Com 25 andares, o Palácio de Buckingham será construído em parceria pelas construtoras EPP e Marinho, em um terreno de 4.335 metros quadrados, localizado no bairro Santa Mônica
Luxo, requinte, tecnologia, beleza e exclusividade. Esses são os principais atributos de um projeto arquitetônico inovador, de alto nível para residência vertical, que marcará época na cidade de Feira de Santana. Inspirado na atmosfera tradicionalista e, ao mesmo tempo, arrojada da cidade de Londres, o Palácio de Buckingham foi projetado pela arquiteta Ana Cristina Monteiro.
Segundo ela, como já existem vários empreendimentos usando a França como tema conceitual, tanto em Salvador quanto em outras capitais, o grupo responsável pelo empreendimento optou por não seguir o mesmo caminho. “Partimos para buscar inspiração em Londres, porque é um local que reúne, ao mesmo tempo, a tradição e a sofisticação da família real, como também a vanguarda nas artes, nos costumes e na arquitetura. Pensamos, então, que todos estes elementos casariam muito bem com a ideia de criar um projeto bem sofisticado, altamente moderno e sustentável”, define.
De acordo com Ana Cristina, apesar do nome, o prédio não é uma releitura do estilo do palácio real londrino. “Viajamos a Londres para respirar um pouco a atmosfera da cidade e ver realmente como as pessoas usam os espaços, como são as cores, como empregam o conceito de sustentabilidade. Percebemos, então, a importância de uma harmonia no uso correto dos materiais. Vimos ali que a estrutura é, muitas vezes, um elemento responsável pela estética do trabalho. E foi isso que nos inspirou a criar um projeto diferenciado, que tivesse movimento, que começasse de uma maneira e terminasse de outra. Ao lado disso, utilizei como link da arquitetura inglesa clássica uma releitura do tradicionalíssimo tijolinho vitoriano”, explica.
A estrutura aparente, possibilitada pelo uso de materiais que evocam o tijolinho à vista, será utilizada para compor a fachada do Ball Room, a guarita e outros detalhes do prédio. “Não precisa ser tudo vanguarda. É possível trabalhar com a tradição e com a alta tecnologia ao mesmo tempo. Foi isso que pensei: unir o tradicional, a alta sofisticação e a vanguarda tecnológica!”, frisa.
Com 25 andares, sendo um apartamento de alto padrão por andar, o Palácio de Buckingham será construído em parceria pelas construtoras EPP e Marinho, em um terreno de 4.335 metros quadrados, localizado no bairro Santa Mônica. De acordo com Edson Piaggio, da EEP Empreendimentos Imobiliários, a edificação, que terá um jardim vertical em toda a fachada oeste do prédio e apartamentos de 321 metros quadrados, com cinco opções de planta, prima por uma estrutura totalmente voltada à praticidade, ao conforto, ao lazer, à sustentabilidade e à segurança.
“Quando a EPP decidiu sair da capital para atuar em Feira de Santana, ela veio com a proposta de trazer inovação no que diz respeito a equipamentos da área imobiliária. Foi assim com o Shopping Boulevard, com o Multiplace e com o Premier Feira. Agora, mais uma vez, resolvemos fazer um prédio que, além de tecnologicamente avançado, sirva de parâmetro para a cidade. Com esse intuito, reunimos um arquiteto, um especialista em acústica, um especialista em segurança e um especialista em sustentabilidade para tocar o projeto do Palácio de Buckingham, que se originou a partir do desejo do proprietário do terreno, Dr. Edson Paschoalin, e se consolidou com a disposição da EPP, da Marinho e dos demais parceiros de colocá-lo em prática”, enfatiza o empresário.
Conforme Piaggio, o empreendimento será construído em regime de administração por preço de custo. Diferentemente da Incorporação, sistema que está atrelado a financiamentos bancários, publicidade e a um determinado percentual de vendas, o Palácio de Buckingham será edificado e administrado por um condomínio fechado, formado por um grupo pré-determinado de proprietários. “Isso reduz significativamente os custos externos, possibilitando a realização de um investimento maior em recursos para a construção de um projeto verdadeiramente arrojado”, ressalta.
