Dicas de decoração para banheiros compartilhados

Com metragens cada vez mais enxutas, é comum que os apartamentos e casas possuam apenas um banheiro. Mas como decorá-lo de maneira que fique confortável e funcional para moradores e visitantes? Pensando nisso, o arquiteto Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, separou algumas dicas infalíveis

Foto: Divulgação

Quando só há um banheiro na casa, é natural surgirem dúvidas de como decorá-lo de maneira adequada para uso dos moradores e visitantes. Se por um lado ele precisa ser confortável e visualmente atraente, por outro é preciso manter a privacidade das pessoas que moram na residência.

“Nessas ocasiões, o banheiro precisa ser, em primeiro lugar, funcional”, afirma Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para boxes e portas de passagem. Segundo o profissional, para driblar o problema e atender as necessidades de todos, o menos sempre é mais.

“É indicado retirar os excessos. Itens como cesto de roupa, além de atrapalhar a circulação, é desnecessário para um resultado harmônico em ambiente compartilhado, sendo um elemento de uso muito pessoal e particular. Por outro lado, não é aconselhável investir em muitos itens decorativos que na rotina não serão práticos”, complementa.

Uma dica do arquiteto é utilizar produtos, materiais e cores a favor do espaço. “Espelhos sempre são elementos que vão dar sensação de amplitude ao ambiente”, aconselha. Usar tonalidades neutras e claras como base na decoração também é um truque que costuma funcionar.

“São cores que não cansam a vista de quem passa pelo cômodo diariamente e que proporcionam sensação de aconchego ao local”, conta Leandro. O profissional indica deixar os pontos de cores em itens estratégicos, como os metais e peças de decoração.

De acordo com Leandro, o box de banho é a peça central do banheiro e precisa de um cuidado redobrado quando o cômodo é compartilhado. “Primeiro é preciso escolher um box ideal para espaços reduzidos. Depois analisar o material, já que o vidro garante a melhor limpeza quando falamos de box, comparado com outros elementos como cortinas, portas de acrílico e outros produtos que existem no mercado.

Um vidro jateado impedirá que o visitante enxergue o que está dentro da área de banho e dará mais privacidade aos moradores. Se o vidro for transparente tem a intenção de mostrar o que tem dentro do box e cria amplitude, sendo assim é preciso investir em um revestimento ou nichos que vão valorizar esta transparência, além de redobrar o cuidado com peças que são deixadas no local”, enfatiza.

Leia também

Em destaque