregar o coração e outros órgãos

Ter uma boa noite de sono é essencial para a nossa saúde. É durante esse período que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos e o crescimento muscular.

Em pesquisa feita através de dados de milhares de pessoas em 2024, constatou-se que dormir com as cortinas abertas pode aumentar em 43% o risco de acidente vascular cerebral. O especialista em saúde pública envolvido na pesquisa, Dr. Jain-Bing Wang, afirma que “níveis mais elevados de exposição à luz artificial externa à noite podem ser um fator de risco para doenças cerebrovasculares”.

Muitas pessoas mantêm as cortinas abertas à noite em meio a uma nova tendência de bem-estar que incentiva “acordar com o sol”. Embora essa prática seja comumente vista como saudável, viver em áreas urbanas impacta de forma significativa a exposição à poluição luminosa, fazendo com que as pessoas tenham dificuldade em dormir. 

“A exposição à luz artificial à noite pode ter consequências ruins para a saúde, pois interfere no nosso ciclo natural de sono, desregulando o ritmo circadiano e reduzindo a produção de melatonina. Isso fragmenta o descanso, aumentando significativamente o risco de problemas de saúde como insônia e até mesmo acidentes vasculares cerebrais. É fundamental que as pessoas estejam cientes dos perigos da poluição luminosa e tomem medidas para minimizar sua exposição, como evitar o uso de telas de dispositivos eletrônicos antes de dormir e usar cortinas blackout no ambiente de descanso”, afirma Geraldo Lorenzi Filho, Diretor Médico e Especialista em Medicina do Sono da Biologix.

As cortinas têm um papel muito importante nesse cenário. Tatiana Hoffmann, especialista e gerente de produtos da Bella&CO, produtora da marca de cortinas, Bella Janela, destaca a importância dos modelos blackout em proporcionar um ambiente mais adequado para o descanso. “Em ambientes como sala e quarto, as cortinas blackout bloqueiam 100% a entrada da luz,  garantindo uma boa noite de sono, além de versatilidade. Além disso, esse tipo de modelo, que antes era bem simples, hoje ganhou toques de sofisticação, oferecendo um toque de beleza à decoração”, aponta.

Sobre a Bella&Co

Com sede em Blumenau – SC -, a Bella&Co busca ser referência em decoração para o lar. Com o objetivo de democratizar a beleza e o aconchego aos lares brasileiros a operação atua em três áreas: tecelagem, acabamento e confecção, totalmente verticalizadas para oferecer o melhor custo benefício aos consumidores. A empresa possui quatro plantas fabris, duas na cidade de Blumenau, uma em Anita Garibaldi e outra em Lages, que correspondem a uma área fabril de 100 mil m². Conta com 900 funcionários e gera aproximadamente 500 empregos indiretos. 

Leia também

Em destaque