Memórias Além do Tempo” marca a estreia de Romário Rodrigues na CASACOR Ceará, após uma participação marcante na edição de São Paulo. Com 185m², o espaço é um tributo às memórias e à conexão emocional que os objetos e a arquitetura podem proporcionar. Inspirado na vida de um homem de 38 anos, solteiro, fotógrafo e apaixonado por design e arte, o projeto reflete a complexidade de um estilo de vida que valoriza tanto a modernidade quanto a história pessoal. “Neste espaço, a fusão entre o tangível e o intangível, entre tecnologia e natureza, se traduz em sensações que evocam o passado e apontam para o futuro”, explica o arquiteto.
A composição do ambiente oferece uma proposta que une passado e presente, criando um elo que transcende o tempo. O layout fluido e os espaços generosos favorecem a circulação, com um pé-direito confortável que transmite acolhimento. O mobiliário foi cuidadosamente selecionado para contar uma história, ao mesmo tempo em que traz à tona as tendências contemporâneas, como o uso de aço inox e tecidos com diferentes texturas e acabamentos. Esses materiais, combinados com madeira natural, porcelanato, pedras e outros elementos, compõem um espaço visualmente impactante e sensorialmente rico.
As cores predominantes — preto, marrom e cinza — reforçam a sobriedade e a sofisticação do ambiente, contrastando de forma elegante com as peças de arte e design. O espaço é também uma homenagem a pessoas e momentos significativos na trajetória do arquiteto. Um quadro especial celebra Etevaldo Nogueira, amigo e cliente querido de Romário Rodrigues, conferindo um toque de intimidade ao projeto.
Além disso, o ambiente é enriquecido por uma curadoria de arte notável. Esculturas do artista Jaildo, de Arthur Lescher e de Calvão somam-se a duas obras do cearense Cadeh Juaçaba e a uma fotografia de Nicolas Gondim, criando um diálogo visual entre diferentes formas de arte e expressão. A inclusão de uma peça de Picasso ressalta o valor dado às narrativas que as artes clássica e contemporânea podem agregar ao espaço.
O mobiliário desenhado com exclusividade para o ambiente inclui as mesas de centro e uma mesa de home office, que refletem o gosto apurado por design funcional e estético, sempre alinhado às necessidades de um estilo de vida moderno. Esses lançamentos reforçam o compromisso de Romário com a criação de ambientes únicos, onde cada detalhe contribui para a construção de uma atmosfera que envolve e inspira.
No contexto do tema “De Presente, o Agora”, o projeto equilibra referências afetivas e históricas com uma base modernista e toques futuristas, como os móveis com formas arrojadas e materiais tecnológicos. A escolha por elementos de design que remetem ao passado, em harmonia com formas contemporâneas, faz deste ambiente uma verdadeira tradução do tema da mostra, que busca ressignificar o presente a partir do que já vivemos.
Sustentabilidade também é uma preocupação presente no projeto, evidenciada pelo uso de móveis de antiquário, que trazem histórias e uma nova vida ao ambiente, além de tecnologias de eficiência energética, como iluminação em LED e energia limpa, promovendo um equilíbrio entre design e consciência ambiental.
“’Elos – Memórias Além do Tempo’ é uma celebração das histórias que os ambientes podem contar e das conexões emocionais que eles podem criar, fazendo do design uma ponte entre o que foi vivido e o que ainda está por vir”, completa Romário.