Design brasileiro é protagonista na CASACOR Rio 2025

Ambientes como o Loft Joana, assinado por Pedro Coimbra, evidenciam a força, a diversidade e a sofisticação do mobiliário nacional

Na edição de 2025 da CASACOR Rio, o design brasileiro se impõe como um dos grandes protagonistas da mostra, não apenas como tendência, mas como expressão legítima da cultura, da memória e da identidade do morar contemporâneo. Entre os destaques que melhor traduzem essa valorização está o Loft Joana, ambiente assinado pelo arquiteto Pedro Coimbra, que propõe uma leitura afetiva e sofisticada da produção nacional, com curadoria de peças emblemáticas do mobiliário autoral brasileiro.

Foto: Daniela Magario

O espaço do arquiteto é um verdadeiro manifesto do design nacional. Do Ateliê Gustavo Bittencourt, o ambiente recebe a poltrona Bernardo, as poltronas Iaíá e um elegante carrinho bar, todos em madeira natural com linhas suaves e formas orgânicas — elementos que exaltam a tradição da marcenaria brasileira e a valorização do trabalho artesanal.

Foto: Daniela Magario

A proposta adquire contornos contemporâneos por meio dos móveis da Way Design, como a cama e o sofá em bouclé — tecido que se destaca pelo toque macio e pelo conforto tátil — além de uma mesa de centro de caráter escultórico, que estabelece um diálogo entre arte e funcionalidade, marcas do design brasileiro atual. A poltrona Basquete, da Mula Preta, adiciona cor e conforto atemporal ao ambiente.

Foto: Daniela Magario

O projeto também homenageia a história e o legado do design nacional ao incorporar peças icônicas de Sérgio Rodrigues, nome essencial para o reconhecimento internacional do mobiliário brasileiro, como a clássica poltrona Xibó, a escrivaninha e os bancos Mocho e Magrini, posicionados nas laterais da cama como apoio.

Complementos de estúdios e marcas brasileiras, como Dracena Home, Ekko Home, Trousseau e Luma Costa, junto a objetos garimpados em antiquários como o Vintage Móveis — entre eles, a mesa Pétala de Jorge Zalszupin e a mesa de Joaquim Tenreiro, posicionadas nas laterais da cama — enriquecem o ambiente com uma diversidade de linguagens, texturas e camadas de história. Cada peça adiciona um fragmento da vasta e multifacetada identidade do design nacional.

Leia também

Em destaque