Para ajudar nessa tarefa, Érico Miguel, diretor criativo da Ideia Glass, fala sobre o que deve ser levado em conta para acertar na reforma
Para quem está na fase de reformar ou projetar um novo banheiro, com certeza a busca por revestimentos é um dos primeiros e mais importantes passos, afinal, é a partir dele que muitos outros detalhes são escolhidos em seguida para agregar estilo e praticidade ao cômodo.
De acordo com Érico Miguel, diretor criativo da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para boxes de banho e portas de vidro divisórias de ambiente, mesmo com uma infinidade de revestimentos disponíveis no mercado para decorar áreas molhadas, alguns cuidados devem ser levados em consideração antes de definir o modelo que irá ser instalado nos pisos e paredes. Veja abaixo:
A escolha perfeita
Considerando a alta resistência e durabilidade em áreas molhadas, Érico destaca os revestimentos cerâmicos como uma ótima opção, tanto para pisos, quanto para as paredes. “Os cerâmicos podem ser encontrados em uma enorme variedade de texturas e cores, são muito resistentes a fungos e bolor. Além disso, são de fácil instalação e manutenção no dia a dia”, explica.
Segundo o profissional, porcelanatos, mármores, granitos e pastilhas também são boas e tradicionais escolhas por conta da durabilidade, qualidade e diversidade de opções que se adaptam a decoração desejada para o ambiente.
Pontos de atenção
Até mesmo nas escolhas mais certeiras, como as citadas acima, alguns cuidados precisam ser tomados pensando na manutenção e na segurança dos moradores. “No caso do porcelanato, por exemplo, para aplicá-lo no chão é preciso optar pelo modelo antiderrapante e para garantir um piso ainda mais seguro, as versões mais rústicas são menos escorregadias do que as polidas”, alerta o diretor da Ideia Glass.
O especialista chama a atenção para as pastilhas e revestimentos de vinil. “No caso das pastilhas, é preciso estar atento ao tamanho do rejunte, pois na área de banho acaba acumulando mofo, bolor e limo se não possuir uma rotina de limpeza frequente, ficando cada vez mais difícil de remover essas sujeiras. Isso acontece por conta da umidade e é algo que deve ser pensado na hora da escolha. Já os revestimentos em vinil, que possuem aquele efeito envernizado/plastificado, não podem ficar em locais submersos, então não é uma opção para a área de banho por conta da sua fragilidade”, explica.
Érico destaca que quem está investindo no design da área de banho, precisa de um box que complemente esse visual. “O vidro transparente com certeza vai valorizar todo o trabalho feito na área de banho, destacando a decoração que está ali dentro. Agora, para tornar o cômodo ainda mais sofisticado, optar pelos modelos de roldanas aparentes será um grande diferencial”.
Antes de tomar a decisão final, é aconselhável buscar orientação de profissionais especializados em design de interiores e arquitetura. Eles poderão oferecer informações valiosas sobre as melhores opções de revestimento para o banheiro, considerando as necessidades específicas do espaço e as preferências estéticas. “A escolha do revestimento na área de banho deve equilibrar estilo, praticidade e durabilidade, garantindo um ambiente funcional, bonito e convidativo para o seu momento de relaxamento”, finaliza.