O evento, que ocorre neste sábado 27 de setembro, das 15h às 19h, marca o encerramento da Experiência Franca do Lab Lugar, uma jornada de empreendedorismo com foco no potencial da economia criativa

Neste sábado, 27 de setembro, das 15h às 19h, Imbituba vai expor seu potencial criativo durante a Mostra Viva! Experiência Franca. A iniciativa é do projeto Lab Lugar que estruturou durante o ano uma jornada de oficinas e vivências envolvendo microdeempreendedores em três momentos distintos – Gerar, Nascer e Nutrir – com o objetivo de estimular a produção de produtos e serviços voltados ao turismo criativo da cidade. Na data, será apresentado o trabalho de mais de 10 expositores com propostas autênticas e conectadas ao território. A visitação na sede do Lab Lugar é gratuita.
“A Mostra Viva! Experiência Franca é muito mais do que o encerramento de uma jornada. A proposta é fomentar a economia criativa, fortalecer o turismo local e valorizar os talentos que transformam ideias em produtos e experiências únicas”, explica Bella Torquato, fundadora do Lab Lugar.

Na mostra o público poderá conhecer produtos inovadores com uma identidade local forte, que evocam os sabores, os aromas, as paisagens de Imbituba e experiências imersivas que conectam visitantes à região. É o caso da bióloga e artista têxtil Ariane dos Santos Rodrigues, da Alma em Fios, que participou de todo o processo criativo com o suporte e incentivo do projeto.
“A Experiência Franca nos possibilitou um trato mais intimista, nos oferecendo apoio e suporte de forma muito atenciosa. Eu termino essa experiência sabendo que laços foram criados e que muitas coisas boas serão criadas também”, conta.
Já o grupo formado pelas talentosas artesãs da cidade, conectou trajetórias variadas e diferentes técnicas para trabalhar na produção de um produto exclusivo: uma boneca de coleção, uma criação colaborativa com a marca Franquita, mascote do projeto criado como guia dos locais turísticos de Imbituba. O projeto destaca elementos artesanais como a costura, o bordado, técnicas variadas com a palha de butiá, entre outros saberes.
“A jornada tem sido fantástica! Colocar minha criatividade à prova está sendo desafiador e empolgante. O desafio de criar um produto com minha identidade profunda me fez acreditar no meu potencial. Cada detalhe traz consigo as etapas do processo criativo que vivenciamos com profissionais habilidosas e dedicadas”, comenta a Professora de Ensino Fundamental e Artesã Ana Lucia Futema, da Mania de Retalhos.
A jornada Experiência Franca é um projeto piloto do Lab Lugar, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado de Santa Catarina realizado via FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). “Todos e todas são muito bem-vindos para a mostra, que além de celebrar o trabalho das participantes da jornada, também oferece um espaço de networking e integração, envolvendo a comunidade local, empreendedores criativos e interessados em fomentar o turismo criativo na região”, convida Bella.
Programação
● Presença da Franquita, que é a personagem baleia franca em cima da sua bicicleta e também em realidade aumentada pras pessoas brincarem no ambiente, além de um painel com alguns Lugares Criativos de Imbituba.
● “Loja conceito” com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos criativos durante a jornada Experiência Franca.
● Demonstração do uso do tear pela Casa Açoriana Freguesia Sant’anna de Villa Nova.
● Demonstração do trançado da palha de butiá pela ACORDI.
● Mosaico releitura do Azulejo de Placa da Antiga Cerâmica Imbituba por Liz Panek.
● Das 16h às 18h, voz e violão por Mariana Corso.
● Loja e espaço de comidinhas.