O empresário salientou que existem poucos prédios no Brasil do padrão do Palácio de Buckingham. Dentre as características que tornam o empreendimento um ícone de sofisticação, Edson Piaggio cita a alta tecnologia, empregada para oferecer total praticidade e conforto aos moradores. Em sua opinião, dentre os muitos recursos tecnológicos empreendidos nesse projeto, merecem destaque o sistema de identificação biométrica, tanto para acesso ao prédio quanto para acesso aos apartamentos; o sistema de monitoramento, com acesso, em tempo real, dos moradores a todos os sistemas de segurança; o elevador monta-carga, especial para transporte de compras, que vai da garagem diretamente para a área de serviço do morador; o sistema de vedação acústica em paredes, tetos e vidros; os elevadores com pé direito duplo, para a subida de móveis de grandes dimensões; e os carregadores para carros elétricos, antecipando a estimativa do mercado, que prevê a substituição de até 70% da frota de veículos comuns por carros elétricos em um prazo de dez anos.
Para ele, o prédio será referência no país. “Fico feliz de realizar coisas para serem seguidas. E vamos fazer aqui um prédio que sirva de exemplo não só para Feira de Santana, mas para o Brasil, no que diz respeito à tecnologia, à comodidade e à segurança. Vamos usar tudo o que está disponível no mercado, mas com a preocupação de incorporar o desejo de moradia das pessoas que vivem aqui”, prevê.
O consultor imobiliário Antonio Alencar, responsável pela venda dos apartamentos, cujo custo gira em torno de 2,1 milhões de reais, ressaltou que as obras devem começar em outubro desse ano. Ele disse ainda que a previsão de entrega é de 30 meses, com possibilidade de antecipação. Na opinião de Antonio Alencar, o Palácio de Buckingham é um empreendimento de ponta, que permanecerá no mercado imobiliário como referencial por muitos anos. “O prédio, além de ser muito bonito, é totalmente automatizado e tem uma estrutura diferenciada, com apartamentos de até cinco suítes, com quatro vagas de garagem, com salão de festas independente, que tem capacidade para 250 pessoas sentadas. Então, estamos buscando lançar um edifício que daqui a 15 anos ainda seja ultramoderno e único”, avalia.
Heron Marinho Neto, diretor da Marinho Empreendimentos, também enfatizou a importância do Palácio de Buckingham. “Feira de Santana é uma das cidades que mais crescem no Brasil, por isso mesmo a necessidade de um produto desse nível já era visível há alguns anos, faltava apenas o lançamento de algo que realmente encantasse e surpreendesse os compradores”, relaciona.
Para Heron Marinho, o prédio é um presente para a cidade. “Costumamos dizer que a Princesa finalmente ganhará o seu Palácio. A cidade símbolo da pujança comercial e do crescimento econômico receberá um empreendimento que vai orgulhar a todos os que moram aqui. Em breve, o prédio será um referencial e teremos pessoas dizendo: – Ali fica o Palácio da Princesa!”, arremata.
PALÁCIO DE BUCKINGHAM
Terreno de 4.335 metros quadrados, na SANTA MÔNICA. Apartamentos residenciais com 321 metros quadrados.
Planta Tipo 1
- Quatro suítes e Home Theater estendido;
Planta Tipo 2
- Quatro suítes e sala de jantar estendida
Planta Tipo 3
- Três suítes e Home Office/Biblioteca
Planta Tipo 4
- Três suítes, sendo a Master com área de closet e sanitários separados (masculino e feminino), e Home Office
Planta Tipo 5
- Cinco suítes
Lazer e Conforto
- Ball Room para 250 pessoas sentadas
- Espaço Gourmet com churrasqueira e copa integrada à piscina e ao Ball Room
- Health Club: fi tness center, spa, sauna seca, sala de pilates e vestiários
- Kids place
- Quadra de tênis (tamanho ofi cial) e iluminação
- Tennis Pub
- Quatro vagas de garagem
- Bicicletário
- Lava-jato
Matéria publicada na versão impressa da revista Sacada