Arquiteta apresenta ambientes de bem estar e refúgio para promover felicidade; mineira chega a SP com projetos que dão vida a espaços, com funcionalidade e adaptação
Com a temática “Felicidade”, a Mostra Artefacto 2023 ganhou o conforto e o acolhimento característicos dos projetos da arquiteta Gláucia Britto, que participa do evento com três espaços e anuncia a ida à capital paulista. “As pessoas precisam de um lar calmo, agradável, onde elas se sintam abraçadas e abrigadas do mundo confuso. A casa tem de trazer lembranças boas de momentos e pessoas especiais, ser cheia de vida e contar a nossa história. É o que traz felicidade”, afirma a mineira.
Na tradicional mostra, que reúne renomados escritórios de arquitetura, Gláucia apresenta o ambiente Refúgio, o Lavabo Damasco e o Menta, criados com uma atmosfera de bem estar. “São espaços para serem vividos e sentidos, e não apenas exibidos. A inspiração vem da percepção do cotidiano, fazendo da funcionalidade, da criatividade e da capacidade de adaptação os maiores aliados”, conta.
A proposta do Refúgio é ser um respiro de 80 m² longe do mundo barulhento e caótico, um convite ao descanso onde as pessoas possam sentir a simplicidade do viver bem. O contato com a natureza, as cores e as texturas transmitem leveza, energia e alegria. “A nossa casa é nosso lugar no mundo, nosso porto seguro. A pandemia evidenciou a importância de ter uma casa gostosa, confortável, com a cara dos donos, em que cada cantinho fala da gente e reflete algo bom que nos enche de alegria”, observa Gláucia.
Detalhes fazem a diferença, e a decoração do projeto traz itens pessoais da arquiteta — como uma malinha antiga, um castiçal e objetos da estante. “Tudo harmoniza e está recheado de significados. O toque e os materiais naturais despertam sensações, tornando o ambiente vivo, enquanto a combinação com os móveis proporciona sensações agradáveis, como calma e paz”, destaca a especialista, à frente do escritório Gláucia Britto Arquitetura.
Os lavabos, por sua vez, brincam com as cores para estimular alegria e serem mais impactantes. Com 20 m² cada, Damasco e Menta exploram esses tons e o uso de espelhos bisotados nas paredes e teto, pisos em Ariostea e iluminação indireta para criar um espaço mais intimista e visualmente confortável e encantador.
Estreante na Mostra Artefacto SP, Gláucia Britto já havia participado das edições do evento em Minas Gerais e anuncia, oficialmente, seu trabalho na capital paulista. “Trago o meu DNA, minha identidade, esse conforto e acolhimento tão necessários e que imprimo nos projetos por todo o Brasil”, diz a arquiteta de Belo Horizonte (MG).
Sobre Gláucia Britto
Arquiteta à frente do escritório Gláucia Britto Arquitetura, Gláucia Britto é formada em Arquitetura e Urbanismo. Atua na área de design de interiores desde 1994, participou de Mostras Artefacto, Casa Cor MG, Modernos Eternos e Quartos Etc