Reuniões gastronômicas, conversas acompanhadas de boa música ao redor da mesa, no sofá ou mesmo esparramados no tapete da sala. Motivos para socializar não faltam
Se tem um lugar na casa que possibilita tudo isso, é o estar, que como já diz a palavra, um espaço que convida a permanecer. Tem coisa melhor do que receber amigos e familiares para confraternizar e curtir os prazeres do encontro? Ao circular para CASACOR/SC – Florianópolis, encontramos ideias de projetos com soluções pensadas para momentos como estes. No conceito, a integração de ambientes é a máxima.
A dupla de arquitetos Allan Chierighini e Graziella Oliveira investiu em uma proposta de living gourmet, ideal para experiências gastronômicas, com ênfase no ritual do vinho e tendo um home theater como atração especial. Eis que surgiu o projeto do Essenza.
A distribuição dos móveis priorizou um fluxo natural pela sala, sem obstruir as áreas de circulação principais e facilitando a interação social. Aliás, como ressaltou Grazi, este é o principal objetivo do living.
Sobre as cores, os profissionais escolheram tonalidades terrosas, vermelhas e cinzas, além do verde, preto e concreto aparente. “Incorporamos sofás de formas orgânicas e tapetes sobrepostos para suavizar as tonalidades mais vibrantes de vermelho, seja para entretenimento, relaxamento ou ambos”, explicaram.Como o ambiente não tem luz natural, a opção foi diversificar as fontes de luz no espaço.
A paisagem natural e a vista do entorno do imóvel que abriga a mostra, cercado de muito verde e mar, direcionaram o layout do projeto do Living Integrado, assinado pela arquiteta Aline Fagundes.
O amplo espaço é compartilhado por três salas: estar, jantar e de tevê. As duas primeiras, que como bem lembrou a profissional, são onde as pessoas permanecem mais tempo reunidas, socializando, estão próximas da janela, como num convite para observar o exterior contemplativo. A sala de tevê ficou mais afastada.
No cenário do todo, contraste pontual entre o piso de pedra e o teto amadeirado. O toque aconchegante e intimista é completado pela iluminação indireta. A bancada que delimita, mas ao mesmo tempo integra estar e jantar, atrai o olhar. A estrutura com base de gabião, material muito usado nos muros de contenção nas estradas, é composta por tampo de mármore translúcido. Uma combinação, no mínimo, inusitada, mas que imprimiu personalidade ao ambiente de convívio que ainda propõe a união das pessoas por meio da música – ao redor do piano – e do vinho.
Inspirada na casa antiga dos avós – com piso e parede de madeira – a arquiteta Bárbara Ramos projetou o Living Entre Laços, fazendo uma releitura para os tempos atuais. Por isso, trouxe uma paleta neutra, destacando composições entre o preto e o branco.
As texturas das superfícies, como a da parede de madeira preta que envolve todo o espaço, e dos tecidos, como o buclê usado no sofá, dão o toque mais aconchegante. O generoso tapete branco que abraça a sala, “disposto para se esparramar”, frisou Bárbara, amplia a sensação de conforto do living.
A arquiteta preferiu uma linha minimalista na decoração. Tudo que é funcional, ela embutiu no mobiliário, a exemplo do bar. Já as peças de design, deixou em evidência na composição do ambiente.
A arquiteta Eduarda Werner apostou em um ambiente versátil, podendo ser adaptado conforme a necessidade do usuário. Por isso, no Loft Coragem Bell Arte, o sofá modular Piazza, que compõe a área de estar, possibilita várias formas de uso. “É uma peça flexível, com módulos soltos para diferentes criações no contexto no espaço. Pode até virar uma cama, se assim desejarmos”, destacou a profissional. O mobiliário também é baixo, mais próximo ao chão, o que revela uma leitura mais despojada para a sala.
Aliás, ela brinca com a ousadia do contraste nas superfícies: no piso, um revestimento que remete ao taco, já antigo, bem usado, gasto, e, na parede, a modernidade do aço inox.
Baseados na filosofia japonesa wabi-sabi, que fala sobre o ciclo da vida, sobre o nascer e o envelhecer, sobre aceitação, a dupla de arquitetos Carolina Pellenz e Rafael Kreusch materializou o espaço Perfeitamente Imperfeito, um living que une estar e jantar.
No projeto, a valorização das formas orgânicas e também das imperfeições assimétricas, dos diferentes tons na mesma madeira, das texturas. “Buscamos a partir destes elementos imprimir naturalidade ao ambiente de convivência”, pontuaram.
O sofá generoso de módulos soltos e a poltrona giratória permitem diferentes possibilidades de interação entre os frequentadores do espaço. A mesa do jantar, que aparece com seis cadeiras, mas acomoda até 10 pessoas, segue a mesma proposta. “A ideia é de um ambiente mutável, que possa acompanhar a evolução, o crescimento da família, por exemplo, sem ter que se desfazer de algum mobiliário, mas sim o adaptar o que já existe, de acordo com as novas necessidades”, destacou Carolina.
SERVIÇO:
O que: CASACOR/SANTA CATARINA
Quando: de 17 de setembro a 29 de outubro
Horários: de terça a sábado, incluindo os feriados, das 13h às 21h. Nos domingos das
13h às 19h.
Onde: Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis-SC
Portal: https://casacor.abril.com.br/