Collab apresenta peças em elemento vazado no concreto arquitetônico
Das mãos do arquiteto e paisagista Alex Hanazaki nasce a mais nova collab da Portinari: a Coleção Hana. O lançamento será apresentado na 22ª Expo Revestir e faz parte do novo portfólio 2024. A coleção estará disponível no mercado a partir de julho.
Figura proeminente no cenário do paisagismo contemporâneo, com reconhecimento internacional, Hanazaki é um dos mais renomados profissionais brasileiros na área, com um talento singular, que reside na habilidade de extrair da natureza formas, cores e texturas, para transformá-las em paisagens modernas.
A colaboração com Portinari tem história e começa na CASACOR, onde se encontraram para a criação do ambiente da marca para edição paulista da mostra, em 2023, o Origens Portinari. “Nossa parceria começou na CASACOR e foi muito bem-sucedida. Tanto eu, quanto a Portinari, temos uma busca por falar sobre conexão com a natureza. Essa busca convergiu e se transformou na Coleção Hana, que expressa a nossa poesia, onde a natureza se funde com o traço humano na arte de entrelaçar”, comenta Hanazaki.
Assim nasce a coleção Hana por Hanazaki. Os produtos, em elemento vazado no material em concreto arquitetônico, estão disponíveis em quatro cores (OFW, GR, DGR e BW) e possui o formato 10X40X10 cm. Além de duas novas peças, Hana DGR e Hana GR, que possuem o formato 14,1×117. Disponível nas versões NAT e HARD, contemplam as áreas internas e externas, e várias possibilidades de paginações.
O paisagista explica que o processo de criação passou por propostas sofisticadas, com traços de formas puras e linhas simples, que realçam a elegância das peças, trazendo a identidade do trabalho para produtos úteis ao mercado. “A sinergia criada entre os ideais de ambas as partes permite que novos horizontes sejam alcançados. Buscamos sempre a autenticidade e o cuidado com os detalhes. Com essa base de pensamento comum, as barreiras criativas deixam de existir e os processos de inovação se tornam muito mais naturais, as ideias de todos se tornam mais fluidas”, acrescenta.
O elemento vazado materializa a investigação da natureza e a interpretação dela por meio do traço humano. “Esse processo de interpretação de uma inspiração é fundamental na rotina diária do processo criativo do nosso escritório. Nesse caso, partimos como inspiração do bambu e os jogos de luz e sombra gerados pelos maciços dele, bem como das técnicas de manuseio na construção civil, fortemente presentes na cultura oriental”, finaliza.
Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco, afirma que a parceria com Hanazaki está alinhada com o DNA da Portinari, de criar revestimentos inspirados nas várias formas de arte. “A Portinari é uma marca de revestimentos moderna e focada em despertar sentimentos através da arte, pois acreditamos que é possível respirar arte em nosso cotidiano, em todos os ambientes que nos cercam. A collab com o Hanazaki traduz exatamente esse compromisso de cria revestimentos inspirados em várias formas artísticas, para que quem vive rodeado deles possa respirar arte da maneira que quiser”.
Sobre a Dexco
Uma empresa multinegócios e detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é referência na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Com mais de 70 anos de história, e mais de 10 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 22 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob a promessa de marca – Viver Ambientes – a Dexco vive um novo momento e concretiza o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, com perfil centrado no consumidor e busca por facilitar a jornada de construção e reforma, alinhada à sua preocupação com o ESG. Em 2021 criou o DX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups que consigam endereçar essas questões. Faz parte ainda de uma joint venture – LD Celulose – para a fabricação de celulose solúvel. Devido à sua atuação consonante com o desenvolvimento sustentável, como uma empresa removedora de carbono, por meio de seus mais de 140 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, a Dexco é detentora de importantes conquistas, entre elas, o reconhecimento como liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP – organização que é referência ambiental global, por seu papel no combate às mudanças climáticas. Com capital aberto desde 1951, a Dexco tem suas ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3. … – Veja mais em https://revistasacada.com.br/arq-decor/deca-reforca-a-versatilidade-do-seu-design-na-expo-revestir-2024