Colaboradores de longa data apresentam reflexões visionárias sobre a água e o futuro da arquitetura

Na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura da La Biennale di Venezia, o curador Carlo Ratti convida os visitantes a explorar o tema “Intelligens. Natural. Artificial. Coletivo.” A exposição propõe uma reflexão sobre novas formas de inteligência — naturais e artificiais — e as possibilidades que elas oferecem para o ambiente construído.
Nesse contexto, a Roca apoia duas instalações que examinam a relação entre material, artesanato e inovação: “The Architecture of Virtual Water”, de Miralles Tagliabue – EMBT, e “Ancient Future”, do Bjarke Ingels Group – BIG.
Essa colaboração com Benedetta Tagliabue e Bjarke Ingels é uma continuação natural do relacionamento duradouro da Roca com ambos os estúdios — parcerias construídas ao longo de anos com base em valores compartilhados, diálogo criativo e compromisso com a inovação no design. Embora cada projeto adote uma abordagem distinta, ambas refletem os valores da Roca de unir tradição e tecnologia, promovendo uma reflexão mais profunda sobre um design sustentável e inteligente na arquitetura.
The Architecture of Virtual Water – EMBT
Em um espaço delicado e imersivo, Benedetta Tagliabue e seu estúdio de design EMBT apresentam uma exploração poética da presença invisível da água no ambiente construído.
Desenhada com materiais recicláveis e de baixo impacto, como papel e papelão, a instalação abraça o conceito de circularidade: foi concebida para ser desmontada e reutilizada após sua apresentação em Veneza.
Pensada como um espaço fluido e orgânico, a exposição conduz os visitantes por formas dobradas que evocam o movimento da água. A experiência combina elementos visuais, sonoros e espaciais para despertar uma consciência crítica sobre o impacto ambiental da arquitetura.
Em consonância com o compromisso histórico da Roca com a gestão responsável da água, a instalação propõe uma mudança de mentalidade: deixar de ver a água apenas como um recurso a ser utilizado, para reconhecê-la como uma presença a ser respeitada.
A instalação será levada à Roca Barcelona Gallery em 2026, coincidindo com a designação de Barcelona como Capital Mundial da Arquitetura.

Ancient Future – BIG
No cenário monumental do Arsenale, Bjarke Ingels Group apresenta um impactante diálogo entre herança e engenharia de precisão. No centro da instalação está uma única viga de madeira — esculpida à mão por artesãos do Butão e depois finalizada com tecnologia robótica. Esse objeto híbrido conta a história por trás do projeto e da construção do novo Aeroporto Internacional de Gelephu, próximo à fronteira entre Butão e Índia.
“Ancient Future” representa a convergência entre a inteligência humana e a artificial, refletindo a própria filosofia da Roca de integrar o artesanato tradicional à inovação industrial. A viga — ao mesmo tempo artefato e símbolo — demonstra como materiais renováveis, como a madeira, podem conectar culturas, linhas do tempo e linguagens de design.
Roca: promovendo a conversa cultural
Ao patrocinar essas duas instalações, a Roca estimula uma reflexão mais profunda sobre o papel do design na construção de um futuro mais consciente e sustentável. Mais do que discutir materiais e métodos, esses projetos levantam questões essenciais sobre como e por que construímos — levando-nos de volta ao essencial: a origem dos materiais, a inteligência do gesto e a importância do processo.
Com uma presença discreta, porém significativa, na Bienal, a Roca se posiciona como uma parceira que valoriza a água, a matéria e a memória, e que entende a arquitetura como uma responsabilidade coletiva.
Sobre a Roca
A Roca, marca global reconhecida por proporcionar experiências em banheiros, concentra a excelência do design, inovação e sustentabilidade em suas plataformas de louças, metais, acessórios, banheiras, chuveiros, assentos e móveis.
Presente no mercado nacional há 20 anos, integra o Grupo Roca, companhia centenária e líder no segmento, que iniciou suas atividades no Brasil com a aquisição da fabricante suíça Laufen, detentora, à época, das marcas Celite, Incepa e Logasa, no país.
Consolidada no cenário do design e da arquitetura brasileiros, suas parcerias de sucesso com nomes como Ruy Ohtake, Rodrigo Ohtake, João Armentano e Fernanda Marques resultaram em linhas assinadas e premiadas nacional e internacionalmente. A empresa também é referência em projetos de destaque no país.
No Brasil, conta com oito fábricas, mantendo forte presença comercial em todas as regiões e exportação para as Américas, além de sediar o Roca São Paulo Gallery, o primeiro das Américas.
Grupo Roca
O Grupo Roca é uma multinacional espanhola especializada no design, fabricação e comercialização de produtos para banheiros, atendendo aos segmentos de arquitetura, construção e design de interiores. Fundada em 1917, em Barcelona, a empresa combina tradição e conhecimento com uma constante busca por inovação e respeito ao meio ambiente, visando atender às necessidades dos clientes e contribuir para o bem-estar da sociedade.
A sustentabilidade é um elemento central de sua filosofia, refletindo-se na implementação de práticas responsáveis em todos os processos de fabricação. O Grupo Roca dedica-se à redução do impacto ambiental por meio de inovações em eficiência energética e gestão de recursos naturais, alinhando suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este compromisso manifesta-se nas mais de 30 marcas que integram seu portfólio global, com presença em 170 países, e em suas 78 fábricas distribuídas mundialmente, empregando mais de 21.000 colaboradores.
A empresa familiar destaca-se como líder global em seu segmento e principal player em mercados como Europa, América Latina e Índia, mantendo também presença significativa na China, Ásia, Oriente Médio, Austrália e África.