O empreendimento proporcionará uma vida mais prática, com tudo ao alcance dos moradores

A Rio Ave lança empreendimento que promete ressignificar a forma de viver e se conectar com a cidade. Situado no limite entre a Ilha do Leite e a Boa Vista, o Raízes, desenvolvido pela Rio Ave em parceria com a Inspetoria Salesiana, é a materialização de uma nova centralidade urbana para o Recife, onde tradição, cultura, modernidade e qualidade de vida se entrelaçam em um mesmo espaço. É morar no eixo central da cidade e, ao mesmo tempo, desfrutar de um refúgio em meio à natureza.
A união entre uma construtora sólida, inovadora e reconhecida por transformar a paisagem urbana da cidade, e uma instituição centenária, cuja missão é educar e impactar positivamente a sociedade, trouxe à vida um projeto que reflete propósito, visão de futuro e compromisso com a cidade. Para a Ordem Salesiana, a parceria significa não apenas rentabilizar ativos, mas também ampliar sua capacidade de contribuição social, modernizar sua estrutura educacional e reafirmar o compromisso com uma educação integral, inclusiva e transformadora.
Do ponto de vista urbanístico, o Raízes propõe um novo olhar para o centro do Recife. Mais do que edifícios, ele cria um ecossistema urbano integrado, aberto e permeável, que se conecta às ruas, ao bairro e às pessoas. A concepção do masterplan, assinada por Juliano Dubeux, e o desenvolvimento pela Metro Arquitetura, propõe um ambiente onde se respira vida em todos os cantos: áreas verdes preservadas, espaços de convivência, serviços próximos e facilidades que tornam o dia a dia mais prático e prazeroso.

O projeto
O terreno de mais de 21 mil m² abriga um masterplan que equilibra funcionalidade e estética. São cinco torres residenciais – sendo inicialmente erguidas três torres e, em segundo momento, mais duas torres-, inseridas em um condomínio completo, associadas a um edifício empresarial com 15 pavimentos e um mall de conveniência com seis operações que trará dinamismo à região. O empreendimento tem VGV projetado de R$ 611 milhões.
Um dos grandes diferenciais do projeto está no respeito à natureza: cerca de 11 mil m² da área total do masterplan são destinados a áreas verdes, preservando inclusive árvores centenárias que já habitavam o espaço. Um bosque de oitizeiros integrado ao empreendimento será, em parte do dia, compartilhado com a cidade, convidando pedestres a desfrutarem da sombra e da beleza natural no coração do Recife.

Residenciais
Os residenciais foram pensados para atender diferentes estilos de vida, com plantas que variam de 50 m² a 196 m², passando por 58 m², 74 m², 93 m² e 98m², na primeira fase, contemplando apartamentos de 2 e 3 quartos, além de coberturas de até 4 suítes. A diversidade de tipologias garante que jovens profissionais, famílias em crescimento e até quem busca mais exclusividade, encontrem no Raízes o lar ideal.
Além das unidades de moradia, o empreendimento se destaca pelas mais de 45 opções de lazer e serviços distribuídas em diferentes pavimentos. São espaços que estimulam convivência, bem-estar e praticidade: piscinas, academias, quadras de beach tennis, áreas gourmet, playgrounds, coworking, espaços pet, quadra poliesportiva com marcação para tênis, entre outros. A ideia é oferecer uma infraestrutura completa, onde cada detalhe contribua para uma experiência de morar mais rica, confortável e conectada.

