Projeto ConfluênciasSP é uma parceria entre MoveCentroSP, iArremate, Casagaleria e Rocha, Calderon e Advogados Associados que reúne mais de 190 obras de dezenas de artistas e destina parte da arrecadação à iniciativas sociais e de revitalização da região central da capital
O Centro de São Paulo sempre foi um território de vanguarda artística, experimentação e diversidade cultural. Um berço de movimentos, linguagens e artistas que ajudaram a moldar a cena contemporânea brasileira que, nos últimos anos, têm ficado à margem do mainstream. É a partir dessa potência simbólica e criativa que nasce o “Leilão Beneficente ConfluênciasSP” com o objetivo de conectar artistas emergentes ao mercado da arte, ao mesmo tempo em que destina parte da arrecadação para ações de solidariedade e de revitalização da região. O leilão já está no ar para lances via plataforma iArremate e o pregão se encerra no dia 4 de fevereiro.
Trata-se de uma iniciativa idealizada pela associação MoveCentroSP em parceria com a plataforma de leilões iArremate, a galeria Casagaleria e o escritório Rocha, Calderón e Advogados Associados.
O leilão reúne 196 obras de 32 artistas, todos com trajetórias pessoais ou poéticas que dialogam com o Centro de São Paulo, território marcado pela efervescência cultural e pela experimentação artística, mas ainda sub-representado nos circuitos institucionais e comerciais da arte, principalmente entre colecionadores e investidores. Entre os artistas participantes estão nomes como André Miagui, Gaya Rachel, Nádia Starikoff e Ana Luiza Kalaydjian, entre outros talentos emergentes.
Inspiração no livro A Terra Dá, a Terra Quer
Contudo, muito mais do que uma ação comercial da arte como produto, o ConfluênciasSP nasce de um processo curatorial e conceitual mais amplo. O projeto teve início com a exposição coletiva “Confluências”, inspirada no livro A “Terra Dá, a Terra Quer”, do pensador, poeta e griô Antônio Bispo dos Santos. A mostra propôs uma imersão poética e crítica sobre os modos de viver, habitar e coexistir no planeta, revisitando as relações entre o humano, a natureza, a história e a memória.
Realizada no Complexo Cultural Funarte, em São Paulo, a exposição ficou em cartaz durante o mês de novembro e apresentou obras de 25 dos artistas agora participantes do leilão. A curadoria buscou provocar reflexões sobre a urgência de um mundo mais plural, leve, interligado e atento às múltiplas formas de existência, valores que seguem norteando o desdobramento do projeto no formato de leilão.
Além de impulsionar carreiras artísticas, o Leilão Beneficente ConfluênciasSP incorpora um forte eixo de impacto social, já que parte da renda arrecadada será destinada às iniciativas de revitalização do Centro de São Paulo, lideradas pela MoveCentroSP, organização que atua na promoção de soluções colaborativas para um Centro mais vivo, seguro, inclusivo e culturalmente ativo.
O leilão acontece de forma online, na plataforma iArremate, a partir do dia 15 de dezembro e o pregão se encerra às 17h do dia 27 de fevereiro, ampliando o alcance nacional do projeto e democratizando o acesso às obras e aos artistas.


