Mostra Viva! Experiência Franca expõe talentos locais ligados ao turismo criativo em Imbituba

O evento, que ocorre neste sábado 27 de setembro, das 15h às 19h, marca o encerramento da Experiência Franca do Lab Lugar, uma jornada de empreendedorismo com foco no potencial da economia criativa

Foto: Divulgação

Neste sábado, 27 de setembro, das 15h às 19h, Imbituba vai expor seu potencial criativo durante a Mostra Viva! Experiência Franca. A iniciativa é do projeto Lab Lugar que estruturou durante o ano uma jornada de oficinas e vivências envolvendo microdeempreendedores em três momentos distintos  – Gerar, Nascer e Nutrir – com o objetivo de estimular a produção de produtos e serviços voltados ao turismo criativo da cidade. Na data, será apresentado o trabalho de mais de 10 expositores com propostas autênticas e conectadas ao território. A visitação na sede do Lab Lugar é gratuita.

 “A Mostra Viva! Experiência Franca é muito mais do que o encerramento de uma jornada. A proposta é fomentar a economia criativa, fortalecer o turismo local e valorizar os talentos que transformam ideias em produtos e experiências únicas”, explica Bella Torquato, fundadora do Lab Lugar. 

Foto: Divulgação

Na mostra o público poderá conhecer produtos inovadores com uma identidade local forte, que evocam os sabores, os aromas, as paisagens de Imbituba e experiências imersivas que conectam visitantes à região. É o caso da bióloga e artista têxtil Ariane dos Santos Rodrigues, da Alma em Fios, que participou de todo o processo criativo com o suporte e incentivo do projeto. 

“A Experiência Franca nos possibilitou um trato mais intimista, nos oferecendo apoio e suporte de forma muito atenciosa. Eu termino essa experiência sabendo que laços foram criados e que muitas coisas boas serão criadas também”, conta. 

Já o grupo formado pelas talentosas artesãs da cidade, conectou trajetórias variadas e diferentes técnicas para trabalhar na produção de um produto exclusivo: uma boneca de coleção, uma criação colaborativa com a marca Franquita, mascote do projeto criado como guia dos locais turísticos de Imbituba. O projeto destaca elementos artesanais como a costura, o bordado, técnicas variadas com a palha de butiá, entre outros saberes. 

“A jornada tem sido  fantástica! Colocar minha criatividade à prova está sendo desafiador e empolgante. O desafio de criar um produto com minha identidade profunda me fez acreditar no meu potencial. Cada detalhe traz consigo  as etapas do processo criativo que vivenciamos com profissionais habilidosas e dedicadas”, comenta a Professora de Ensino Fundamental e Artesã Ana Lucia Futema, da Mania de Retalhos.

A jornada Experiência Franca é um projeto piloto do Lab Lugar, conta com  o apoio financeiro do Governo do Estado de Santa Catarina realizado via FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). “Todos e todas são muito bem-vindos para a mostra, que além de celebrar o trabalho das participantes da jornada, também oferece um espaço de networking e integração, envolvendo a comunidade local, empreendedores criativos e interessados em fomentar o turismo criativo na região”, convida Bella.

Programação

●      Presença da Franquita, que é a personagem baleia franca em cima da sua bicicleta e também em realidade aumentada pras pessoas brincarem no ambiente, além de um painel com alguns Lugares Criativos de Imbituba.

●      “Loja conceito” com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos criativos durante a jornada Experiência Franca.

●      Demonstração do uso do tear pela Casa Açoriana Freguesia Sant’anna de Villa Nova.

●      Demonstração do trançado da palha de butiá pela ACORDI.

●      Mosaico releitura do Azulejo de Placa da Antiga Cerâmica Imbituba por Liz Panek.

●      Das 16h às 18h, voz e violão por Mariana Corso.

●      Loja e espaço de comidinhas.

Leia também

Em destaque