Empresarial e mall
O edifício empresarial, destinado à locação, com até 9 módulos por pavimento variando entre 42 m² e 70 m², surge como um hub corporativo moderno, pensado para empresas que valorizam localização estratégica, acessibilidade e qualidade de infraestrutura. No térreo, um mall com seis lojas, com áreas entre 48 m² e 260 m², completa o complexo, trazendo conveniência e serviços para os moradores e para toda a vizinhança.
Urbanismo inteligente
Esse formato, conhecido como uso misto, é uma tendência mundial e representa o futuro do urbanismo inteligente. Ele une residências, comércios, serviços e, muitas vezes, espaços corporativos em um mesmo lugar, criando verdadeiros micro bairros planejados. O resultado é uma vida mais prática, com tudo ao alcance dos moradores: o trabalho, a escola, as compras, o lazer e a cultura — tudo a poucos passos de casa.
Mais do que comodidade, o modelo promove sustentabilidade urbana, ao incentivar a circulação de pedestres, reduzir deslocamentos longos e contribuir para uma cidade mais compacta, eficiente e humana. É um estilo de vida conectado às demandas da modernidade, em que tempo, mobilidade e qualidade de vida ganham novo significado.
No Raízes, tradição e inovação se encontram de forma harmoniosa. O empreendimento nasce integrado a equipamentos históricos e culturais da cidade, como o Colégio Salesiano, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus e o Teatro da Boa Vista, fortalecendo vínculos com a memória do Recife e, ao mesmo tempo, projetando um futuro mais dinâmico e vibrante para a região central. Essa integração respeita o legado da Ordem Salesiana, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de convivência e de uso inteligente dos espaços.

Parceria
Ao escolher a Rio Ave como parceira, a Inspetoria Salesiana buscou uma construtora com expertise em transformação urbana e compromisso com a cidade. Reconhecida pela inovação, qualidade e sustentabilidade de seus projetos, a Rio Ave foi pioneira na revitalização da Ilha do Leite, consolidando-se como referência em empreendimentos que deixam marcas positivas na paisagem e na vida das pessoas.
O Raízes, portanto, é uma proposta de vida que une o melhor da tradição e da modernidade, onde morar, trabalhar, estudar e se divertir se entrelaçam em um ambiente que respira natureza, cultura e bem-estar. Um projeto que devolve ao centro do Recife seu protagonismo, reafirmando que a cidade pode, sim, ser vivida de forma plena, integrada e inspiradora. Com o Raízes, o Recife ganha um verdadeiro símbolo de urbanismo inteligente. Um espaço pensado para pessoas que buscam qualidade de vida, praticidade, conexão e pertencimento. Um lugar para criar memórias, cultivar raízes e projetar novos horizontes.

Vivenciar o morar no Raízes
Para levar os visitantes a sentirem-se nesse novo ambiente e no seu conceito de moradia, a Rio Ave preparou um estande com sala imersiva, tela interativa, óculos de realidade virtual, além de dois apartamentos decorados, em tamanho e planta real. O ambiente foi construído em parte do terreno do Raízes, abrigando um apartamento de 58 m², com dois quartos, sendo um suíte, varanda e cozinha integrada à sala. O segundo apartamento tem 95 m², com uma suíte master e uma suíte simples, e ampla sala para três ambientes e uma varanda gourmet.
Na sala imersiva, o visitante vai conhecer o conceito do empreendimento por meio dos sentidos, a partir de uma projeção e tecnologias que transmitem sensações como a brisa do vento, o cheiro de natureza, plantas e terra, de forma a aguçar todos os sentidos, levando o visitante a perceber o real conceito de vida por todos os lados.

Em outro ambiente do estande, por meio de uma tela interativa, com imagens de todas as unidades, assim como das áreas comuns e equipamentos de lazer, esportivo, bem-estar e utilitários, será possível conhecer detalhadamente todas as plantas do Raízes.
Experiência ímpar
Do lado de fora, em ambiente ao ar livre, foi preparado um espaço para vivenciar, por meio dos óculos Apple Vision de realidade virtual, uma unidade do apartamento de 73,90 m². A solução tecnológica utilizada é reprodução 3D, em que se terá visita ao Decorado virtual, a planta holográfica de interiores, a maquete holográfica do exterior, e a fachada em tamanho real. A ideia é proporcionar ao visitante a experiencia real de viver o Raízes. A experiência no Apple Vision é estar dentro do apartamento e podendo circular por toda unidade, inclusive ver através das janelas e varanda, a cidade, a paisagem real e até o mar.
