A 30ª edição da CASACOR Minas, que segue até 05 de outubro na sede da PUC Lourdes, reúne um time formado por 74 profissionais das áreas de arquitetura, design e paisagismo, que assinam um 49 ambientes.

Visitar a CASACOR Minas é ter acesso a um rol elevado de inspiração e conhecimento nas áreas de arquitetura, design, paisagismo e arte. A cada edição, um time formado por profissionais é escalado para apresentar interpretações acerca do tema, que neste ano é “Semear Sonhos”, propondo uma análise sobre o futuro que queremos e os impactos que precisamos trazer para o presente, despertando uma série de reflexões no público.
Esta edição conta com a participação de nomes representativos da arquitetura mineira, incluindo expoentes como Pedro Lázaro, Beth Nejm, Ana Paula Paolinelli, Flávia Roscoe, Gislene Lopes, Sérgio Viana, Manuela Senna, Ana Bahia, Joana Hardy, Antônio Grillo, Alexandre Rousset, entre outros, reforçando a importância da mostra em apresentar um recorte expressivo e atual da produção arquitetônica do estado.
A Sala de Jantar, de Pedro Lázaro, se destaca pelas escolhas precisas, tanto no design do mobiliário – boa parte assinada pelo próprio arquiteto – como nas obras de arte que assumem um papel fundamental na composição. A ideia foi criar uma sala de jantar para quem gosta de receber, propiciando um ambiente ideal para encontros sem hora para terminar. O resultado é um conjunto de peso em que a riqueza de conteúdo expõe segurança e bagagem cultural e histórica.
Beth Nejm também aposta em um ambiente para receber com a sua Confraria. A paixão por vinhos se revela na vasta adega, e o destaque fica por conta do painel desenvolvido pelo Studio K2, que desconstrói digitalmente a obra Feira de Camponeses (1570), de Peeter Baltens. Cores fortes, acabamentos finos e mobiliário moderno dialogam com detalhes clássicos, criando uma atmosfera elegante e atemporal.

O Espaço Singular, de Ana Paula Paolinelli propõe uma nova leitura para o living integrado ao jantar. O projeto foge do convencional e lança um novo olhar sobre layout e mobiliário: cada peça é vitrine de uma tendência em evolução, criando uma harmonia inesperada entre rigidez e maciez.
O Living do Colecionador, de Joana Hardy, reúne formas, matérias e referências que atravessam o tempo. O estar e a sala de jantar se fundem e cada peça de mobiliário, assinada por grandes nomes do design brasileiro e, em especial, por arquitetos mineiros, carrega consigo o respeito à história, à matéria e ao fazer manual.
Com uma estética refinada e atual, o Living Mineiridade, de Flávia Roscoe, é uma homenagem à cultura do estado. Na curadoria, o equilíbrio do mobiliário com a arte, ocasionando um convite à permanência e contemplação. Entre os artistas, destaque paras as peças de Maria Lira Marques, ícone do Vale do Jequitinhonha, em contraste com a contemporaneidade dos também mineiros Ricardo Homem e Bruno Cançado.
A Sala Elos, de Gislene Lopes,é outro espaço pensado para quem gosta de receber. O destaque fica por conta das peças desenhadas pela arquiteta, como o balcão em pedra sabão e madeira, a estante e a marcenaria, além da presença marcante da arte, que reforça o caráter autoral.
No Loft Essência, Graziella Nicolai aposta na paleta suave de cores que valoriza a iluminação e reforça a presença dos materiais naturais. Quarto, banho e estar foram pensados como um refúgio para uma mulher independente e autêntica, que valoriza o silêncio das pausas.
O Living Raízes, de Manuela Senna se destaca como uma sala-bar inspirada na arte de receber. A composição valoriza formas orgânicas e texturas que evocam memória e pertencimento. Os tons terrosos criam uma atmosfera serena e sensorial, com foco no bem-estar.
O ambiente de Ana Bahia, a Sala Brasileira, celebra os 80 anos da Líder Interiores, exaltando o encontro da familiaridade com a surpresa. A ideia é preservar memórias e celebrar o novo, a partir de uma curadoria criteriosa de peças de mobiliário e materiais, resultando num ambiente único e atemporal.
Assinada pela irmãs Cris e Linda Martins, fundadoras da Maraú Design, a Casa Boa Vista Deca é um refúgio que reflete a essência das fazendas contemporâneas. Cozinha e living se fundem em um só gesto, conferindo à ilha o status de coração pulsante da casa. O rústico e o contemporâneo convivem de forma harmoniosa e inspiradora.
A CASACOR Minas Gerais é realizada pela Multicult, e conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são: Coral Tintas, Banco BRB, ArcelorMittal. Entre os patrocínios locais, estão: PUC Minas, OOH Brasil, Brastemp e QuintoAndar. A energia oficial é fornecida pela Click Livre. A 30ª CASACOR Minas ainda conta com os apoios do Sebrae, Portinari, Guararapes, CAU/MG, NEOOH e BH Airport.
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
